07 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| domingo ||| Dia Internacional da Aviação Civil e Ataque a Pearl Harbor, que levou os EUA a entrarem na Segunda Guerra Mundial ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo



Haile Selassie I ou Hailé Selassié - nascido Tafari Makonnen (23 de julho de 1892 – Adis Abeba, 27 de agosto de 1975)] foi Imperador da Etiópia de 1930 a 1974. Ele subiu ao poder como Regente Plenipotenciário da Etiópia da Imperatriz Zauditu de 1916 a 1930. Haile Selassie é amplamente considerado uma figura definidora da história moderna da Etiópia, e a figura principal do Rastafári, um movimento religioso na Jamaica que surgiu logo após ele se tornar imperador na década de 1930. Ele era membro da Dinastia Salomônica, que afirma traçar sua linhagem até o imperador Menelique I, uma figura lendária que os pretendentes acreditam ser filho do rei Salomão e da Rainha de Sabá, a quem eles chamam de Makeda.

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sábado, 16 de agosto de 2008

Conheça um blog admirável: Bafana Ciência

A Internet, como sempre, me surpreendendo a cada clique. Aconteceu mais uma vez. Pesquisando imagens no Google (de longe, na minha opinião, a melhor forma de navegar em busca de novidades) encontrei um blog maravilhoso. O adjetivo, aqui, não embute exagero. Falo do Bafana Ciência.
O nome é diferente, mas o blog... Sabe aqueles sites que a gente fica com vontade de ter um igual? Pois é! Fiquei um tempão navegando; clicando prá lá e prá cá, sem vontade de sair. Detalhe: é um blog dedicado à ciência e à ecologia, mas sem aquela chatice do proselitismo. "Blog de Divulgação Científica com ênfase em Ecologia"; é assim que ele se auto-define.
Seus autores - prefiro dizer produtores - são um professor e seu aluno. O professor, de currículo invejável, é Ronaldo Angelini (clique nos links) e o aluno é Igor Rafael (Pivomar). Pelo que pude navegar (e naveguei muito) o blog é completo na sua proposta. Contudo, o que mais me impressionou foi a proposta de difundir, via blogosfera, informações científicas qualificadas e a paixão que os autores exibem, a cada post, pelas coisas da ciência - de forma geral - e da ecologia em particular.
Para quem gosta de informações e curiosidades científicas recomendo a visita ao blog com um pedido. Divulguem-no, sem contra-partida, em seus blog e nas listas de amigos - professores por exemplo. É tão raro se ver um blog dedicado à ciência e apresentado de forma clara e fácil de ler que quando encontramos um, como o Bafana Ciência, precisamos difundi-lo para melhorar o nível do conhecimento, principalmente, dos mais jovens.
Como sempre faço, publico abaixo um post característico do blog para melhor conhecer o estilo. Esqueci de dizer: o blog já ultrapassou os 56.000 acessos (ainda bem pois mostra que nem tudo está perdido...)
.

Clique nas imagens.

.."Quando chegou a Galápagos, Darwin só não praticou seu esporte preferido, a caça, porque os animais eram muito dóceis e não fugiam, não fogem ainda, quando vêem os humanos. Ele deixou o rifle de lado, pegou um iguana marinho com as próprias mãos e o jogou na água várias vezes, para analisar o comportamento e o modo de nadar destes animais que ocorrem apenas nestas ilhas.
Ao nadar, os indivíduos da espécie
Amblyrhynchus cristatus, colocam as patas para trás e balançam o corpo de lado, incluindo a cauda que tem metade do tamanho do corpo que é, nos adultos, de um metro. Sua coloração é preta o que colabora para camuflá-lo de predadores no substrato de lava endurecida e negra, mas principalmente os ajudam a absorver calor, pois a água do mar é fria e os iguanas precisam se aquecer depois de se alimentarem de algas que crescem aderidas a rochas a dez metros ou mais de
profundidade."
.
..........

Professor Angelini e Igor (Pivomar) Alcântara

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.