30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Com o Presidente Lugo o Paraguai tem uma (raríssima) chance de se fazer respeitar.




Tomou posse, hoje, como presidente do Paraguai o ex-bispo Fernando Lugo. Ele é, para o povo pobre do país vizinho, a reprodução da esperança suscitada pelo presidente Lula, quando foi eleito pela 1ª vez. A maciça maioria da população do Paraguai, os pobres, cansou-se de eleger os políticos de sempre, corruptos e representantes das velhas oligarquias que têm origem na ditadura de Alfredo Strossner.
As pesquisas indicam que os paraguaios estão esperançosos quanto ao governo Lugo. Cerca de "78% acham que o novo líder fará uma boa administração, 71% confiam em que ele solucionará o problema da saúde e 70% consideram que solucionará o problema da falta de empregos. Além disso, metade dos entrevistados considera que reduzirá a corrupção, instalada, de acordo com a enquete, majoritariamente entre os funcionários do governo central." (copiado do site Folha on line).
Esperança de política limpa na América Latina!
Ex-bispo da Igreja Católica, Fernando Lugo tem capital moral e uma responsabilidade que não é possível mensurar. O Paraguai é considerado um dos países mais corruptos do mundo. A pobreza e as diferenças sociais estão nos patamares mais altos. É um povo sofrido e explorado de todos os lados e desde sempre.
A propósito da cerimônia de posse, gostei da entrevista que o Presidente Lula concedeu, há pouco, na Record News, ao retornar da solenidade. Sobre as negociações a respeito da revisão de tarifas em Itaipu o presidente do Brasil afirmou que "vai, sim, ouvir a demanda do Paraguai e fazer tudo que puder para ajustar os preços sob contrato entre os dois países". O que eu mais admirei no presidente - e aqui procuro ser justo no balanço entre críticas e elogios - foi sua postura de estadista quando disse que de "nada adianta o Brasil ser um país rico cercado de pobres".
Bingo! Bola dentro para nosso presidente. Está coerente com seu discurso internacional e marca uma posição, avançada, para o Brasil, no concerto das nações. É exatamente o que os países da União Européia (UE) e os EUA não estão fazendo.
O resultado está à vista, escancarada, do planeta. A fome grassando entre os povos (preconceituosamente classificados) do 3º mundo e uma invasão de pobres e miseráveis dos continentes sul-americano, africano e asiático em busca dos "paraísos" europeu e norte-americano.
Ao invés de procurarem ajudar estes países - esfomeados e corrompidos por suas elites - os "ricos" criam leis e barreiras - inócuas - para expulsá-los. São discriminados e perseguidos, aumentando a pressão sobre suas próprias fronteiras. Um exemplo, internacional, da "Marcha da Insensatez".
De parabéns, pois, o presidente Lula que encaminha - com visão de estadista, repito - a demanda com o Paraguai em sentido contrário. Esta postura vai evitar que - no futuro - o Brasil venha a sofrer os mesmos problemas que assolam EUA, França, Espanha, Portugal e Itália (para citar uns poucos) com a multiplicação dos imigrantes ilegais e conseqüências decorrentes. Espero que a oposição ao governo e a opinião pública entenda dessa forma e apóie a política do governo brasileiro. Essa postura vai facilitar o crescimento do país vizinho e dar suporte à cruzada que o novo presidente, Fernando Lugo, prometeu empreender contra as forças, ainda muito poderosas, do "Velho Paraguai". Boa fortuna a ele e aos irmãos paraguaios. O Brasil precisa que os seus vizinhos sejam ricos e poderosos também.
.O presidente do Brasil está certo.
.
'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.