19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O escritor e intelectual Luiz Gonzaga da Rocha, maçon, é colaborador do blog.

......
(capas de dois livros escritos por Luiz Gonzaga da Rocha)
..
"Para Luiz Gonzaga da Rocha, a maçonaria é acessível aos homens de todas as camadas sociais e de todas as crenças religiosas e credos políticos, pois não se impõe qualquer limite à livre investigação da verdade. E é precisamente para garantir essa liberdade de pensamento que a maçonaria exige de todos os seus adeptos a prática diária da tolerância e o estudo contínuo para o conhecimento de seus ensinamentos e dos seus mistérios. Luiz Gonzaga da Rocha integra desde 1980 a maçonaria, sendo fundador e ex-presidente da Academia Maçônica de Letras do Distrito Federal. É membro correspondente da Academia Maçônica Fraternidade de Estudos e Pesquisas, de Juiz de Fora, Minas Gerais. É também membro e fundador do Instituto de Pesquisas Maçônicas "Fernando Salles Paschoal", de Londrina, no Paraná, além de membro da Associação Brasileira de Imprensa Maçônica, com sede em Recife-Pernambuco. Advogado militante formou-se em Direito nas Faculdades Integradas do Planalto Central (Fiplac), em 1997. É também historiador, formado em 1981 pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília.” . (edição do texto de apresentação do maçon Luiz Gonzaga da Rocha, no site da livraria "A Trolha")
.
O advogado Luiz Gonzaga da Rocha é um dos maçons mais ilustres e reconhecidos na corporação maçônica de Brasília e do Brasil. É membro da Loja Aleijadinho (Antonio Francisco Lisboa), do Grande Oriente de Brasília (GODF) e um intelectual e pesquisador, reconhecido por seus irmãos, nos assuntos da Ordem.
Convidei o Irmão Luiz Gonzaga para fazer parte do corpo de colaboradores do Blog e ele, honrosamente para mim, aceitou. Escreverá sobre os personagens da História da Humanidade que, comprovadamente foram iniciados nos mistérios da maçonaria e sobre eventos históricos que tiveram participação direta ou indireta da maçonaria como corporação. Vocês vão se surpreender ao saber o quanto os maçons e a maçonaria contribuiu para o avanço da história do Brasil e de outras sociedades no mundo (leiam os post Dia do Maçom - Alguns dos Grandes Maçons no Brasil e no Mundo. e Hoje, 20 de agosto, é o Dia do Maçon, no Brasil). Abaixo um brevíssimo resumo do currículo maçônico do novo colaborador.
º Fundador da Loja Antônio Francisco Lisboa onde se mantém como membro desde então e exerceu quase todos os cargos na sua Oficina. Alguns por mais de uma vez tais como Past Máster, Venerável Mestre, Vigilante, Orador e Mestre de Cerimônias.
.
º É membro e foi presidente da Academia Maçônica de Letras do Distrito Federal na gestão 2004/2006. Foi fundador e redator dos jornais "Folha Acadêmica", "O Aleijadinho" e do "Boletim da Grande Loja". Atualmente é Deputado Distrital da Assembléia Legislativa Maçônica e membro efetivo e vitalício da Academia Maçônica de Letras do Distrito Federal
.
º É ainda membro de diversas entidades maçônicas entre as quais destaco a Associação de Imprensa Maçônica, da Academia de Letras, Ciências e Artes Maçônicas do Brasil em Maceió e da Academia Maçônica de Letras da Paraíba. É também membro correspondente das Lojas Maçônicas "Fraternidade Brazileira de Estudos e Pesquisas" em Juiz de Fora, Quator Coronati Lodge nº 2076 em Londres (Inglaterra) e outras mais.
.
º Publicou as seguintes obras: "Nas Tabernas dos Antigos Maçons – A Trolha, Londrina, 2003"; São João Batista e a Maçonaria – A Trolha, Londrina 2001; "A Lenda de Hiram" – A Trolha, Londrina, 2000; "A Burschenschaft e outras reminiscências maçônicas" – A Trolha, Londrina, 1999 e "A Nova Maçonaria – Alternativas e Propostas para o III Milênio" – GLMB, Brasília, 1996.
.
º Tem na sua coleção de diplomas e distinções a "Comenda ísis" – concedida pela Loja Ísis nº 10 [2003]; o Diploma da Ordem do Mérito DeMolay no Grau de Honra ao Mérito– concedido pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil [1999]; o Diploma de Honra ao Mérito – concedido pela "Academia Brasileira Maçônica de Letras" - ABML [1999] e a Medalha do Mérito Cultural Jornalista Hipólito José da Costa [1988]. .
.
Fiz questão de postar, com mais detalhes, o currículo deste ilustre advogador e maçon para exibir a sua qualificação como novo colaborador do blog. Os seus artigos serão, predominantemente, dirigidos ao público em geral. A proposta dele é escrever sobre as histórias da maçonaria (e são milhares) que têm interface ou se relacionam com o mundo não maçon. Tenho absoluta certeza que será um sucesso de acessos e leituras no galpão da Oficina de Gerência. Leiam a primeira delas, no post logo abaixo.

4 comentários:

  1. Acabo de encontrar um amigo que, por alguns anos venho procurando... Luiz Gonzaga da Rocha, meu amigo e colega no serviço público federal! quantas lembranças e quanta saudade!
    Parabéns pelo sucesso e dê notícias da família!
    Com carinho: Arlete Alves Xavier (me ache no facebook)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arlete, podemos estabelecer contatos via facebook ou email. Luiz.Rocha.3793509.facebook ou luizgonzagafa@gmail.com.

      Excluir
    2. Olá Arlete, podemos estabelecer contatos via facebook ou email. Luiz.Rocha.3793509.facebook ou luizgonzagada@gmail.com

      Excluir
  2. oi arlete me ligue fracilete amiga serviço publico federal e vizinhas abraços 02124993043374 valença-rj -5-12-2016

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.