05 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| Dia Nacional do Médico de família e comunidade ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

Neste sábado (5/12) é comemorado o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade, profissional essencial para a Atenção Primária à Saúde (APS). Aproximadamente 85% das queixas dos pacientes podem ser resolvidas por um médico de família - os demais são encaminhados para outras especialidades. No Brasil, é comum haver confusão entre médico de família e clínico geral, mas tratam-se de funções diferentes, embora complementares. Enquanto o clínico trata especificamente da doença, o médico de família foca na pessoa, acompanhando o paciente durante todas as fases da vida. “A clínica geral é pontual, e a medicina da família é longitudinal”, resume a médica de família do SUS, Fernanda Melchior, atuante em Florianópolis (SC). Além dos sintomas, o estilo de vida, os hábitos, as emoções, as condições de trabalho e a moradia são levados em conta para que o médico de família aponte um diagnóstico. Ou seja, o indivíduo é analisado de forma integral. “Como costumam dizer: quando a boca cala, o corpo fala, e é nisso que nós prestamos atenção”, observa a médica.


A WONCA é a Organização Mundial de Médicos de Família (World Organization of Family Doctors). Ela é uma entidade global que representa médicos de família e comunidade em todo o mundo, com o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de cuidados médicos integrais. A WONCA é considerada a voz global da medicina de família e comunidade, defendendo que sistemas de saúde fortes começam pela atenção primária. Seu trabalho inspira políticas públicas e práticas médicas em diversos países, incluindo o Brasil, onde a especialidade é cada vez mais valorizada.

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

domingo, 20 de julho de 2008

Lapsus

Para manter a chama acesa nesse, domingo preguiçoso, nada melhor do que boa e inteligente animação, não é mesmo?
O que verão aqui é um "cruat de animação" do argentino Juan Pablo Zaramella em que uma freira tenta lutar contra as forças das trevas.

======================================================================================

2 comentários:

  1. Amigo,

    O vídeo é muito interessantre, fazia tmpo que não via uma boa animação.

    Como já disse em outro comentário, o "culpado" por eu aparecer aqui é meu irmão Giovanni do Buteco de Blits, eu que sou do Bloia ainda estou engatinhando e tentando seguir as 50 dicas que você postou aqui na Oficina.

    Abraços,

    Ernesto

    ResponderExcluir
  2. Olá Ernesto,
    Seja sempre bem vindo. Deixei um comentário lá no Bloia. Como escrevi no seu blog, você está com excesso de modéstia. Quem produz um blog como o seu já passou, há muito tempo, da fase de "engatinhar". Você já está de pé e caminhando muito bem.
    Grande abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.