19 DE ABRIL DE 2024 – 6ª FEIRA - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Khomeini, ayatollah e líder político/religioso, volta à Pérsia (hoje Irã) e dá início à República Islâmica.

01/2/1979 - A revolução do Irã

Jornal do Brasil: Khomeini retorna do exílio
Emocionado, o ayatollah Khomeini voltou ao Irã depois de 15 anos de exílio na França. O líder religioso xiita assegurou que não permitirá o retorno do xá Reza Pahlavi ao país. Khomeini disse que a revolução iraniana só triunfaria fossem "extirpardas as raízes do colonialismo e arrancadas definitivamente as raízes da monarquia". Essa tarefa coube ao Conselho Revolucionário Islâmico, que instituiu também um governo republicano fundamentado no Corão, livro sagrado dos muçulmanos.

O xá Reza Pahlavi estava no poder desde 1941. O governo do monarca destacou-se pela subordinação ao Ocidente e pela perseguição cruel aos opositores. Na década de 70, o descontentamento do povo com a corrupção, com as despesas supérfluas da corte e com a violenta repressão realizada pela polícia do xá, a temida Savak, chegou ao limite. Embora muitas pessoas estivessem passando fome e não tivessem aonde morar, o governo gastou US$ 300 milhões nas comemorações dos 2.500 anos da fundação do Império Persa. O fato causou a indignação das massas.

Depois das pressões por direitos humanos feitas pelo então presidente norte-americano Jimmy Carter, o xá concordou em libertar 300 prisioneiros políticos, relaxar a censura e reformar o sistema judicial. Em 1978, 2 milhões de pessoas foram às ruas protestar contra o regime. No início de 1979, o xá foi forçado a renunciar e instaurada a República Islâmica.
O novo governo republicano reforçou os códigos de vestimenta feminina e de costumes através de uma severa interpretação das leis do Corão. Milhares de professores foram demitidos e milhares de opositores foram mortos ou presos. O Partido Comunista Iraniano, o Tudeh, que apoiou a revolução, foi banido em 1983.

Iraque invade o Irã
Aproveitando-se da confusão em que se encontrava o país, o Iraque invadiu o Irã um ano e meio depois da revolução, que derrubou o xá. O Iraque ocupou a cidade de Khorramshar onde fica a refinaria de Abadã, sob o pretexto de que o Irã poderia bloquear o transporte do petróleo iraquiano para o Golfo Pérsico. O conflito durou oito anos e as tropas iraquianas foram acusadas de usar armas químicas contra os soldados iranianos. 

O Iraque era financiado pela Arábia Saudita, pelos EUA e pela União Soviética, enquanto o Irã contava com o apoio da Síria e da Líbia. Depois da morte de Khomeini em 1989, o Irã adotou uma política mais moderada.

***************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.