||| 03 de setembro DE 2026 ||| 5ª feira ||| setembro das campanhas e cores (ver imagem abaixo) ||| *Reflexão: “A descoberta consiste em ver o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou.” — Jonathan Swift . |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O mês de setembro é marcado por várias campanhas de conscientização em saúde, sendo conhecido por reunir diversas cores.Principais Campanhas de SetembroAmarelo: Prevenção ao suicídio e valorização da vida (campanha mais difundida, com o Dia Mundial em 10 de setembro).Verde: Incentivo à doação de órgãos e tecidos, além da prevenção ao câncer de intestino e conscientização sobre pessoas com deficiência.Vermelho: Prevenção, conscientização e tratamento de doenças cardiovasculares.Dourado: Conscientização e diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.Roxo: Conscientização sobre a Fibrose Cística e a Doença de Alzheimer.Azul: Divulgação da cultura e dos direitos da comunidade surda (Setembro Azul).

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Jonathan Swift (Dublin, 30 de novembro de 1667 – Dublin, 19 de outubro de 1745) foi um escritor anglo-irlandês, panfletário político (primeiro para os Whigs, depois para os Tories), poeta e clérigo que depois se tornou reitor da Catedral de São Patrício, em Dublin. Swift é conhecido por suas obras, entre as quais: As Viagens de Gulliver; A história de um tonel; Argumentos contra a abolição do cristianismo; e Uma Modesta Proposta. Ele é considerado pela Encyclopædia Britannica o principal satirista de prosas da língua inglesa, e não tão conhecido por suas poesias. Swift originalmente publicou todas suas obras assinadas por pseudônimos — como Lemuel Gulliver, Isaac Bikerstaff, the Drapier — ou anonimamente.[1] Seu estilo irônico de escrita, gerou o termo em inglês "Swiftian" ou "swiftiniano" em português, usado para denominar sátiras que carregam estilo tão particular.[https://pt.wikipedia.org/wiki/Jonathan_Swift]

 

domingo, 30 de novembro de 2008

Fidel Castro e Che Guevara fugiram para Sierra Maestra após fracasso de ataques do MR-26 (1956). Dois anos depois tomariam o poder em Cuba

Jornal do Brasil: Movimento Revolucionário 26 de Julho ataca quartéis cubanos

Pelo menos 18 pessoas foram mortas durante ataques de guerrilheiros do Movimiento Revolucionário 26 de Julio (MR-26) contra unidades do governo cubano. As principais ações dos rebeldes foram realizadas na cidade de Santiago de Cuba. Grupos de seis a oito civis vestidos com uniformes verde-oliva e braçadeiras com a inscrição MR-26, abriram as portas da prisão de Puerto Biniato e libertaram cerca de 200 detentos. Além de atacar os quartéis da polícia nacional e da polícia marítima, os guerrilheiros levaram armas e munição da unidade do Exército em Holguin. 

Essa foi a terceira ofensiva revolucionária realizada naquela ano. Um dos líderes da guerrilha, o advogado exilado no México, Fidel Castro, disse que 1956 era um ano decisivo para concretização de sua promessa de "conseguir a liberdade de Cuba ou morrer em sua tentativa". Raul Castro, irmão de Fidel, e o médico argentino Ernesto "Che" Guevara organizaram o Movimiento 26 de Julio, com o objetivo de voltar a Cuba a derrubar o ditador Fulgêncio Batista, que era apoiado pelos EUA.

Dois dias depois, de madrugada, o iate Granma de 12 metros vindo do México com 82 homens armados, mantimentos e medicamentos, encalhou afastado da praia, em Coloradas, na Província do Oriente. Para chegar em terra firme, o grupo teve de nadar sob disparos das tropas do governo, que estavam em uma lancha da patrulha costeira cubana. Do total, apenas 22 homens sobreviveram e o carregamento foi perdido. 

As ações de Santiago de Cuba e Coloradas fracassaram. Fidel, Raul, "Che" e mais alguns rebeldes conseguiram chegar a Sierra Maestra, de onde passaram a organizar os camponeses para a luta armada. Em outubro de 1958 teve início a Marcha sobre Havana, até que em janeiro de 1959, a revolução foi vitoriosa. 

Base da guerrilha em Sierra Maestra 

Um mês depois, de instalar a base da guerrilha em Sierra Maestra, os rebeldes tomaram o pequeno quartel de La Plata. A ação serviu para desmentir as versões divulgadas pelo ditador Fulgencio Batista de que os revolucionários tinham sido exterminados. 

Por iniciativa de Ernesto Che Guevara, criou-se em plena selva um sistema rudimentar para a produção de pão e charque para alimentar as tropas, artigos de couro para os soldados, e inclusive uma pequena imprensa com um mimeógrafo antigo de onde eram editados manifestos da guerrilha e até um pequeno jornal. 
**********************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.