7 de jul de 2008

PRECE DE CÁRITAS

NOTA RÁPIDA: estava pesquisando na Internet um texto da sempre bela 'Prece de Cáritas' para minha mulher e eis que me deparo com um vídeo - no You Tube - com o texto da oração em belíssima edição.
Não misturo o blog com religião e política. Futebol, às vezes. Todavia peço licença aos amigos visitantes para postar este vídeo pela sua leveza e convite à meditação.
A Prece de Cáritas, para quem não sabe é uma oração espírita. Na URL http://www.siteamigo.com/religiao/oracoes/prece_caritas.htm, do Site Amigo, vocês poderão encontrar o texto completo e uma breve explicação (que transcrevi ao final do post) sobre sua origem.
Convido-os a assistirem o vídeo. Tenho certeza de que - neste final de dia - é uma espécie de "Hora do Angelus" que os mais antigos - como eu - se acostumaram a ouvir, pelas emissoras de rádio de todo o país, às 18 horas, quando soavam os acordes da Ave Maria, de Gounod. Lindas lembranças. Eu as revivi agora, vendo este vídeo com a Prece de Cáritas e por isso compartilho este sentimento com vocês.
.
Eis o texto sobre a origem da Prece de Cáritas. Lembrem-se que está publicado em um site espírita e eu preferi não edita-lo:

"A prece, denominada De Cáritas, tem sido querida e contritamente orada por várias gerações de espíritas.
"Cáritas" era um espírito que se comunicava através de uma das grandes médiuns de sua época - Mme. W. Krell - em um grupo de Bordeaux (França), sendo ela uma das maiores psicografas da História do Espiritismo, em especial por transmitir poesia (que se constitui no ácido da psicografia), da lavra de Lamartine, André Chénier, Saint-Beuve e Alfred de Musset, além do próprio Edgard Allan Poe. Na prosa, recebeu ela mensagens de O Espírito da Verdade, Dumas, Larcordaire, Lamennais, Pascal, e dos gregos Ésopo e Fenelon.
A prece de Cáritas foi psicografada na noite de Natal, 25 de dezembro, do ano de 1873, ditada pela suave Cáritas, de quem são, ainda, as comunicações: "Como servir a religião espiritual"e "A esmola espiritual".
Todas as mensagens que Mme. W. Krell psicografada em transe, e, que chegaram até nós, encontram-se no livro Rayonnements de la Vie Spirituelle, publicado em maio de 1875 em Bordeaux, inclusive, o próprio texto em francês (como foi transmitido) da Prece de Cáritas."

ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº

Um comentário:

  1. Belíssima oração, traz conforto para nossa alma....

    ResponderExcluir