05 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| Dia Nacional do Médico de família e comunidade ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

Neste sábado (5/12) é comemorado o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade, profissional essencial para a Atenção Primária à Saúde (APS). Aproximadamente 85% das queixas dos pacientes podem ser resolvidas por um médico de família - os demais são encaminhados para outras especialidades. No Brasil, é comum haver confusão entre médico de família e clínico geral, mas tratam-se de funções diferentes, embora complementares. Enquanto o clínico trata especificamente da doença, o médico de família foca na pessoa, acompanhando o paciente durante todas as fases da vida. “A clínica geral é pontual, e a medicina da família é longitudinal”, resume a médica de família do SUS, Fernanda Melchior, atuante em Florianópolis (SC). Além dos sintomas, o estilo de vida, os hábitos, as emoções, as condições de trabalho e a moradia são levados em conta para que o médico de família aponte um diagnóstico. Ou seja, o indivíduo é analisado de forma integral. “Como costumam dizer: quando a boca cala, o corpo fala, e é nisso que nós prestamos atenção”, observa a médica.


A WONCA é a Organização Mundial de Médicos de Família (World Organization of Family Doctors). Ela é uma entidade global que representa médicos de família e comunidade em todo o mundo, com o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de cuidados médicos integrais. A WONCA é considerada a voz global da medicina de família e comunidade, defendendo que sistemas de saúde fortes começam pela atenção primária. Seu trabalho inspira políticas públicas e práticas médicas em diversos países, incluindo o Brasil, onde a especialidade é cada vez mais valorizada.

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

dia 21 de novembro: Rei Juan Carlos: assume o trono da Espanha (1975); Fujimori é destituído pelo Congresso Nacional do Peru (2.000)

(clique nas imagens e veja informações diferentes daquelas do texto)


Eventos históricos


Nascimentos

Falecimentos


Feriados e eventos cíclicos

*************************************
.
A queda de Fujimori
Em 21 de novembro de 2000, Alberto Fujimori é destituído do cargo de presidente do Peru. Em setembro, a oposição divulga um vídeo em que o assessor de Fujimori, Vladimiro Montesinos, suborna um deputado da oposição para que ele apóie o governo. Com as evidências, o Congresso o retira do cargo



1783 - Dois inventores franceses, Jean François Pilatre e François-Laurent d'Arlandes, realizam o primeiro vôo num balão de ar quente.
1789 - Carolina do Norte torna-se o décimo segundo Estado norte-americano a ratificar a Constituição dos Estados Unidos.
1830 - Líbero Badaró é assassinado por inimigos políticos. Sua morte agitou a opinião pública e precipitou a saída de Dom Pedro.
1913 - A justiça de São Petersburgo queima manuscritos de Leon Tolstoi.
1916 - Charles I é proclamado imperador da Áustria e rei da Hungria.
1930 - É criado o Ministério do Trabalho no Brasil.
1934 - Morre o escritor brasileiro Coelho Neto, no Rio de Janeiro.
1946 - Harry Truman é o primeiro presidente norte-americano a viajar num submarino.
1947 - Dissolução dos partidos anticomunistas na Polônia e na Hungria.
1949 - A ONU faz um acordo para que se outorgue a plena independência a todas as antigas colônias italianas.
1952 - Firmado o tratado de amizade entre a Espanha e a Costa Rica.
1956 - O general Juarez Távora é preso por 48 horas em sua casa por ter criticado o governo de Juscelino Kubitschek durante um pronunciamento.

1962 - Um show de bossa nova, responsável pelo lançamento do movimento nos Estados Unidos, é realizado no Carnegie Hall, em Nova York. João Gilberto e Tom Jobim participam da apresentação.
1966 - O Brasil estuda o ingresso da China na ONU.
1966 - O Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) é criado. Ele seria substituído pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
1973 - A URSS nega-se a participar da repescagem para o Copa do Mundo de futebol. A FIFA exclui o país do torneio.

1975 - A Espanha volta a ter um regime monárquico. O rei Juan Carlos I assume o trono, legaliza os partidos políticos e marca eleições legislativas.
1992 - A Igreja Anglicana da Austrália permite que mulheres se tornem pastoras.
1995 - Os presidentes da Sérvia, Slobodan Milosevic; da Croácia, Franjo Tudjman, e da Bósnia, Alia Izetbegovic, firmam acordo de paz em Dayton.
1995 - A França faz testes nucleares no Pacífico do Sul.



2 comentários:

  1. Oiêee!
    Vim agradecer novamente pelo carinho e ganhando um mimo hoje lembrei-me de você. Sinta-se á vontade para aceitá-lo ou não.
    Beijos e uma sexta cheia de alto astral.

    ResponderExcluir
  2. Aff... cliquei sem ver...sorry!!! segue o link do selinho:

    http://newxereta.blogspot.com/2008/11/mimo-blog-simptico.html

    + beijos

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.