||| 27 de fevereiro DE 2026 ||| 6ª feira ||| dia nacional do livro didático ||| "Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância." (Sócrates) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Livro Didático é comemorado anualmente em 27 de fevereiro, no Brasil. Esta data homenageia uma das ferramentas essenciais para a formação educacional dos alunos: o livro didático. O livro didático reúne as informações que o aluno necessita para ajudar a desenvolver o seu conhecimento, em todas as etapas da educação – desde o ensino fundamental até os superiores. Os livros didáticos também são muito importantes para orientar os educadores (professores), no processo de ensino e aprendizagem. Livro aberto com desenhos Desde 1985, o Brasil mantém o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que fornece todos os livros didáticos para os alunos das redes públicas de ensino de todo o país. No entanto, a trajetória do livro didático no Brasil começou em 1929, com a criação do Instituto Nacional do Livro (INL), órgão com a função específica de legislar esta área no país.


Lúcio Aneu Séneca (português europeu) ou Sêneca (português brasileiro) (em latim: Lucius Annaeus Seneca; Corduba, ca. 4 a.C. – Roma, 65) foi um filósofo estoico e um dos mais célebres advogados, oradores, escritores e pensadores do Império Romano. Conhecido também como Séneca (ou Sêneca), o Moço, o Filósofo, ou ainda, o Jovem, sua obra literária e filosófica, tida como modelo do pensador estoico durante o Renascimento, inspirou o desenvolvimento da tragédia na dramaturgia europeia renascentista. {https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9neca}


domingo, 22 de fevereiro de 2009

Ironia do destino: Morte de Sergio Naya ocorre dois dias antes do desabamento do Palace II completar onze anos.

Pesquisando coisas na internet, de repente chego à informação que hoje, 22 de fevereiro, completam-se 11 (onze) anos do desabamento do edifício Palace II, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Era - como hoje - período de carnaval (um sábado) e o Brasil foi surpreendido com aquela tragédia que comoveu a opinião pública. Não vou, obviamente, tecer comentários sobre o desabamento em si, destarte, fartamente documentado durante todos esses anos.

Meu registro é mais subjetivo. Trata-se de chamar a atenção para a morte, recente, do empresário Sérgio Naya - que era o dono da (Sersan) construtora do edificio - ocorrida na última sexta feira - dia 20 de fevereiro, quase no "aniversário" de 11 anos da tragédia. Como disse no título do post é mais uma demonstração do quanto o destino pode jogar com os dados da ironia. Ainda não vi nenhum órgão da mídia levantar esta questão que certamente tem interesse jornalístico pelos seus ingredientes tão ao gosto dos curiosos. Até aqui, parece que "comeram mosca".

Certamente especulações vão surgir a respeito dessa (quase) "coincidencia". Os místicos hão de dizer que as "garras do destino" se movimentaram e os céticos os contraditarão. O fato, inegável, é a existência dos (quase) 11 anos. Não fiz as contas, mas alguém ou alguns certamente as farão para saber se "descontados" os dias dos anos bissextos este intervalo não se aproximará mais do conceito da "exatidão fatal" tão decantada pelos esotéricos e astrólogos.

Leiam as matérias abaixo (compiladas) para se atualizarem com os fatos e aguardarem - acredito que só depois do carnaval - a abordagem deste lado da nóticia.



palace II

http://www.afolhadobosque.com/a_folha_do_bosque/images/2008/09/03/agosto_palace_2.jpg

http://www.afolhadobosque.com/a_folha_do_bosque/images/2008/04/12/paaaalace2_2.jpg
(clique em cada imagem separadamente)

O desabamento do Palace II completa 11 anos hoje. O edifício de 22 andares caiu em 22 de fevereiro de 1998. Oito pessoas morreram. mais de cem famílias ficaram desabrigadas e perderam tudo em um sábado de Carnaval. O acidente aconteceu em plena Barra da Tijuca, bairro de classe média alta na zona oeste carioca que estava no auge de seu boom imobiliário. Dias depois de uma coluna do prédio desabar, a perícia policial concluiu que as obras do Palace II foram mal executadas. Na época, bombeiros e peritos encontraram no local pilares ocos e indícios de areia de praia na construção, que teve que ser implodida seis dias após o desabamento parcial.

O empresário e ex-deputado Sergio Naya, 66 anos, morreu na tarde desta sexta-feira (20), em Ilhéus, no litoral da Bahia. Ele foi encontrado morto em um quarto do hotel Jardim Atlântico, onde estava hospedado. A causa da morte ainda não foi esclarecida. O empresário era dono da empresa Sersan (Sociedade de Terraplanagem Construção Civil e Agropecuária), responsável pela construção do edifício Palace II, no Rio de Janeiro. O laudo técnico apontou que houve erro de cálculo na obra do prédio. No processo cível, Naya foi condenado a pagar R$ 60 milhões de indenização para as vítimas.

O empresário Sérgio Augusto Naya foi absolvido em segunda instância, pela 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, por cinco votos a zero, do crime de responsabilidade pelo desabamento do edifício Palace II, em 1998, que causou a morte de oito pessoas. O engenheiro responsável, Sérgio Murilo Domingues, também foi considerado inocente.

NOTA - O texto acima é uma compilação de vários trechos de artigos sobre o desabamento do edifício Palace II e a morte, antes de ontem, do ex-deputado federal e empresário Sério Naya.

divider animations

Um comentário:

  1. Já foi tarde. Deve tá pulando o carnaval com o capeta. Esse infeliz não fará falta alguma ao mundo. Pena que até hoje apenas 15% das vítimas recebeu a indenização.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.