30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Chico Mendes - nessa data seu assassino foi recapturado.


Jornal do Brasil: assassino de Chico Mendes é recapturado


A Polícia Federal recapturou Darci Alves Pereira, um dos assassinos do ativista ambiental Chico Mendes. Darci estava foragido havia três anos e nove meses, depois de escapar da penitenciária de Rio Branco (AC). O criminoso foi preso em Guaíra, no Oeste do Paraná. Por quatro meses, a polícia seguiu os passos de Darci, que chegou a esconder-se em seis estados diferentes. 
Darci e o pai dele, Darly Alves da Silva, ambos fazendeiros, foram condenados em 1990 a 19 anos de prisão, pelo assassinato de Chico Mendes. 

O ecologista e presidente do Sindicato os Trabalhadores Rurais de Xapuri (AC) foi morto na fazenda de sua propriedade a 300 quilômetros de Rio Branco, no quintal da sua casa. O seringueiro vinha recebendo ameaças de morte pelas denúncias que fazia no exterior de devastação da Amazônia. O caso Chico Mendes despertou pela primeira vez a atenção internacional para os conflitos entre seringueiros e fazendeiros.

Darly também fugiu em fevereiro de 1993 e escondeu-se num assentamento do Incra, no interior do Pará, chegando a obter financiamento público do Banco da Amazônia, sob falsa identidade. Só foi recapturado em junho de 1996. A falsidade ideológica rendeu-lhe uma segunda condenação de mais dois anos e oito meses de prisão.

Desenvolvimento sustentável na floresta
Chico Mendes ficou internacionalmente conhecido ao ser condecorado pela ONU, no dia 5 de junho de 1987, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. O ecologista buscava unir os interesses dos índios e dos seringueiros em defesa da floresta, com a criação de reservas extrativistas. As Unidades de conservação de uso sustentável, idealizadas por Chico, garantem legalmente a preservação dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, a manutenção da atividade econômica, com a posse coletiva da terra pelos trabalhadores. O Comitê Chico Mendes continua a luta do seringueiro pela preservação da mata
***********************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.