29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Próstata - Hoje é o Dia Nacional do Exame e o My Blog Health marca presença

Reproduzo, com pequenas edições o artigo que a excelente blogger, New, do Estúrdio, escreveu para o blog do meu querido amigo e "mestre shao lin" Gato Guga (clique no logotipo, abaixo).
Em boa hora a New e o Guga lembraram do Dia Nacional do Exame de Próstata, que é registrado hoje e acrescento que o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata foi ontem (17 de novembro). Leiam, aprendam- os homens, principalmente - e reflitam sobre o preconceito que impede-os de se submeter regularmente ao exame do toque retal.
A propósito, tenho um amigo que tem espalhado "aos quatro ventos" que está rompendo relações com todos os seus demais amigos que não façam, anualmente, os exames de próstata e colonoscopia . Segundo ele, no jeito de carioca brincalhão, mesmo com as coisas sérias,  já está "saturado" de ir a enterro de antigos camaradas que morrerram por causa desta doença terrível. É uma forma eficaz, embora inusitada e chocante, de fazer campanha a favor da prevenção.
Eu já entrei na fila. Estou com meus exames marcados ainda para este ano. Já estavam atrasados, diga-se de passagem. 
.
.



Dia Nacional do Exame de Próstata

TERÇA-FEIRA, 18 DE NOVEMBRO DE 2008


Como não pude postar ontem (17/11), acabei também, não podendo lembrar aos meus queridos amigos, meninos, que, nessa data, se comemorou o dia Nacional de Exame de Próstata.
Já comentei aqui a importância do exame. Obviamente, vocês que passaram dos 39, não são idiotas e querem viver por muito tempo e o mais importante, com saúde, fizeram o exame esse ano. Acertei?

É bom que se diga que, quando vocês se recusam a fazer o exame de toque, não estão sendo machistas, muito pelo contrário. Estão sendo sim, uns maricas e medrosos. Homem que é homem cuida da saúde.

O câncer de próstata é a segunda causa mais comum de morte por câncer entre os homens no Brasil. De acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados para este ano 49.530 novos casos.

Muitos homens com a doença na forma menos agressiva tendem a falecer com o câncer, em vez de morrer do câncer. A doença pode ser identificada em 30% dos exames pós-mortem em homens com mais de 50 anos, segundo dados do INCA. “Mas nem sempre é possível dizer, no momento do diagnóstico, quais tumores são agressivos e quais de crescimento lento”, diz. Após descoberto, o médico indicará acompanhamento ou tratamento.

Diagnóstico: é feito pelo exame clínico (toque retal) e pela dosagem do PSA. Se positivo, o médico pode solicitar ultra-sonografia pélvica ou prostática transretal e biópsia. prostática transretal.


Tratamentos: dependendo do tipo do tumor e da fase de seu desenvolvimento os tratamentos podem ser radioterapia, braquiterapia, quimioterapia, hormonioterapia ou cirurgia para retirada da próstata.


MORTES PELO CÂNCER DE PRÓSTATA CRESCEM 95% NO BRASIL


É a terceira maior taxa de crescimento, atrás das mortes por homicídio (101,4%) e diabetes (103,6%). Estudo divulgado na semana passada pelo Ministério da Saúde revela que a taxa de mortalidade pelo câncer de próstata é a terceira que mais cresceu no Brasil entre 1980 e 2005.


Ah! Auto-exame não vale, ok?


Cuidem-se e Saúde!


Fonte: G1; Portal Nacional.

5 comentários:

  1. Krai, você tem mesmo o dom também de aperfeiçoar as coisas. É incrível o seu talento para transformar as coisas Herbert e hoje foi um dia especial, pois tivemos a honra de ter dois posts nossos em evidência na Oficina.
    Por mais que eu pensasse como te agradecer tanto carinho, não encontraria melhor palavra do que o relevante OBRIGADO.
    Abraços fraternais do Gato.
    E ri muito com o "mestre shao lin"

    ResponderExcluir
  2. Fica muito fácil falar bem de quem a gente gosta. É só abrir o coração e deixar fluir o sentimento. É assim que faço com as pessoas que admiro de verdade.
    A minha alegria é vê-lo novamente comentando no galpão da Oficina. Não demore muito, caro amigo. Sem elogios fáceis... Os seus comentários têm especial importância por aqui. Exceto por torcer pelo Santa (coitadinho...), lá no rincão do Pernambuco, no mais você é - efetivamente um "Mestre Shao-Lin".

    ResponderExcluir
  3. Oiêee!
    Antes de mais nada obrigada pelo carinho como trouxe-nos ao seu blog, o que é natural esperar de alguém como você.
    A coisa de fato é séria. Dentre amigos chegados a mim, 4 já foram diagnosticados só este ano, com câncer de próstata. E pergunte-me: faziam exames? Lógico que não! Portanto, todo cuidado é pouco. O machismo e preconeito, que prá mim é mais burrice do que qualquer outra coisa,tem que acabar. E eu, como mulher e mãe de um machão da Wallita, tenho a obrigação de brigar para acabar com isso.
    Obrigada mais uma vez pelo carinho. Tenha uma excelente quinta-feira.
    Beijos doces.

    ResponderExcluir
  4. Sou obrigado a admitir minha ignorância: Achava que o exame devia ser feito apenas após 45 anos... Agora, que sei que estou já na faixa, vou marcar o meu.

    Mas New, já que é para fazer campanha a favor, troca aquela charge que colocou no seu post (rsrs...)

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Que reunião maravilhosa de amigos em torno de um tema tão importante!
    Guga, é sua responsabilidade e da New, pelo talento e habilidade em colocar bem o assunto do exame de próstata.
    Ronaldo, vá logo meu amigo. O negócio não é brincadeira! A gente reluta da primeira vez, mas depois vê que não é nada daquilo que se pensa. Dureza é se o médico "exigir um retorno por erro no exame"... (brincadeira.
    Grande abraço a todos.
    PS- senti uma grande saudade da Jaqueline. Se ela estivesse no ar, certamente estaria aqui também.
    VOLTA LOGO LADY JACKIE!

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.