29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Adoção, um ato de amor - Blogagem Coletiva



=

.......... Não identifico experiência de maior oferenda que um ser humano possa conhecer do que a adoção de uma criança, tornando-a seu filho(a) legítimo. Arrisco-me dizer que só os casais que o fizeram podem - rigorosamente - descrever os sentimentos que envolvem este ato puro de amor.
.........Não! Não vou me referir, nesse texto, aos atos de "adoção" (entre aspas); às adoções ilegais ou criminosas. Sabemos que elas existem, mas estou convicto que fazem parte de uma minoria dentro do conjunto real das adoções legais e por genuíno amor. É sobre estas que quero me expressar.
......... Em nossas vidas - humanos que somos - temos frustrações inabaláveis. Daquelas que vão nos acompanhar até o fim por não termos levado a efeito algo que desejávamos. Confesso que não ter adotado um filho faz-me sentir mais imperfeito ainda, apesar de ser pai de quatro filhos.
......... Próximo a mim, conheço um caso de adoção. Uma família amiga - muito amiga mesmo - tem um dos seus filhos que, casado e sem poder ter filhos, resolveu adotar uma criança. Por estar muito perto, sentimentalmente, dos meus amigos pude observar e mais que isso, compartilhar a felicidade e as transformações que eles passaram.
......... Nunca vi, tanto amor transbordar do casal que adotou a criança; avôs e tios não se continham nas demonstrações de carinhos e desvelos. Nenhuma novela de TV, nenhum livro, mesmo que escrito pelo mais talentoso dos romancistas, conseguirá expressar o turbilhão de carícias, cuidados, meiguices, mimos, ternuras e zelos que brotaram, sem limites, dos corações que cercavam e ainda cercam aquela criança (hoje já um garoto maravilhoso) que estava um orfanato aguardando adoção, dias antes daquela efervescente felicidade que foi sua chegada ao novo lar.
......... Fico pensando as transformações que foram feitas no destino daquela criança, agraciada pelo ato de um casal que, muito antes de adotar um filho, resolveu doar suas próprias vidas àquele pequenino ser que o destino colocou à sua frente. Sinceramente, não dá para avaliar.
......... A adoção é mais que um ato de amor ou de doação. É um ato de transformações múltiplas nas vidas de todos que nele se envolveram ou irão se mesclar, fundir-se ou entrelaçar-se com as novas vidas que surgiram a partir dali.
......... É isso! Adotar uma criança, como filho, é a mais perfeita representação do chamado efeito borboleta. É a oportunidade que o Grande Arquiteto do Universo coloca à frente de pessoas escolhidas que foram tocadas por Sua graça para unir suas vidas à daquela criança, também selecionada por Ele.
..........Como espírita que sou, acredito que os destinos dos casais e das crianças adotadas estavam traçados. Seja para o que for; mas estavam definidos pelos mestres dos planos superiores.
......... Por isso, ao sentir o impulso (nem sei se esse seria o termo apropriado) de adotar uma criança, reflita muito, mas faça-o se este for o seu real desejo, aquele que surge da alma. Pode ser que esta seja uma missão espiritual que lhe esteja reservada; para si e seu companheiro(a).
......... Não senti essa vocação, essa disposição no meu desejo acima referido. Talvez por já ter recebido a graça de quatro filhos meu desejo tenha sido meramente uma vontade. Não estava nos destinos da minha família, provavelmente.
..........Com meu filho mais velho já casado há algum tempo, estamos - nós os futuros avôs e avós - "cobrando" os conseqüentes netos. Sonho com o primeiro neto e muitos outros mais. Afinal, quatro filhos devem produzir uma bela prole de netos. Se Deus quiser.
Entretanto, já registrei um "ultimato" a todos os meus quatro filhos. Se não acontecer um neto nos próximos dois anos, serei o primeiro brasileiro a adotar... um neto. Ai sim cumprirei - certamente - o meu destino.
......... Parabéns à Geórgia (Saia Justa) e ao Dácio Jaegger (Chega Mais) pela iniciativa e eficaz coordenação da blogagem. Para movimentos coletivos desse jaez, podem sempre contar comigo. Minha gratidão por terem permitido fazer parte desse belo grupo de blogueiros que, pelo menos por momentos, despertou para a questão da adoção e, com certeza, sensibilizou-se e enterneceu-se ao pesquisar e escrever sobre o maior e mais puro ato de amor que o ser humano pode praticar.

PS - Coloquei dois belos vídeos, no post, a título de ilustração. São dezenas os existentes no YouTube e em todos os sites especializados, a respeito de adoção.



OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

4 comentários:

  1. Bom dia meu amigo!!!


    Que lindo o seu post por ser tao consciente emuito pé no chao. Mas é isso mesmo. Muitos de nós sentimos essa vontade de adotar. Eu tb já senti essa vontade, mas no decorrer da minha vida, adotei de formas diferentes.

    Esse seu casal de amigos deu para sentir daqui através das suas palavras o quanto eles estao felizes.

    O video coloca bem o quanto a adocao está no coracao de nós brasileiros.

    Muito obrigada pela participacao e pelo carinho sempre com a Saia Justa, rs.

    E, desejo que seu sonho possa ser logo realizado em tornar-se avô. Venha me avisar quando ele chegar, está bem?

    Abracos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Cara Amigo

    Me emocionei com o seu depoimento. Eu sinto o chamado, um desejo intimo e grandioso de adotar uma criança, mas infelizmente a burocracia è enorme e ainda nao fui abençoada. No meu caso ainda è pior, porque caio no caso de adoçao internacional e ai as coisas complicam. Mas eu sei e tenho fè que isso um dia vai acontecer, e ai venho aqui te contar.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu sabia que você participaria da blogagem, então estava ansioso para ver o que iria postar...

    Como disse a Georgia, um relato sensato, "pé no chão". Mas escrito com a leveza e fluidez que vejo aqui, sempre. Seu estilo. Se adotar um neto, quero ser um dos primeiros a saber, veja lá!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!

    Espero que adote um netinho.
    Se tiver tempo...
    Esse negócio de oficina mecânica
    sacode o esqueleto.

    Abraços

    Eliana

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.