30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

14 de julho em 1789 a História do Mundo foi sacudida por um tsunami de nome "Bastilha"

Destaque do dia: A queda da Bastilha
.
Portal Terra: Fatos históricos do dia 14 de julho
No dia 14 de julho de 1789 o povo de París saiu às ruas para protestar contra o regime monárquico opressor. Os populares invadiram a Bastilha, fortaleza que simbolizava o Absolutismo real, libertaram presos e derrubaram o prédio. O fato simboliza o início da Revolução Francesa.
.
1789 - Populares organizam uma revolta e derrubam a Bastilha, em Paris. O fato é o início simbólico da Revolução Francesa.
1816 - Morre Francisco de Miranda, precurssor da independência da Venezuela.
.
1881 - É assassinado o legendário pistoleiro norte-americano Billy "The Kid".
1893 - O general José Santos Zelaya se proclama ditador da Nicarágua.
1918 - Nasce Ingmar Bergman, diretor sueco de cinema e teatro.
1928 - Nasce o guerrilheiro Ernesto Che Guevara.
.
1958 - Em uma revolução no Iraque, é assassinado o rei Faisal II. A morte do monarca foi o ápice de um golpe de Estado dirigido por Karim Kassem.
1965 - A Junta Militar do Equador impõe a lei marcial em Guaiaquil. Estudantes do país promovem revoltas contra a imposição.
1972 - Morre o escritor mexicano Emílio Abreu Gómez.
1979 - É aprovada uma nova constituição no Peru. O documento propunha uma democratização imediata do país.
.
1982 - Termina a guerra entre Argentina e Reino Unido pelas Ilhas Malvinas. O conflito foi encerrado após a rendição do exército argentino.
1990 - É eleito o novo Secretariado do Partido Comunista da URSS, liderado por Mijail Gorbachov.
1997 - Milhões de pessoas saem às ruas da Espanha para protestar contra a violência do grupo separatista ETA. Os terroristas haviam assassinado o conselheiro Miguel Angel Blanco. Foi a maior manifestação popular já registrada no país.
1998 - Morre Richard McDonald, empresário norte-americano que criou a rede de restaurantes Mc Donald's, a maior do mundo.
1999 - Argentina e Reino Unido firmam, em Londres, um acordo que permite o acesso de argentinos às Ilhas Malvinas. Este foi um grande passo para a normalização das relações entre os dois países, que se enfrentavam desde a década de 80 pela soberania do arquipélago.
2000 - Um júri de Miami autoriza o pagamento de uma indenização milionária a fumantes da Flórida por parte das fabricantes de cigarro. A sentença obribava os fabricantes a pagar US$ 145 milhões aos fumantes lesados pelo uso do cigarro. As indústrias tabagistas recorreram.
.
.==================================================
.
Wikipédia
14 de Julho é o 195º dia do ano no calendário gregoriano (196º em anos bissextos). Faltam 170 para acabar o ano.
.
Eventos históricos
939 - É eleito o Papa Estêvão IX.
1774 - Fundação do município de Campinas
1789 - Revolução Francesa: Parisienses tomam a Bastilha, prisão do regime monárquico, e libertam sete prisioneiros políticos
1899 - Luiz Galvez declara a criação do Estado Independente do Acre
1909 - Inauguração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Nascimentos
1907 - Francisco Sacco Landi (Chico Landi), piloto de automobilismo brasileiro (m. 1989)
1913 - Gerald Ford, ex-presidente dos Estados Unidos da América (m. 2006)
1918 - Ingmar Bergman, cineasta sueco (m. 2007)
966 - Matthew Fox, actor dos Estados Unidos da América, famoso pela série Lost
1975 - Taboo, integrante da banda Black Eyed Peas
1977 - Princesa Vitória da Suécia, herdeira do trono sueco

Falecimentos
1800 - Lorenzo Mascheroni, matemático italiano (n. 1750)
1904 - Anton Tchecov, escritor russo (n. 1860)
1954 - Jacinto Benavente, escritor e dramaturgo espanhol (n. 1866)
1972 - Leila Diniz, atriz brasileira (n. 1945)

Feriados e eventos cíclicos
Festa nacional francesa, comemorando a queda da
Bastilha
.
rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.