||| 30 de maio DE 2026 ||| sábado ||| Dia de santa joana d'arc ||| “Tudo parece impossível até que seja feito.” ― Nelson Mandela |||

Bem vindo

Bem vindo

Joana d’Arc (em francês: Jeanne d’Arc) - Domrémy-la-Pucelle, ca. 1412 – Ruão, 30 de maio de 1431) foi uma camponesa e santa francesa canonizada pela Igreja Católica, considerada uma heroína da França pelos seus feitos durante a Guerra dos Cem Anos. Nasceu filha de Jacques d’Arc e Isabelle Romée, numa família camponesa, em Domrémy no nordeste da França. Joana alegava receber visões divinas do arcanjo Miguel, de Santa Margarida e da Santa Catarina, que a instruíram a ajudar as forças de Carlos VII e livrar a França do domínio da Inglaterra. O não coroado Carlos VII enviou Joana junto com um exército para tentar solucionar o Cerco de Orleães. Após apenas nove dias de ação, a batalha terminou com um resultado favorável aos franceses e Orleães foi libertada, elevando assim a reputação de Joana a condição de heroína nacional aos olhos do povo francês. Seguiu-se uma série de vitórias militares para as forças de Carlos VII, que permitiram sua coroação como rei na Catedral de Reims. Como resultado, a moral da população francesa melhorou e a maré da Guerra dos Cem Anos começou a virar em favor dos franceses. Após o fracassado Cerco de Paris, contudo, a popularidade de Joana dentre a nobreza francesa despencou. Em 23 de maio de 1430, ela foi capturada em Compiègne pelos Borguinhões, um grupo de franceses que apoiavam os ingleses. Eles a entregaram nas mãos do governo da Inglaterra, que colocaram seu julgamento nas mãos do bispo Pierre Cauchon, jogando contra ela diversas acusações de cunho religioso. Cauchon a declarou culpada e ela foi sentenciada à morte na fogueira. Joana foi executada em 30 de maio de 1431, aos 19 anos de idade. Sua morte, contudo, a elevou aos status de mártir e fez aumentar o fervor patriótico francês contra os ingleses. Em 1456, um tribunal inquisitorial foi autorizado pelo Papa Calisto III para examinar seu julgamento, revendo suas acusações e proclamando sua inocência, formalmente declarando Joana como uma mártir da igreja. No século XVI ela foi usada como símbolo pela Liga Católica contra os protestantes e, em 1803, Joana foi oficialmente declarada como um símbolo nacional da França por decisão do imperador Napoleão Bonaparte. Ela foi beatificada em 1909 e canonizada em 1920 pelo Vaticano. Joana d'Arc é atualmente uma dos nove padroeiros da França. Ela permanece uma figura popular no país e pelo mundo, sendo retratada em inúmeras peças de literatura, pinturas, esculturas e outras formas de arte, sendo figura central no trabalho de vários escritores, artistas, cineastas e compositores famosos. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Joana_d%27Arc}

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Mohandas Karamchand Gandhi (Porbandar, 2 de outubro de 1869 — Nova Deli, 30 de janeiro de 1948), mais conhecido como Mahatma Gandhi ("Venerável Gandhi", sendo Mahatma um título), foi um advogado estadista, líder espiritual e ativista indiano. Considerado também um líder religioso, além de nacionalista, anticolonialista e especialista em ética política indiana. Ficou conhecido por ter empregado a resistência não violenta para liderar a campanha bem-sucedida pela independência da Índia do Reino Unido e, por sua vez, por inspirar movimentos pelos direitos civis e pela liberdade em todo o mundo. O título honorífico Mahātmā (do sânscrito: "de grande alma", "venerável"), aplicado-lhe pela primeira vez em 1914 na África do Sul, é agora usado em todo o mundo. O aniversário de Gandhi, 2 de outubro, é comemorado na Índia como Gandhi Jayanti, um feriado nacional e em todo o mundo como o Dia Internacional da Não Violência. Gandhi nasceu e foi criado em uma família hindu no litoral de Guzerate, oeste da Índia, e se formou em Direito no Inner Temple, Londres, Inglaterra. É comumente — embora não formalmente — considerado o Pai da Pátria indiana, também chamado de Bapu (Guzerate: carinho por pai, papa). Seguia o princípio da não violência incorporado à desobediência civil, e empregou pela primeira vez a desobediência civil não violenta como advogado expatriado na África do Sul, na luta da comunidade indiana pelos direitos civis. Após seu retorno à Índia em 1915, começou a organizar camponeses, agricultores e trabalhadores urbanos para protestar contra o imposto sobre a terra e a discriminação excessiva. Assumindo a liderança do Congresso Nacional Indiano em 1921, Gandhi liderou campanhas nacionais para várias causas sociais e para alcançar o Swaraj ou o autogoverno. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi}

 

imagem

imagem

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Trailer - Harry Potter e o Enigma do Príncipe (Legendαdo)

Parece até que estou "enchendo lingüiça" ao postar estes vídeos com trailers de filmes que estão sendo lançados ou por estrear; mas não é. Adoro cinema e procuro estar sempre ligado aos eventos, filmes, atores, diretores e o que puder saber para saciar minha curiosidade.
Longe de me considerar um cinéfilo (mesmo daqueles bem reles) sou um amante do cinema. Como tal, não resisto em colocar - quando acho que pode ser do interesse dos leitores - um trailer ou um comentário sobre uma nova película. Quando quero alguma coisa mais séria recorro aos meus jovens amigos do blog Destruidores do Universo. Eles são especializados no assunto.
Pensando bem, essa minha fixação em cinema deve ter algo a ver com a complexidade gerencial que envolve a produção de um filme. Acho que já disse isso aqui no blog; dirigir (e bem) o projeto de uma produção cinematográfica é uma das atividades de gestão e liderança mais avançadas dentre todas as demais. Como cinema é entretenimento ninguém presta atenção do que acontece por trás das câmeras.
Consultores profissionais e palestrantes ainda não "descobriram" (certamente porque não se deram ao trabalho de pesquisar) a produção e a direção de filmes, principalmente as grandes produções, como excelentes metáforas para ilustrar suas apresentações; só usam as gastas imagens de orquestras, esportes coletivos ou individuais, guerras e combates, etc.
Para quem já viu aquelas cenas de "making off" que de vez em quando aparecem nos DVDs sabe bem o grau de dificuldade que está embutido na feitura completa de uma película de cinema. Quem sabe não seja esta a raiz da minha "alma de cineasta frustrado". A propósito coloquei um vídeo de making off do Enigma do Príncipe. É pouco, mas dá para ter uma idéia.
Por isto vou promovendo o cinema do jeito que posso. Antigamente eu os recomendava aos amigos por e-mail, hoje, com o blog continuo exercendo esse agradável ofício. Depois desse blá, blá, blá convido-os a assistir os trailers do próximo filme da saga de Harry Potter: "O Enigma do Príncipe"


.
*
(making off)
*


(trailer legendado)
*
§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.