15 DE JULHO DE 2025 ||| 3ª FEIRA ||| DOAR SANGUE É UM ATO DE SOLIDARIEDADE E AMOR AO PRÓXIMO. |||

Bem vindo

Bem vindo


José Julián Martí Pérez (Havana, 28 de janeiro de 1853 — Dos Ríos, 19 de maio de 1895) foi um político nacionalista, intelectual, jornalista, ensaísta, tradutor, professor, editor, poeta e maçom cubano, considerado um herói nacional cubano por causa de seu papel na libertação de seu país da Espanha. Ele também foi uma figura importante na literatura hispanófona. Foi muito politicamente ativo e é considerado um importante filósofo e teórico político. Através de seus escritos e atividade política, ele se tornou um símbolo da tentativa de independência de Cuba do Império Espanhol no século XIX, e é conhecido como o "Apóstolo da Independência Cubana" (em seu país natal, também chamado como «El apóstol»). Foi criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895 ou Guerra Necessária. Seu pensamento transcendeu as fronteiras de sua Cuba natal para adquirir um caráter universal. Desde a adolescência, dedicou sua vida à promoção da liberdade, independência política para Cuba e independência intelectual para todos os hispano-americanos; sua morte foi usada como um grito pela independência cubana da Espanha tanto pelos revolucionários cubanos quanto pelos cubanos anteriormente relutantes em iniciar uma revolta.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Mais um "Homem de Cro-Magnon é encontrado em terras de Israel. Arqueologia fez uma grande descoberta (1988.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
18 de fevereiro de 1988 — Descoberta arqueológica em Israel
Jornal do Brasil: Descoberta pode mudar arqueologia
Arqueólogos franceses e israelenses encontraram restos de um homem moderno, que viveu no território correspondente ao atual estado de Israel há cerca de 92 mil anos. Os ossos são típicos do Homem de Cro-Magnon e foram descobertos em uma caverna perto de Nazaré. A descoberta alterou antigas concepções sobre a origem e as migrações do homem primitivo, como, por exemplo, a crença de que os primeiros homens modernos chegaram ao Oriente Próximo há apenas 40 mil anos.
O Homem de Cro-Magnon e o Homem de Neandertal são considerados representantes do Homo sapiens pré-histórico. Segundo os antropólogos, os Neandertal e os Cro-Magnon encontraram-se há cerca de 40 mil anos. Os dois grupos competiram entre si durante 10 mil anos, e o Homem de Neandertal foi extinto.
Os primeiros resquícios do Homem de Cro-Magnon foram descobertos em 1868 numa gruta da localidade do mesmo nome, na região de Dordonha, Sul da França. Não se sabe ao certo durante quanto tempo a população de Cro-Magnon existiu nem o que aconteceu aos seus integrantes. Sabe-se, no entanto, que produziram as primeiras obras de arte da pré-história. As pinturas refinadas, encontradas nas paredes das cavernas mostram a habilidade do grupo. Eles também fabricavam utensílios para caçar e pescar, e cozinhavam os alimentos. Inventaram a agulha de osso, que era usada para costurar roupas, feitas de peles de animais.
Os fósseis do Homem de Neandertal foram descobertos em 1856, perto da aldeia alemã do mesmo nome, três anos antes da publicação de A origem das espécies, de Charles Darwin. 
O crânio achado pelos arqueólogos era parecido com o de um macaco, só que mais volumoso.

  

Um comentário:

  1. os antigos seres humanos eram muita mais dotados de inteligência comparados os atuais.
    podemos até supor que por sua capacidade intelectual serem mais elevadas,fato que é comprovado por sua quantidade de massa cefálica,deduzindo a sua poderosa capacidade de armazenar informações,consequentemente nao necessitavam de escritas.as informações eram passadas oralmente de pai para filho.a passagem dos tempos fazem com que os seres humanos venham a degradação mental e física.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.