30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Júlio Cortázar (argentino) morreu neste dia em 1984. Foi um dos grandes intelectuais (poeta e escritor) latinoamericanos do século 20.

12 de fevereiro de 1984 — Os contos de Júlio Cortázar

Jornal do Brasil: Júlio Cortázar
O escritor Júlio Cortázar nasceu em Bruxelas em pela Primeira Guerra Mundial, e passou os quatro primeiros anos de sua vida na capital belga ocupada pelos alemãs. Os pais o levaram para morar na Argentina e quando o escritor alcançou a idade adulta o país mergulhou em um longo ciclo de golpes e ditaduras militares, iniciada por Juan Domingo Perón.
Cortázar começou a escrever poemas em 1938. Trabalhou como professor e tradutor de autores franceses modernos, entre eles Marguerite Yourcenar.

Em 1952, mudou-se para Paris, depois de recusar um emprego numa universidade argentina oferecido por Perón. Vivia em condições financeiras precárias até que surgiu a oportunidade de traduzir as obras completas de Edgar Allan Poe para a Universidade de Porto Rico. O resultado foi elogiado por vários críticos da época e apareceram outros trabalhos. Cortázar ficou famoso com o romance Rayuela (1963) que recebeu no Brasil o título de O jogo da amarelinha. Seu gênero preferido era o conto. A história curta, dizia, é "uma espécie de esfera", que permite chegar à perfeição. O contoAs babas do diabo, do livro As armas secretas (1959) foi transformado em filme com o título Blow-up, dirigido por Antonioni. No conto El perseguidor, inspirado na vida do músico Charlie Parker, o escritor expressou seu gosto pela música, em particular pelo jazz.

Apaixonado pela política, Cortázar apoiou a revolução cubana e defendeu o governo sandinista da Nicarágua, além de ser um crítico ferrenho à ditadura argentina. 

Em 1973, recebeu o Prêmio Médicis por seu Livro de Manuel e doou o dinheiro obtido com as vendas aos presos políticos da Argentina. Em 1974, integrou o Tribunal Bertrand Russell II, reunido em Roma para examinar a situação política na América Latina, em particular as violações dos direitos humanos.

Remy Gorga Filho, que traduziu cinco dos seus 10 livros publicados no Brasil, o conheceu de perto e descreveu assim o escritor: "Era um homem tímido mas amável. Gostava muito de Clarice Lispector e de Gal costa. Seu físico era impressionante. Era muito alto, tinha braços longos e estava sempre com a cabeça meio baixa.
****************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.