||| 31 de julho DE 2026 ||| 6ª feira ||| Dia Internacional do guarda florestal ||| *Reflexão: "Acredite em milagres, mas não dependa deles". (Immanuel Kant) |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial do Vigilante da Natureza, também conhecido internacionalmente como World Ranger Day, celebra-se anualmente a 31 de julho. A data presta homenagem aos vigilantes da natureza, guardas-parques, guardas florestais e outros profissionais que trabalham diariamente na proteção das áreas naturais e da biodiversidade. Embora ainda seja pouco conhecido em Portugal, este dia tem vindo a ganhar relevância por destacar o papel essencial destes profissionais na conservação da flora, da fauna e dos ecossistemas, bem como por recordar aqueles que perderam a vida ou ficaram feridos no exercício das suas funções. Origem da celebração O Dia Mundial do Vigilante da Natureza foi assinalado pela primeira vez em 2007, por ocasião do 15.º aniversário da International Ranger Federation (IRF). Desde então, a IRF organiza a celebração em parceria com dezenas de associações nacionais e internacionais de vigilantes da natureza, promovendo iniciativas de sensibilização para a importância da conservação ambiental e para os desafios enfrentados por estes profissionais. vigilante da natureza sentado O papel dos vigilantes da natureza Os vigilantes da natureza desempenham um papel fundamental na preservação do património natural. Entre as suas principais funções encontram-se: vigiar parques naturais, reservas e áreas protegidas; proteger espécies da fauna e da flora; prevenir e detetar incêndios florestais; combater a caça furtiva, a pesca ilegal e outros crimes ambientais; monitorizar habitats e ecossistemas; sensibilizar visitantes para a proteção da natureza; colaborar em programas de investigação científica e conservação. O seu trabalho contribui para garantir que as gerações futuras possam continuar a desfrutar da riqueza natural do planeta.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Immanuel Kant (Konigsberg hoje Kaliningrado, 22 de abril de 1724 – Königsberg, 12 de fevereiro de 1804) ou Emanuel Kant, foi um filósofo alemão (nativo do Reino da Prússia) e um dos principais pensadores do Iluminismo. Seus abrangentes e sistemáticos trabalhos em epistemologia, metafísica, ética e estética tornaram-no uma das figuras mais influentes da filosofia ocidental moderna. Kant também publicou importantes obras sobre ética, religião, direito, estética, astronomia e história durante sua vida. Estes incluem a História Natural Universal (1755), a Crítica da Razão Prática (1788), a Crítica do Poder de Julgamento (1790), a Religião nos Limites da Simples Razão (1793) e a Metafísica dos Costumes (1797). (https://pt.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant)

 

sexta-feira, 13 de março de 2009

Corrida espacial: os russos dão um show ao enviar a Soyuz com 2 astronautas para se acoplar à estação MIR.


13 de março de 1986 — Soyuz leva 2 cosmonautas à Mir

Jornal do Brasil: Soyuz T-15
A nave tripulada Soyuz-T-15 entrou em órbita terrestre 50 minutos depois do lançamento no Centro Espacial de Baikonur, República do Cazaquistão. No dia seguinte a Soyuz se acoplou à estação orbital Mir, cujo nome significa ao mesmo tempo paz e universo em russo. 
O voo da Soyuz T-15 foi o 59º da história espacial soviética, e foi realizado no 25º aniversário da primeira viagem ao espaço tripulada feita pelos soviéticos.

A União Soviética mostrou ao vivo, pela TV, os cosmonautas Leonid Kizin, 44, e Vladimir Solovyoy, 39, preparando-se para a viagem. A cobertura começou 18 minutos antes do lançamento e estendeu-se até momentos depois da partida.

A transmissão marcou uma mudança de atitude do governo soviético, que só mostrava imagens de viagens espaciais que tivessem sido bem-sucedidas. A única transmissão ao vivo feita pelo soviéticos ocorreu em 1975 quando uma nave do programa Soyuz, transportando dois astronautas, foi lançada para acoplar-se com uma nave Apolo, em que estavam três cosmonautas americanos.

A estação orbital Mir foi lançada no dia 20 de fevereiro, e foi projetada para abrigar longas missões do homem no espaço, em substituição às pequenas cápsulas de laboratório Salyut. 

Pesquisas a bordo da Mir
A bordo da Mir foram realizados 16.500 experimentos em 15 anos de missão em órbita. O complexo orbital era formado por vários módulos que foram acoplados por etapas, pesava 137 toneladas e tinha 40 metros de extensão. Cada astronauta dispunha de uma cabine individual, com saco de dormir, mesa e lavabo. Além de seis docas para receber naves espaciais, a Mir tinha quatro módulos-living, oficina tecnológica, estação de pesquisas biológicas e laboratório médico. 

A partir de 1995, uma série de acidentes graves afetou o funcionamento da estação até que em março de 2001, as autoridades russas decidiram destruir o complexo. Os destroços da Mir afundaram o sul do Oceano Pacífico. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.