29 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 4ª FEIRA ||| dia nacional do livro ||| a fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível (Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Livro é comemorado anualmente em 29 de outubro. A data celebra uma das invenções mais enriquecedoras do ser humano: o livro! Ele pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, transportando os leitores para os lugares mais espetaculares da imaginação humana, além de informar e ajudar a diversificar o vocabulário das pessoas. Os livros surgiram há centenas de anos e, desde então, continuam maravilhando as gerações com contos fantásticos e registrando os principais acontecimentos da história da humanidade. Existem outras datas importantes relacionadas aos livros, como: Dia Mundial do Livro (em 23 de abril); Dia do Livro Didático (em 27 de fevereiro); Dia Internacional do Livro Infantil (em 02 de abril); Dia Nacional do Livro Infantil (em 18 de abril), uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesse dia, tido como precursor da literatura infantil brasileira. Uma boa atividade para ser realizada no dia do livro é visitar a biblioteca da sua cidade e conhecer as histórias que ela preserva e os clássicos da literatura. Origem do Dia Nacional do Livro O Dia do Livro surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil (fundada em 29 de outubro de 1810). Vale lembrar que o Brasil começou a editar seus próprios livros ainda em 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia. O primeiro livro a ser editado foi "Marília de Dirceu", do escritor Tomás Antônio Gonzaga. Os aficionados por livros ainda celebram anualmente o Dia Internacional do Livro, em 23 de abril, que surgiu na região da Catalunha, na Espanha, em homenagem ao escritor Miguel de Cervantes. Dicas de leitura: os livros mais vendidos no mundo A Bíblia é considerada o livro mais vendido no mundo, com mais de 5 bilhões de cópias vendidas e tradução para cerca de 3 mil idiomas. O livro Dom Quixote (1612) é um clássico da literatura espanhola escrito por Miguel de Cervantes e vendeu mais de 500 milhões exemplares. Para quem quer se aventurar em muitas histórias de um personagem leia Harry Potter, escrito por J.K. Rowling. A saga possui 7 livros e o primeiro da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997), esta na lista dos mais vendidos. Um clássico infantil que encanta gerações e uma das obras mais traduzidas é O Pequeno Príncipe (1943) de Antoine de Saint-Exupéry. “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas ” é uma das frases mais conhecidas do livro.


Rabindranath Tagore (Calcutá, 7 de maio de 1861 – 7 de agosto de 1941), alcunha Gurudev, foi um polímata bengali. Como poeta, romancista, músico e dramaturgo, reformulou a literatura e a música bengali no final do século XIX e início do século XX. Como autor de Gitânjali, que em português se chamou "Oferenda Lírica" e seus "versos profundamente sensíveis, frescos e belos", sendo o primeiro não-europeu a conquistar, em 1913, o Nobel de Literatura. As canções poéticas de Tagore eram vistas como espirituais e mercuriais; no entanto, sua "prosa elegante e poesia mágica" permanecem amplamente desconhecidas fora de Bengala. Ele é às vezes referido como "o Bardo de Bengala". Tagore foi talvez a figura literária mais importante da literatura bengali. Foi um destacado representante da cultura hindu, cuja influência e popularidade internacional talvez só poderia ser comparada com a de Gandhi, a quem Tagore chamou 'Mahatma' devido a sua profunda admiração por ele. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Rabindranath_Tagore)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

domingo, 8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher (2009) - Proteja-se contra o Cancer de Mama.

Hoje é o Dia Internacional da Mulher no ano de 2009. É habitual que blogs e websites promovam homenagens à passagem da data. Não pretendo ficar de fora, mas vou procurar uma vertente diferente das simples loas de louvação.
Acho, na minha visão de "machista constrangido" que as mulheres devem lutar muito mais para conscientizar o mundo ao seu redor e conscientizar-se, a si mesmas, que formam uma corporação; devem batalhar para a ampliação dos seus direitos, ainda muito reduzidos no universo masculino que as cerca.

Como não pretendo escrever um discurso a respeito - mesmo porque a internet (blogs e sites) e as mídias vão ficar lotadas com as homenagens - faço o meu registro neste post.

Reproduzo a primeira página (home) do site "Cancer de Mama" que eu acompanho há muitos anos. É um pessoal da maior seriedade que presta magnifico serviço às mulheres vítimas desta terrível doença em todo o Brasil.

Não deixem de ler o texto. Além de bonito é muito informativo sobre a origem do Dia Internacional da Mulher. Leiam um pequeno trecho:
  • "Neste dia (8 de março), do ano de 1857, as operárias texteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, houve um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas". (...) "Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".(...)



(clique na imagem)



Dia Internacional da M U L H E R - 8 de março
.
NEOMAMA
No peito de cada uma de nós bate um coração.

Em compassos diferentes, mostram a alegria e a felicidade, a tristeza e o sofrimento que vivemos nos vários momentos de nossa vidas.
Em situações de perigo ou de tranquilidade, ele nos alerta para a reação ideal.
Quem de nós não o sentiu apertado em uma alegria, ou em um momento de tensão?
Quem de nós não levou as mãos ao peito, perto do coração, em momentos diversos, como se quiséssemos deste modo proteger alguém, ou perpetuar nele determinadas situações?

Só as mulheres, e sempre as mulheres, podem e têm o poder de, mesmo que externamente, trazer para junto do coração tantas disparidades, com tanta intensidade, tanto amor, que ninguém pode mensurar.
Só as mulheres, e sempre as mulheres, têm um coração tão grande e generoso, com tantas possibilidades, que deste modo conseguem guardar e salvaguardar fases e pessoas dentro dele.
Só as mulheres, conseguem acalentar, proteger, convencer e incentivar outro coração ferido, ansioso, desprotegido ou rejeitado.
Só as mulheres conseguem, em seu dia-a-dia, lutar por sua família, sustentá-la em tantos aspectos, e dormir (bem ou não) com a sensação no peito de que o dia de amanhã sempre será melhor.
Só as mulheres revertem condições inusitadas, e as estabilizam. Mesmo que à distância.
Porque só as mulheres são, puramente, coração.

Parabéns pelo dia Internacional da Mulher.
Parabéns, principalmente, por ser MULHER!

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher ?
O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher.

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, houve um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.

Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".


Projeto: TOQUE-SE - Mande a sua foto com o TOQUE-SE

... Vamos se Tocar ! PREVINIR É UMA ATITUDE SÁBIA
MENINAS - CNH INTERACT ITAJOBI Família Feliz
São José do Rio Preto - SP Itajobi - SP Cambé - PR
Brasil Brasil Brasil



O Câncer é uma doença sem sexo......TOQUE-SE Vamos lutar contra o cancer de mama, se for descoberto ainda no inicio, TEM CURA!! mamãe sabe disso Eu venci, você também vai vencer !
CARLOS ROBERTO RITA/BRIGITTE Sol Lopes
Barra do Piraí - RJ Salvador - BA Rio de Janeiro - RJ
Brasil Brasil Brasil



Se Toca ! Toque-se ! ... ...
MARTINHA TATI Karenina Oliveira
Orlândia - SP São João do Meriti - RJ Rio de Janeiro - RJ
Brasil Brasil Brasil



... ... ...
NENETHY SEDIARI RUKA
Niterói - MG Uberaba - MG Campinas - SP
Brasil Brasil Brasil



Quem toca, desentoca. Toque-se. ... Uma vida num toque.
JURGIN JULIANA INFANTE LAGONEGRO
Contagem - MG Tietê - SP São Paulo - SP
Brasil Brasil Brasil

Para Participar Clique em Projeto: TOQUE-SE (no menu ABAIXO)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.