2 de mar de 2009

Ronaldo Fenômeno e o Corinthians, está faltando gerente para administrar o diferencial.

ronal abusa

Senhores e senhoras! Ladys and gentlemans! Señores y señoras!


Atenção que um circo foi armado para um show de futilidades que vocês não devem perder...

Falo desse assunto sobre a "noitada" de Ronaldo Fenômeno em Presidente Prudente/SP. Imagine!


Não vou fazer nenhum comentário sobre se a celebridade foi ou não indisciplinada neste novo affaire em que se meteu. Só registro que estão gastando tinta e câmeras demais para noticiar um fato que, no mínimo, pode ser taxado de insignificante. É a mais pura exploração que a imprensa faz (sempre), exagerando determinados assuntos (envolvendo gente famosa, claro), para a venda fácil de jornais, revistas, audiência ( leia-se publicidade).

Guardadas as devidas proporções repete-se o caso (mais um) da advogada brasileira na Suiça. Muita poeira para explorar a curiosidade infinita do público com os assuntos do tipo "fofoca".

Pela minha experiência vou dizer o que acho que aconteceu. Ronaldo foi para a farra "convidado" (leia-se "autorizado") por um ou mais dirigentes do Corinthians e, despreparados - provavelmente não passariam no teste do bafômetro - não souberam administrar o seu retorno ao hotel. Deixaram vazar o fato de que ele chegou de madrugada e como é Ronaldo Fenômeno tudo virou uma enorme noticia para ser degustada até pelas mídias internacionais. Quanta perda de tempo!

O que eu quero, na verdade, é chamar a atenção para a falta de competência dos administradores do clube paulista, presidente à frente, para saber administrar a presença de Ronaldo na corporação dos atletas corintianos. Perdoem-me o exemplo, mas é o que me ocorre agora. Não se pode querer colocar um elefante numa jaula de leões. É o que estão querendo fazer com Ronaldo.

Já me referi aqui à velha "Regra da Igualdade" que Ruy Barbosa cunhou na sua "Oração aos Moços" (leia o post A "Regra da Igualdade" no mundo corporativo. ). É uma das "leis pétreas" do mundo corporativo. O gerente que não sabe segui-la vai se dar mal sempre. É, simplesmente, o que aconteceu no caso Ronaldo e sua noitada.

Querer tratar (ou administrar?) o Fenômeno como se fosse um atleta comum do elenco de jogadores do clube é um erro monumental. Ele é diferente e logo, deve ser "gerenciado" de forma diferente. Fazer o contrário, como está acontecendo, não é aplicar a Regra da Igualdade ("não trate igualmente os desiguais").

Que este caso sirva de exemplo para os gerentes do lado de cá, no mundo real. Quando ao receber ou tiver que administrar em suas equipes aquelas "estrelas" corporativas que fazem parte das equipes ou departamentos que dirigem não queiram trata-los como se fossem igual aos demais; mesmo que haja pressão para tal. Não caia neste logro. Deixe claro que o tratamento é diferenciado e por que. Estabeleçam, de forma transparente, as "fronteiras" tanto para a "estrela" como para os seus demais colaboradores. Seja competente para saber controlar a situação e tirar dela o melhor proveito para a corporação.

Sempre gostei de trabalhar com "estrelas". Estes colaboradores abrilhantam as equipes onde escolhem (sim, eles escolhem) trabalhar. Se respeitados em suas histórias (sim, eles têm história) serão auxiliares valiosos para você, gerente, e para o grupo. Mas não queira "homogeneizá-los". Não aceitarão. Se não conseguirem sair do seu grupo se transformarão em bombas relógios com potencial para explodir a cada minuto.

Assim é o Ronaldo fenômeno no Corinthians e ao que parece, por incompetência da diretoria do clube, volto a dizer, presidente à frente, vão desperdiçar o brilho da estrela e criar a bomba relógio que me referi acima.


Ah! Esqueci de dizer: ninguém acredite nessa multa que a direção do Corinthians disse que vai aplicar em Ronaldo. É tudo cortina de fumaça. Estava tudo "combinado com os russos". Quem viver verá!


ronal abusa002

Noitada de Ronaldo: aval da direção?

Segundo garotas de programa, atacante estava acompanhado de dirigentes na noitada, mas clube nega veementemente e aplica multa ao Fenômeno


"O palco da festa que fez Ronaldo se atrasar no retorno à concentração e ser punido pelo Corinthians com multa se chama Pop’s Drinks, uma das mais tradicionais casas de diversão adulta de Presidente Prudente. A chegada do Fenômeno no local foi feita de maneira discreta, por uma entrada alternativa, sem chamar a atenção dos frequentadores. Logo, porém, a notícia da presença do craque se espalhou. Segundo três garotas de programa que trabalham lá, o atacante estava acompanhado de dirigentes do Timão, o que tornaria no mínimo estranha a punição ao jogador

A diretoria do Corinthians, por intermédio de sua assessoria de imprensa, negou que qualquer representante do clube tenha acompanhado o Fenômeno em sua aventura pela vida noturna de Presidente Prudente. Nos bastidores, o que circula é que um membro da direção alvinegra tentou convencer o camisa 9 a voltar para o hotel, já que tinha passado do horário marcado para reapresentação, mas ouviu um "não" como resposta. Assim, seis seguranças ficaram esperando pelo jogador.

Ainda de acordo com relatos das garotas de programa da Pop’s Drinks, Ronaldo não circulou pela casa. Ele ficou apenas numa área isolada, acompanhado de algumas das profissionais. Segundo elas, a movimentação dos garçons levando bebidas para o local em que estava o craque era intensa, assim como das outras meninas que queriam ver o jogador de perto. Um detalhe curioso é que uma das moças que trabalha na casa noturna está hospedada no mesmo hotel do time.
Na manhã seguinte à noitada, Ronaldo não treinou normalmente com o restante do elenco no estádio Prudentão. De acordo com o clube, ele ficou fazendo fisioterapia no hotel, algo que já estava programado pela comissão técnica. À tarde, o atacante reapareceu no saguão e foi junto dos outros atletas para um treinamento com bola no sítio São Fernando, uma espécie de clube da cidade. Lá, o camisa 9 tomou água de coco, brincou com Dentinho e viu a reunião da cúpula corintiana.

Em determinado momento, o presidente Andrés Sanches, o diretor técnico Antônio Carlos e o técnico Mano Menezes se afastaram do campo para conversar, muito provavelmente sobre a indisciplina de Ronaldo na noite anterior. A decisão deles foi por punir o Fenômeno com uma multa, estipulada por regimento interno do departamento de futebol alvinegro e de valores não divulgados.

Antes da confusão envolvendo Ronaldo, estava programada para sexta-feira ou para este sábado uma entrevista coletiva do craque, para falar sobre sua primeira viagem com a delegação corintiana. A princípio, a conversa será adiada.."


http://www.wvi.com/~celinec/gifs/line2_squares2.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin