7 de fev de 2009

Ulisses, sonda espacial, chegou à órbita do planeta úpiter. (1992).

..............................................................................................................................

7 de fevereiro de 1992 - Ulisses chega a Júpiter

Jornal do Brasil: Ulisses vai estudar o Sol
A sonda Ulisses, uma missão conjunta da Nasa e da Agência Espacial Européia, mergulhou na zona de radioatividade de Júpiter. A região é repleta de partículas atômicas capturadas pelo campo magnético desse planeta. Os equipamentos mais sensíveis da nave foram blindados para protegê-los da intensa radiação.
A chegada ao maior planeta do Sistema Solar foi apenas o primeiro estágio da missão, cujo objetivo era estudar a estrutura do Sol e o espaço que o circunda, principalmente as regiões polares da nossa estrela.

A força gravitacional de Júpiter e o seu movimento orbital impulsionaram a nave Ulisses rumo ao Sol, a qual orbitou a nossa estrela e em seguida voltou em direção a Júpiter. Esse longo percurso foi feito diversas vezes, durante 17 anos. Nesse vai-e-vém a sonda realizou estudos que mudaram para sempre o modo como os cientistas veem o Sol e os fenômenos que acontecem no espaço que o rodeia.

Projetada para durar cinco anos, a missão ultrapassou todas as expectativas. A pequena nave de 3 metros de largura e 370 quilos obteve uma enorme quantidade de dados sobre a heliosfera – uma grande região do espaço interplanetário ocupada pela atmosfera do Sol e dominada pelo vento solar. 

Os levantamentos realizados pela sonda comprovaram que explosões na atmosfera do Sol provocam sérias distorções nas ondas de rádio em nosso planeta, o que prejudica as telecomunicações. A Ulisses investigou também a origem dos raios gama ultra-energéticos que atingem a Terra.

Nave é a mais veloz já lançada ao espaço
A cápsula foi lançada a partir do ônibus espacial Discovery em órbita da Terra, em outubro de 1990. A Ulisses deixou a força de atração do nosso planeta e viajou para Júpiter a uma velocidade de 11,3 km/s, tornando-se a nave mais veloz já lançada. O experimento só terminou devido ao desgaste dos equipamentos da sonda, principalmente da bateria atômica , que alimentava os diversos sistemas e as transmissões de rádio para a Terra. A nave cessou de sinais para a Nasa no ano passado. 
***************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin