||| 02 de outubro DE 2026 ||| 6ª feira ||| Dia do Anjo da Guarda ||| # Reflexão: "Qualquer idiota consegue ser jovem. (...) É preciso muito talento pra envelhecer. --- Millôr Fernandes . |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O Dia do Anjo da Guarda é comemorado anualmente em 2 de outubro. Com origem espanhola, no século V, os países europeus passaram a comemorar os anjos da guarda. A criação da data foi autorizada pelo Papa Clemente X e somente depois foi divulgada publicamente pelo papa Paulo V. Nessa data, são lembrados os anjos protetores de cada pessoa, conforme prega o Catolicismo. Segundo a Igreja Católica, anjo da guarda é aquele que tem a função de proteger das tentações, do pecado e nos amparar desde o nascimento. Antes de ser estabelecida oficialmente essa data, o que aconteceu em 1670, era no dia 29 de setembro que se comemorava o dia dos anjos. Isso porque no dia 29 de setembro é celebrado o dia dos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel. No dia dedicado aos anjos da guarda, as pessoas costumam rezar e acender velas em honra do seu anjo em particular. Anjo da Guarda zelando por duas crianças Oração ao Anjo da Guarda Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe e me ilumine. Amém!

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
A autoria da oração é atribuída ao monge beneditino Reginaldo da Cantuária (Reginald of Canterbury), que a escreveu no século XI. A versão original foi composta em latim sob o título de Angele Dei: *Angele Dei, qui custos es mei, me, tibi commissum pietate superna,illumina, custodi, rege et guberna.Amen.*Por vários séculos, acreditava-se que o autor da prece havia sido Santo Anselmo de Cantuária (que foi arcebispo de Cantuária e contemporâneo de Reginaldo). No entanto, estudos e pesquisas históricas em manuscritos medievais demonstraram que o texto original faz parte dos escritos poéticos e devocionais de Reginaldo. (Informação da IA do Gemini: https://gemini.google.com/app/500b8e2ccebeb665?hl=pt-BR)

 

terça-feira, 12 de agosto de 2008

"Return to menu"

.
Este vídeo* foi copiado do famoso blog de Cory Doctorow, o Boing Boing (veja-o, ao lado, na "Vitrine de Blogs"). Na verdade é um curta metragem, produzido por um estudante de cinema norte-americano. Os créditos estão no final do filme.
Trago-o para exibição, no drive-in do galpão da Oficina de Gerência, porque tem tudo a ver com a proposta do blog. Além de ser muito bem produzido, com uma história original e engraçada, serve como metáfora para uma série de situações, comuns, no cotidiano do mundo corporativo e também das nossas vidas fora dele.
Deixo para cada um dos leitores "descobrir" que situações - nos cenários das realidades vividas por cada um - podem ser comparadas àquelas exibidas, com muito bom humor pelo filme. Ah! O sugestivo título de "Return to Menu" tem tudo a ver com a história como poderão conferir.
.
*O áudio está em inglês. Mesmo para quem não domina o idioma (meu caso) dá para entender perfeitamente toda a história. Não deixem de clicar no play e se divertir.

.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.