28 DE ABRIL DE 2024 –DOMINGO - DIA DA SOGRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Felipão é demitido do Chelsea. (Parte I - Perdi minha aposta.)



Devo dizer que sou um admirador de Luis Felipe Scolari, técnico que conduziu o Brasil à conquista da nossa quinta copa do mundo, em 2002, na Coréia/Japão. Ele é um comandante de frente de batalha, um líder em "tempos de guerra". Seu estilo me agrada. É atirado, arrisca-se em saltos mortais sem rede e não se omite. Enfim, um general de comandar no rugir das batalhas. Não são todos que reúnem tais características.

Quando ele foi para o Chelsea e deu a sua primeira entrevista (em inglês que surpreendeu a todos que o conheciam) e fez um sucesso danado eu me empolguei e fiz uma aposta. Disse que Scolari faria, no futebol inglês, o mesmo sucesso que em Portugal (leia "Felipão, ótimo case como exemplo de líder e gerente. O cara é um show!).

Neste mesmo post um internauta de Portugal - Escarapão do excelente blog Estúdio do Sul
(um entre outros mais que ele mantem na blogosfera) fez o seguinte comentário:

Escarapão disse... "Eu aceito essa aposta!Na minha opinião tudo no Chelsea depende não do treinador e do estilo de liderança mas sim do Drogba e do Lampard levarem aquela equipa prá frente. Scolari já provou que pode ser um treinador de seleção( embora em especial no Brasil mas também em Portugal ter melhor matéria-prima do que em muitos sítios).
Aliás o estranho é como é que algum treinador consegue perder um Campeonato de Mundo de Futebol com a seleção do Brasil, tendo de deixar de fora alguns dos melhores jogadores do mundo.
Agora num clube de uma Liga competitiva como a inglesa? Vamos ver.
Não desejo mal a Scolari, mas digo ainda bem que foi para Inglaterra e deixou a Selecão de Portugal. Em Portugal passou uma entrevista de Scolari (durante a Eurocopa ) a dizer que "devem aproveitar-se as oportunidades, pois algumas só aparecem uma vez na vida". Os média na Inglaterra vão adorá-lo.
08/07/08 19:49

Minha resposta:

Herbert Drummond disse... Olá Escarapão, meu abraço. Aposta fechada. Gosto muito de apostar assim. Vamos definir uma meta? Não conheço muito bem os valores vigentes no futebol europeu. O que seria uma marca de sucesso do Felipão. A conquista do campeonato inglês? Ou a conquista da UEFA? A minha aposta é que o Scolari vai colocar o Chelsea em um patamar no qual ele não esteve antes. Não terá ele, meu caro Escarpão, feito isto com a seleção portuguesa? O próximo lance nesse nosso xadrez é teu. Grato pelas tuas visitas e receba o meu abraço amigo. Volte sempre, já vi que temos algumas "afinidades" e gosto muito de polemizar com pessoas inteligentes. 08/07/08 23:38
Tréplica do Escarapão:

Escarapão disse... Não falemos da selecção portuguesa! Quanto à meta do sucesso do Scolari essa é complicada. É como na gestão de qualquer coisa conseguir definir os indicadores de desempenho é tramado. Neste caso vamos comparar com o quê? O israelita Grant conseguiu chegar à final do nosso equivalente da Libertadores (a Champions - Liga dos Campeões. O que o Chelsea nunca tinha conseguido antes. Mas não ganhou nada em termos internos. O portuga Mourinho que esteve lá nos dois anos anteriores e ninguém percebeu porque é que o patrão o mandou embora. Teve uma média de dois trofeus por época, ganhou 2 campeonatos e duas Taças (acho que da Liga, pois em inglaterra também há a da Federação) e chegou às meias finais da Liga dos Campeões. Se o Scolari ganhar qualquer coisa com o Chelsea a nível internacional (taça uefa ou liga dos campeões) será fantástico. Se o Chelsea conseguir na primeira época dele chegar aos quartos de final a nivel internacional já será alguma coisa e já aceito a sua vitória. Se aparecer pelo Algarve ou por Lisboa pago a cervejinha. Quanto à meta interna, vamos esperar mais uns dias porque os plantéis ainda não estão fechados. E o Chelsea é o clube que tem os bolsos mais "fundos" a nível Europeu. O Manchester está equivalente e o Arsenal e o Liverpool muito próximos. 10/07/08 16:31

Que coisa hein? O Escarapão deu um "show de bola" como analista do futebol europeu e ainda pode se dar ao luxo de dizer que "profetizou" o fracasso de Felipão. Confesso meu erro de avaliação e a perda da aposta. Reconheço a "derrota" e pagarei a cervejinha do Escarapão (com o maior prazer) em Lisboa ou no Algarve.


Mas o comentário sobre a queda do Scolari não fica por aqui. Vou escrever um outro post, logo a seguir sobre o que eu acho que aconteceu com o Scolari e procurar a analogia - muito comum aliás - com o que ocorre em todas as corporações que, como a do futebol (esportes em geral), tem suas leis imutáveis e... implacáveis. Leiam (acima) o post "Felipão é demitido do Chelsea. (Parte II - Não usou a "formula da liderança")".
Por enquanto conheça a notícia que selecionei no site da Globo.com sobre a demissão do nosso "Big Phil".


09/02/09 - 15h54 - Atualizado em 09/02/09 - 16h10

Felipão lamenta demissão precoce e diz que continuará morando em Londres

Em nota oficial, técnico agradece pelos sete meses que passou no Chelsea

Felipão teve aproveitamento de 62% dos pontos disputados com o Chelsea

Pouco depois de ser demitido pelo Chelsea, o técnico Luiz Felipe Scolari divulgou uma curta nota oficial nesta segunda-feira sobre os sete meses que ficou nos Blues. Além de lamentar a decisão do clube, o brasileiro afirmou que seguirá morando em Londres:
- Agradeço a oportunidade de ter trabalhado no Chelsea e no futebol inglês. Foi uma experiência muito valiosa. Lamento que a convivência com todos não tenha sido duradoura. Desejo sorte para o Chelsea nas três competições que está disputando. Aproveito para informar que seguirei morando em Londres – disse Scolari, acrescentando que “em breve” falará com a imprensa.
Felipão assumiu os Blues em julho do ano passado, após ter deixado a seleção portuguesa. O brasileiro chegou a anunciar sua ida para o Chelsea durante a Eurocopa na Grécia. Segundo a assessoria de imprensa do técnico, Scolari não deverá acertar com nenhum time, ou seleção, até junho.
Em sua passagem pela Inglaterra, Felipão não conseguiu vencer um clássico. O treinador brasileiro comandou o Chelsea em 36 partidas oficiais, com 19 vitórias, dez empates e sete derrotas, e teve um aproveitamento de 62% dos pontos disputados. Desempenho semelhante ao conseguido à frente da seleção portuguesa, seu último trabalho como técnico (63% em 31 jogos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.