19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Uma seleção dos melhores blogs internacionais (2)

Revista Época
11. La Prueba de la Bicicleta
lapruebadelabicicleta.com
 Divulgação > Foi-se o tempo em que era possível deixar uma bicicleta na rua sem cadeado. Foi-se? O argentino Mariano Pasik e sua equipe de publicitários criaram a “prova da bicicleta”, para medir quanto tempo elas agüentam sem trava num lugar público numa cidade grande. A ação é filmada. O grupo já fez vários testes. Algumas sumiram, outras resistiram. O teste foi “exportado” para cidades de todo o mundo. Os internautas gravam em um vídeo desde o momento em que a bicicleta é deixada até ser roubada ou a memória acabar. (Em espanhol.)
No blog: “Eis a bici que adquirimos em Lanús. Na semana que vem veremos o que acontece”.

12. Nouriel Roubini
rgemonitor.com/blog/roubini
 Reprodução > Roubini já era um economista conhecido, mas tornou-se uma referência ao prever a atual crise financeira. Considerado catastrofista pelos críticos, seu blog reúne análises econômicas e trechos de suas palestras e seminários. (Em inglês.)
No blog: “Obama e seu grupo estão totalmente cientes das dificuldades econômicas do país e trabalharão duro para resolvê-los”.

13. Perez Hilton
perezhilton.com
 Divulgação > “O site mais odiado de Hollywood”. Este é o Perez Hilton, blog criado em 2005 pelo americano (filho de cubanos) Mario Lavandeira. Ele replica fotos publicadas em tablóides e revistas com comentários ferinos. Por isso é temido por celebridades, especialmente as que se envolvem com álcool, drogas e em situações embaraçosas. A cantora Avril Lavigne pediu que ele parasse de falar dela diante dos muitos posts sobre sua falta de talento e seus braços estranhamente longos. (Em inglês.)
No blog: “Ela não é adorável?”
(legenda para uma foto de Zac Efron com Vanessa Hudgens em que Perez Hilton apagou o rosto dela).

14. Post Secret
postsecret.blogspot.com
> Um projeto de arte comunitária deu origem ao blog que recebe cartões-postais com confissões de todos os tipos. Há quem confesse crimes, prazeres sexuais, hábitos estranhos, paixão. A idéia é que os segredos nunca tenham sido contados a ninguém. Os postais já foram publicados em livros. (Em inglês, francês, alemão, espanhol e japonês.)
No blog: “Querida futura sogra: Seu filho e eu planejamos nos casar. Desculpe por confirmar seu pior medo. P.S.: Este é o vestido”.

15. Strange Maps
strangemaps.wordpress.com
 Divulgação > Mapas, muitos mapas. Quanto mais curiosos e estranhos, melhor. O Strange Maps mostra países e cidades que nunca existiram e talvez nunca existam. Mapas de metrôs com sites mais relevantes em vez de estações. Como seria o desenho dos países de acordo com suas populações? Que país tem um PIB semelhante ao do Estado do Pará? São mais de 300 mapas diferentes no blog, cada um com uma curiosidade. (Em inglês.)
No blog: “Raramente se pergunta: E se a Itália tivesse ganho a Segunda Guerra? A questão mais freqüente é: E se a Alemanha tivesse ganho a guerra?”.
*
16. The Huffington Post
huffingtonpost.com
 Divulgação > Antes do The Huffington Post, os blogs de política americana eram pequenos e pouco significativos. Por isso, ele é considerado um marco. Criado em 2005 pela milionária socialite Arianna Huffington, o blog se dedica principalmente a comentar temas políticos – quase sempre com viés democrata. Atualmente, ele encabeça o ranking dos principais blogs do mundo. Com textos de colaboradores, o blog mistura figurões com anônimos. Dividido por assuntos, está se tornando uma espécie de jornal on-line, como um portal de notícias. (Em inglês.)
No blog: “A mudança nos conduziu a duas coisas: a considerável capacidade do nosso país para regeneração e a habilidade de Barack Obama para revelar os melhores anjos de nossa personalidade”.

17. The Sartorialist
thesartorialist.blogspot.com
 Divulgação > O The Sartorialist é um blog minimalista. Nada de longos textos cheios de opinião. Nele, o olhar apurado de Scott Schuman, que trabalhou 15 anos com moda e alta-costura, capta em retratos o melhor do estilo e do bom gosto em ruas de grandes cidades, especialmente Nova York, Paris e Milão (os últimos posts são do Rio de Janeiro). O jeito de se vestir (bem) das pessoas não precisa de grandes explicações do autor, que conta com a ajuda de dez colaboradores – todos identificados no blog com uma listinha de indicações de alfaiate, cabeleireiro, lavanderia e sapataria. Geralmente o único comentário da foto é o título.

18. Travel Pod
travelpod.com
 Divulgação > O Travel Pod é um portal de blogs de viagem. É indicado tanto para quem procura o destino das próximas férias quanto para quem está viajando e quer contar os detalhes aos amigos. Como qualquer pessoa pode criar um blog, a vantagem é que os posts entram numa busca geral, tornando os relatos mais acessíveis. Se sua idéia é compartilhar experiências sobre viagens, que seja com todo mundo. Numa busca por lugares brasileiros, há grande variedade: além dos tradicionais Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu, há Florianópolis, Olinda, Ouro Preto, Manaus. (Em várias línguas.)
No blog: “De Yogyakarta decidimos ir para Bali, passando primeiro pelo vulcão Bromo, a uns 2.700 metros a noroeste de Java. Fazia muito frio. Estávamos a uns 2.000 metros de altitude, na vila onde paramos para passar a noite”.

19. Tree Hugger
treehugger.com
 Divulgação > Para quem quer cuidar do meio ambiente e viver de forma sustentável, o Tree Hugger (aquele que abraça árvores, em inglês) publica cerca de 30 posts diários, muitos deles com sugestões úteis para o dia-a-dia. O blog, escrito por colaboradores em várias partes do mundo, sustenta a idéia de que para agir de forma sustentável não é preciso fazer sacrifícios. No ano passado, o Tree Hugger foi vendido para o Discovery Channel por estimados US$ 10 milhões. (Em inglês.)
No blog: “O Greenpeace anunciou que, para denunciar o desmatamento em curso na Indonésia, devido à expansão do cultivo de palmeiras para produção de óleo de dendê, impediu que um carregamento deixasse o porto de Dumai”.

20. Yanko Design
yankodesign.com
 Divulgação > Um dos principais blogs de design no mundo, o Yanko tem um time de blogueiros formado por muita gente de olhos puxados. Criado por Takashi Yamada, um japonês que se divide entre o Japão e o Canadá, o blog mostra todo tipo de criação de artistas. A maior parte delas pode ser usada no dia-a-dia, embora não esteja à venda em lojas. Há projetos futuristas apenas para sonhar e soluções criativas para dar aquele jeitinho em problemas cotidianos na cozinha, no banheiro ou até na casa do cachorro. (Em inglês.)
No blog: “Um desafio honrado pela idade avançada. Uma solução de design elegante. O time de design da empresa The Fil Quadrat, a bandeja NewFuTi, para o jantar ou o café depois dele”.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.