||| 01 de junho DE 2026 ||| 2ª feira ||| dia nacional da imprensa ||| Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente. (William Shakespeare) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Imprensa é comemorado no dia 01 de junho. A data foi escolhida em 1999 para homenagear o dia em que começou a circular pelo Brasil a primeira publicação do periódico Correio Brazilienze, em 1808, criado pelo jornalista Hipólito José da Costa. O Correio Brazilienze era impresso mensalmente em Londres, mas foi o primeiro jornal a exercer a atividade jornalística e formar opinião pública no Brasil. Antes disso, até o governo de Fernando Henrique Cardoso, o Dia Nacional da Imprensa era comemorado no dia 10 de setembro, data em que começou a circular o jornal Gazeta do Rio de Janeiro, também no ano de 1808.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Mohandas Karamchand Gandhi (Porbandar, 2 de outubro de 1869 — Nova Deli, 30 de janeiro de 1948), mais conhecido como Mahatma Gandhi ("Venerável Gandhi", sendo Mahatma um título), foi um advogado estadista, líder espiritual e ativista indiano. Considerado também um líder religioso, além de nacionalista, anticolonialista e especialista em ética política indiana. Ficou conhecido por ter empregado a resistência não violenta para liderar a campanha bem-sucedida pela independência da Índia do Reino Unido e, por sua vez, por inspirar movimentos pelos direitos civis e pela liberdade em todo o mundo. O título honorífico Mahātmā (do sânscrito: "de grande alma", "venerável"), aplicado-lhe pela primeira vez em 1914 na África do Sul, é agora usado em todo o mundo. O aniversário de Gandhi, 2 de outubro, é comemorado na Índia como Gandhi Jayanti, um feriado nacional e em todo o mundo como o Dia Internacional da Não Violência. Gandhi nasceu e foi criado em uma família hindu no litoral de Guzerate, oeste da Índia, e se formou em Direito no Inner Temple, Londres, Inglaterra. É comumente — embora não formalmente — considerado o Pai da Pátria indiana, também chamado de Bapu (Guzerate: carinho por pai, papa). Seguia o princípio da não violência incorporado à desobediência civil, e empregou pela primeira vez a desobediência civil não violenta como advogado expatriado na África do Sul, na luta da comunidade indiana pelos direitos civis. Após seu retorno à Índia em 1915, começou a organizar camponeses, agricultores e trabalhadores urbanos para protestar contra o imposto sobre a terra e a discriminação excessiva. Assumindo a liderança do Congresso Nacional Indiano em 1921, Gandhi liderou campanhas nacionais para várias causas sociais e para alcançar o Swaraj ou o autogoverno. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi}

 

imagem

imagem

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Angola comemora sua independência.

º

Ontem, 11 de novembro foi comemorada a data da Independência de Angola. Não tive tempo de preparar uma homenagem condigna ao país irmão. Irmão mesmo! Todas as pessoas que conheço e que conhecem Angola atestam essa afinidade entre nossos dois países. São muitos, também, os testemunhos de artistas e intelectuais que visitam Angola e se dizem "em casa", tal a similaridade de costumes e culturas entre os povos.

Da minha parte - aqui na Oficina de Gerência - tenho todos os motivos para homenagear Angola. Este país irmão é um destaque no número de acessos ao blog. Existem internautas de Angola (infelizmente ainda não se identificaram) que prestigiam a Oficina de Gerência desde o seu nascimento. Por este motivo é alegria e prazer que homenageio Angola pela sua Independência.

A propósito, coloquei um site (em inglês, mas excelente) que mostra muito de Angola e tem uma janela com imagens belíssimas. Também está publicada, logo abaixo do primeiro,  a página inicial do Consulado Geral de Angola no Rio de Janeiro (também um belo site)

.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Join our Angola e-list!

 
 
 
 Welcome

Welcome to the official website of the Embassy of the Republic of Angola in Washington, DC. Here you will find a wealth of information about Angola, Angola travel and tourism, its business and economy, and the government of Angola. For Visa/Passport information, click here.

Angola offers you the rich diversity of the African experience.

 Newsletter

 Summer 2008: Imbondeiro - Official Magazine
  
Copyright © 2006-2008 Embassy of the Republic Angola and GlobeScope Inc.  
.
ATENÇÃO - Para ler, no Google, sobre Angola clique aqui e tenha acesso aos 166.000.000 links para a busca.
.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

PortuguêsFrançaisEnglish
Home
  • Painel Giratório

Tabela de Emolumentos Consulares

O Consulado Geral da Republica de Angola no Rio de Janeiro , informa ao estimado publico que apartir de 01 de Fevereiro de 2008, a tabela de emolumentos consulares tera novos valores que passamos a mencionar:
 
1. VISTO ORDINARIO -------------------------------- USD 100,00
2. VISTO DE TRABALHO ----------------------------- USD 300,00
3. VISTO DE FIXAÇÃO DE RESIDENCIA ----------- USD 400,00
4. VISTO DE TRANSITO ------------------------------ USD 30,00
 
Estamos ao dispôr para mais informações.
Rio de Janeiro, 01 de Fevereiro de 2008.

O CÔNSUL GERAL 

Visto Online

O Consulado Geral da República de Angola no Rio de Janeiro, comunica ao estimado público que apartir do dia 02 de Janeiro de 2008, todos os vistos serão solicitados pela internet. Para solicitar o seu clique aqui.

Estamos ao dispôr para mais informações.
Rio de Janeiro, 24 de Dezembro de 2007. 

O CÔNSUL GERAL 

Boas Vindas

 O Consulado Geral de Angola no Rio de Janeiro dá as boas vindas aos visitantes e reforça seu compromisso em prestar serviços voltados aos interessados em Angola.


Leia mais...
 
Governador do BNA garante maior estabilidade do Kwanza
Os depósitos em moeda nacional (Kwanza) elevaram-se, de Dezembro de 2006 a Outubro de 2007, passando de 41 para 49 por cento, fruto da política de consolidação da estabilidade monetária seguida pelo Governo, segundo o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Amadeu Maurício.
Leia mais...
 
FAA vão colaborar com a Polí cia no desarmamento da população
O Chefe do Estado Maior General das FAA, Francisco Pereira Furtado, anunciou, em Luanda, que as Armadas Angolanas (FAA) vão colaborar com a Polícia Nacional na recolha de armamento ainda em posse da população civil.
Leia mais...
 

Horários de Atendimento

Horário de Atendimento : 9:00 às 16:00 hs.

Para os pedidos de declarações, certificados, registros consulares consularizações, assentos de nascimento, de casamento, etc:

  • A entrada do expediente será de segunda a sexta-feira das 09:00HS as 11:00HS.
  • A entrega do expediente será agendada mediante o dia da semana que der entrada.

Para os pedidos de visto pela internet:

  • A entrada do expediente será segunda e terça-feira das 12:00HS as 14:00HS.
  • O levantamento do expediente será quinta e sexta-feira das 12:00HS as 14:00HS.
Consulado Geral da República de Angola no Rio de Janeiro
Av. Rio Branco, 311 - 2º andar - Centro
CEP: 20040-009 - Centro - RJ/RJ
Tel: (21) 3526-9439
Fax.: (21) 2220-8063
e-mail: consuladoangola@consuladodeangola.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.