||| 18 de fevereiro DE 2026 ||| 4ª feira ||| "quarta-feira de cinzas" 2026 ||| Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo |||"O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete". (Aristóteles) |||

Bem vindo

Bem vindo

18 de Fevereiro: Consciência que Transforma. O Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo não é apenas uma data no calendário, mas um convite urgente à reflexão. O alcoolismo é uma doença crônica que impacta não apenas a saúde física do indivíduo, mas também seus laços familiares, sociais e profissionais. Reconhecer que o consumo de álcool se tornou um problema é, acima de tudo, um ato de coragem. O estigma e o silêncio costumam ser os maiores obstáculos, mas a recuperação é possível e o primeiro passo é a informação. Se você ou alguém que você conhece está enfrentando dificuldades, lembre-se: você não precisa carregar esse peso sozinho. Existem braços abertos prontos para ajudar. Onde buscar apoio: Alcoólicos Anônimos (AA): Reuniões de apoio mútuo em todo o Brasil. CAPS AD: Centros de Atenção Psicossocial especializados em álcool e drogas (pelo SUS). Profissionais de Saúde: Psicólogos e médicos especializados. Escolha a vida. Escolha o cuidado. O recomeço começa hoje.


Friedrich Wilhelm Nietzsche (Röcken, 15 de outubro de 1844 – Weimar, 25 de agosto de 1900) foi um filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor alemão. Escreveu vários textos criticando a religião, a moral, a cultura contemporânea, a filosofia e a ciência, exibindo certa predileção por metáfora, ironia e aforismo. Suas ideias-chave incluíam a dicotomia apolíneo e dionisíaco, o perspectivismo, a vontade de poder, a morte de Deus, o Übermensch e o eterno retorno. Sua filosofia central é a "afirmação da vida", que envolve o questionamento de qualquer doutrina que drene energias expansivas, não importando o quão histórica e socialmente predominantes sejam essas ideias. Seu questionamento radical do valor e da objetividade da verdade tem sido extremamente debatido e sua influência continua a ser substancial, especialmente na tradição filosófica continental compreendendo existencialismo, pós-modernismo e pós-estruturalismo. Suas ideias de superação individual e transcendência tiveram um impacto profundo sobre diversos pensadores entre o final do século XIX e o início do século XX, que usaram tais conceitos como pontos de partida para suas próprias filosofias. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Nietzsche}


domingo, 15 de fevereiro de 2009

Antártida tem sua colonização iniciada por famílias chilenas (1984)

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨15 de fevereiro de 1984 — Chilenos vão morar na Antártida
15 February, 2009 | Enviado por: denisedealmeida
Jornal do Brasil: 15 de fecereiro de 1984
Seis famílias chilenas, 12 adultos e seis crianças, viajaram para a Antártida onde permanecerão por dois anos como colonizadores do continente gelado. 

O primeiro grupo de civis a habitar a região foi acomodado em um acampamento batizado de Vila das Estrelas, erguido próximo ao aeroporto Tenente March, na Ilha Rei George. As casas de metal de três quartos são parecidas com contêineres. 

Os arquitetos estudaram materiais resistentes ao frio para construir as habitações especialmente para a experiência. Foram construídos também um banco, um supermercado e uma agência dos correios.

A Argentina e o Chile praticavam uma política oficial de anexação do Continente e da Península Antártida, área que fica mil quilômetros ao sul do Cabo Horn. Em 1940 o Chile publicou um decreto que fixava seus limites sobre a região.

O Tratado da Antártida, 1959, suspendeu todas as reivindicações territoriais no Pólo Sul e determinou o uso exclusivo da região para fins pacíficos. Não são permitidos testes nucleares, depósito de lixo radiativo e manobras militares na região. 

Desde 1961 o continente é regido pelas normas desse acordo. O Brasil foi um dos últimos países a aderir ao tratado (1975), com o Programa Antártico Brasileiro, que instalou na Antartida a estação de pesquisas científicas Luiz Antônio Carvalho Ferraz. Os primeiros oito módulos da base foram implantados em 1984, também na ilha do Rei George. 

A camada de gelo acumulada durante milhares de anos na Antártida é um verdadeiro arquivo natural, que guarda informações importantes sobre a formação e a história natural do nosso planeta, incluindo registros sobre o clima e a composição da atmosfera em eras passadas. O Brasil mantêm o lado de outros 26 países estações de pesquisa na região. 

Deserto cobiçado pelos países

A Antártida é o lugar mais frio do Planeta, e também o mais seco. Devido à falta de chuvas, é um grande deserto, porém tem indícios de petróleo, carvão e outros minerais valiosos. 

Entretanto, por não se conhecer o impacto que poderia causar a exploração econômica desses recursos, a Conferência de Madrid proibiu, em 1991, a retirada de minérios do Continente Antártico por 50 anos, e criou um comitê para a proteção do meio ambiente.

A preocupação com a poluição é grande. Todo o lixo produzido pelos pesquisadores é processado e retirado de lá. Nenhum corpo estranho ao ecossistema deve ser deixado no continente gelado, nem mesmo um fio de cabelo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.