19 de janeiro DE 2026 ||| 2ª feira ||| dia de martin luther king ||| "aquele que não perdoa, destrói a ponte sobre a qual, ele mesmo, deve passar” (George Herbert) |||

Bem vindo

Bem vindo



Martin Luther King Jr. (nascido Michael King Jr.; Atlanta, 15 de janeiro de 1929 – Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor batista e ativista político estadunidense que se tornou a figura mais proeminente e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos de 1955 até seu assassinato em 1968. King é amplamente conhecido pela aplicação do princípio da desobediência civil e da não violência à luta por direitos políticos, inspirado por suas crenças cristãs e pelo ativismo não violento de Mahatma Gandhi. King liderou em 1955 o boicote aos ônibus de Montgomery e posteriormente se tornou o primeiro presidente da Conferência da Liderança Cristã do Sul (abreviado em inglês como SCLC). Como presidente da SCLC, ele liderou sem sucesso em 1962 a luta contra a segregação em Albany, e foi um dos participantes que organizaram os protestos não violentos de 1963 em Birmingham. King ajudou na organização da Marcha sobre Washington onde ele ditou seu famoso discurso "Eu Tenho um Sonho" (em inglês: "I Have a Dream") aos pés do Memorial de Lincoln. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King_Jr.)


segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Corrupção, não permita que cresça impunemente.



O combate à corrupção é permanente. Não se pode dar trégua porque ela está presente, em nosso meio, durante as 24 horas de cada dia. Por isso, sempre que surge a oportunidade ou um bom material de publicidade eu procuro coloca-lo aqui no blog.
No (excelente) site do Ministério Público de Santa Catarina encontrei este vídeo e resolvi publicá-lo. Educativos e bem produzido pode ser aproveitado em blogs, salas de aula, palestras e outras atividades de combate à corrupção.


°

Aproveitei, também, para transcrever um texto da cartilha do Ministério Público da República (MPR) que informa o que é e como funciona o sistema dos ministérios públicos. Recomendo que o leiam porque são pouquíssimas pessoas que conhecem (o básico) do assunto. Por exemplo, você sabe que o Ministério Público da União é uma espécie de Confederação que reúne os quatro componentes, efetivos, dos ministérios públicos? Aposto que - se não for membro de algum MP - não conhece. Leia abaixo e compreenda. Como cidadão é muito importante conhecer.

===

O QUE É O MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO

O MPU é uma instituição que acomoda quatro diferentes Ministérios Públicos com áreas de atuação, organização espacial e administração distintas, embora regidos pela mesma Lei Complementar nº 75/93. Alguns órgãos também são comuns: o Conselho de Assessoramento Superior, a Escola Superior do Ministério Público da União, a Auditoria Interna e a Secretaria do MPU. Mas, quando se trata das atribuições, as diferenças entre os ramos do MPU ficam evidentes.

O Ministério Público Federal atua nas causas de competência da Justiça Federal e nas de competência do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, sempre que estiverem em discussão bens, serviços ou interesses da União, de suas entidades autárquicas (por exemplo, INSS, Banco Central) e empresas públicas federais (Caixa Econômica Federal, Correios). Exerce também a função eleitoral, atuando no Tribunal Regional Eleitoral e no Tribunal Superior Eleitoral.

O Ministério Público do Trabalho trata de matérias decorrentes das relações de trabalho que envolvam interesse público, fiscalizando o cumprimento da legislação e procurando regularizar e mediar as relações entre empregados e empregadores. Além disso, o MPT também pode ser árbitro ou mediador em dissídios coletivos, fiscalizar o direito de greve nas atividades essenciais, e propor ações pedindo a nulidade de cláusulasilegais em contratos trabalhistas e acordos coletivos.

O Ministério Público Militar atua exclusivamente em matéria criminal, apurando e buscando a punição dos autores de crimes militares praticados por integrantes das Forças Armadas no exercício de suas atividades, bem como todas as infrações cometidas contra o patrimônio das FFAA.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios atua em causas correspondentes àquelas em que ofi ciam os ministérios públicos estaduais. Ou seja, apesar de pertencer à estrutura do MPU, o MPDFT não cuida de matérias da competência da Justiça Federal, mas sim das que competem às Justiças Estaduais. Seus integrantes são chamados de promotores e procuradores de Justiça e atuam perante o Poder Judiciário do Distrito Federal.


Quem é o chefe do Ministério Público da União?
É o procurador-geral da República (CF, art.128, § 1º), que vem a ser também chefe do MPF, um dos ramos do MPU, e procurador geral Eleitoral.

É correto chamar um procurador da República de “procurador do MPU”?
Não. Embora, tecnicamente, os integrantes de qualquer um dos ramos pertençam aoMPU, na verdade eles têm carreiras próprias e independentes. Assim, é procurador daRepública para os do MPF; procurador do Trabalho, para os do MPT; promotorda Justiça Militar, para os do MPM; e promotor de Justiça, para os do MPDFT.

.
=========================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.