29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 23 de março de 2009

India e Paquistão vivem às turras desde as priscas eras (1956)

23 de março de 1956 — A República Islâmica do Paquistão

Jornal do Brasil: Hostilidades entre a Índia e o Paquistão
O Paquistão acusou a Índia de abrir fogo contra soldados paquistaneses na cidade de Carachi. Cinco pessoas morreram no confronto. O governo da Índia alegou que um efetivo das forças armadas do Paquistão tentou ocupar uma faixa de terra na fronteira, que pertencia aos indianos. 
O território paquistanês fazia parte da Índia, que por sua vez, era uma colônia britânica. Com a retirada das tropas inglesas, o Paquistão, com população de maioria muçulmana, separou-se da Índia, de maioria hindu, e ambos os países tornaram-se independentes em 1947. 

O Paquistão foi um Dominum na Comunidade Britânica de Nações até 1956 quando ser proclamada a República Islâmica do Paquistão. 

Em 1971, ocorreu nova divisão: O Paquistão Oriental apoiado pela Índia separou-se da República Islâmica, dando origem a Bangladesh. A guerra civil deixou mais de 2 milhões de mortos.
Desde a sua criação, o país disputa a posse da região da Cachemira com a Índia.

O território paquistanês já foi invadido por gregos, persas, árabes, afegãos, turcos e mongóis. Os muçulmanos de origem sunita, que são a maioria, vivem em conflito com a minoria xiita.

Paquistão, em urdu, a língua oficial, significa país dos puros e cada letra que forma o seu nome, Pakistan, em inglês, refere-se a uma das regiões que o compõe. Assim, a letra P é de Punjab, o A é de Afegânia, o K é de Kachemira, o S é de Sind e as três últimas letras (TAN) referem-se à área meridional do país, conhecida como Baluquistan. 

Situado no centro-sul da Ásia, o Paquistão fez parte da Rota da Seda, trilhada na Idade Média por caravanas que iam da Turquia até a China e levavam a seda para a Europa.

O território é muito montanhoso e abrange parte da cordilheira do Himalaia, onde está o segundo pico mais alto do mundo, o K-2. O clima é árido e há desertos nas fronteiras com a Índia, com o Irã e com o Afeganistão. A maior parte da população habita o vale do rio Indo, região de terra fértil onde são cultivados algodão e trigo.
pa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.