29 de mar de 2009

Lideres Educadores. Este é o tema que Emílio Odebrecht aborda na Folha de São Paulo.

http://cache01.stormap.sapo.pt/fotostore01/fotos//38/d0/dd/402679_PIWAt.jpeg


..... Mais um artigo do empresário Emílio Odebrecht. Hoje eu nem pretendia produzir um post para não fixar a coluna dele - publicada aos domingos na Folha - como algo obrigatorio no blog. Todavia o assunto que ele escolheu para desenvolver, intitulado "Lideres Educadores", faz parte do meu portfolio de interesses mais estudados. Leiam abaixo dois trechos que estão no artigo.

  • (...)"Líderes educadores são aqueles executivos que tomam para si a tarefa de educar seus liderados, como uma responsabilidade indelegável." (...)"Aqueles a quem chamo líderes educadores devem agir como preceptores, motivando e orientando seus liderados, para que evoluam e tornem-se multiplicadores dessa forma de pensar e de agir." (...)

.....Considero-me um líder educador, sem falsa modéstia. Em todas as minhas "temporadas" no exercicio de funções de chefia e liderança jamais deixei de procurar e investir meu tempo e experiência (na verdade, apenas descobrir talentos) na busca de novas lideranças que pudessem servir às corporações que gerenciei.
.....Na CODEVASF, onde estive por mais tempo foram muitos os colegas que durante meus periodos de chefia foram destacados do corpo funcional para o exercício de cargos e missões diferenciadas conquistando posições de liderança na corporação. E por liderança não me refiro apenas aos cargos que conquistaram, mas ao respeito dos colegas por conta de comportamentos e valores que desenvolveram. É dos galardões que mais me envaidece.
.....Vou parar por aqui senão esvaziarei o excelente artigo abaixo. Aliás, por conhecer bem o sistema gerencial da Organização Odebrecht, posso atestar que está no DNA deles a premissa da busca e do investimento na formação de lideranças positivas.
.....O fundador do grupo, Norberto Odebrecht, foi ele próprio um lider educador; respeitado por sua preocupação e ações a favor da formação gerencial dos jovens funcionários de sua empresa. É pena que, para a opinião publica, seja mais conhecida a face da "empreiteira" do que a da instituição que tem grandes e valiosas contribuições voltadas para os temas da educação e valores corporativos. Para quem quiser conhecer, está tudo disponível na sede e no site do grupo.
.....Não deixe de ler o texto e refletir sobre ele.


http://www.stylegala.com/img/_bullets/0188_pink_star.png


São Paulo, domingo, 29 de março de 2009



http://www.digirolamo.com.br/images/emilio.jpg
EMÍLIO ODEBRECHT

Líderes educadores

A EXISTÊNCIA de universidades corporativas em grandes grupos empresariais é, hoje, uma realidade disseminada pelo mundo. Nelas, os trabalhadores estudam em benefício da organização e de si mesmos, adquirindo saberes específicos que a escola não lhes ofereceu ou aperfeiçoando conhecimentos. A percepção de que empresas cujos integrantes vivam em contínuo aprendizado são mais bem-sucedidas motivou o surgimento desses centros educacionais.

É vital, portanto, que a educação na empresa esteja voltada para a geração de resultados tangíveis e intangíveis. Melhorias de produtividade, desenvolvimento tecnológico, excelência no atendimento aos clientes e identificação e formação de talentos devem decorrer da ênfase na capacitação cada vez mais apurada dos trabalhadores.

http://www.gnosisonline.org/imagens/ser/o_ser_e_o_primeiro_educador.gif
.
Nesse sentido, este sistema educacional deve evitar generalizações e abstrações, mantendo-se conectado ao canteiro de obras, à usina, à fábrica, ao campo agrícola, enfim, aos lugares onde a riqueza nasce. Além dos resultados econômicos, há os resultados não econômicos que cada profissional qualificado pode alcançar, educando novas pessoas, trabalhando com responsabilidade social, projetando uma imagem positiva dos negócios. Mas, ao lado desse tipo de ação estruturada, as empresas precisam também de líderes educadores.

Líderes educadores são aqueles executivos que tomam para si a tarefa de educar seus liderados, como uma responsabilidade indelegável. Refiro-me ao tema em seu sentido amplo. Penso em educação como a formação integral da pessoa, via construção de seus valores e caráter, mais os conhecimentos que adquira.

Aqueles a quem chamo líderes educadores devem agir como preceptores, motivando e orientando seus liderados, para que evoluam e tornem-se multiplicadores dessa forma de pensar e de agir. Seja qual for a idade, sexo, instrução ou atividade que desempenha, toda pessoa pode aprender. O líder educador é a fonte de tal estímulo.

Líderes que percebem e não pressupõem enxergam a realidade sob a perspectiva do tempo, antevendo o melhor futuro para a empresa e o que fazer para atingi-lo. E sabem valorizar o patrimônio intangível, em especial a lealdade, a dedicação e o espírito de servir de seus trabalhadores.

Líderes educadores, por fim, sabem recompensar, compartilhando os ganhos com todos que contribuíram para que fossem alcançados, em todos os níveis da empresa, sem discriminação ou privilégios. Porque líderes educadores não são chefes, são parceiros. Para eles, a hierarquia está sempre no cliente.
EMÍLIO ODEBRECHT escreve aos domingos nesta coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin