29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 5 de março de 2009

5 de Março - "Cortina de Ferro", Churchill cunhou esta famosa expressão em 1946; O partido nazista ganhou as eleições e o poder na Alemanha (1933)

4 de março

4 de Março é o 63º dia do ano no calendário gregoriano (64º em anos bissextos). Faltam 302 dias para acabar o ano.



Cristovão Colombo.

(Clique na imagem)

"Colombo, o homem que ao serviço dos Reis Católicos, alcançara em 1492 as Antilhas e abria as portas do que foi chamado o Novo Mundo que, não era outra coisa que o continente americano, desconhecido do mundo europeu e asiático. E terminava os seus dias envolvido numa teia de acusações que quase o deixaram na mais absoluta solidão, vivendo o desespero de não ver reconhecida uma obra que fora a obsessão da sua vida e que continuava a acreditar ter efectuado: a descoberta de uma via marítima para o Oriente de Marco Polo, navegando para ocidente numa viagem tão curta quanto as que fizera até às Antilhas por quatro vezes. Em vão pedia sucessivas audiências ao rei D. Fernando, que sempre foram canceladas e adiadas, levando a que seguisse atrás da corte para toda a parte, até lhe sucumbirem as forças em Valladolid. Ali passou os últimos meses da sua vida e, pela derradeira vez, viu gorada a esperança de se enfrentar com o soberano, a quem queria voltar a apresentar todos os argumentos que acumulara há duas décadas e que repetia até à exaustão. Todos sabiam que aquelas ilhas e terra firme a que chamara as Índias, não eram o oriente longínquo já alcançado pelos portugueses em 1498, mas o Almirante persistia. Persistia de forma obstinada e doentia, recusando-se a aceitar que vivera um erro gigantesco. Um tremendo equívoco aproveitado, apesar de tudo, de forma pragmática pela coroa que soubera transformar as miragens de Cipango e Cataio num concreto e proveitoso Novo Mundo."

(clique na imagem)


http://4.bp.blogspot.com/_53Z0yBgXZWE/R82odYGTBJI/AAAAAAAAAd4/dBp2ernpdyA/s320/Wikipedia-logo.png
(CLIQUE NO LOGOTIPO)



Eventos históricos

[5603782.jpg]
Ficheiro:Boston Massacre.jpg
Ficheiro:Revolver MKL1888.png
Revólver de 1888.

Cap 1 - A Democracia Vazia

“FELIZ O POVO CUJO DEUS É O SENHOR!” (SALMO 144.15b)

“Pode-se portanto argumentar que Churchill se apagou porque o império britânico desapareceu, que Stalin se pagou com a desagregação da União Soviética e que a recordação de Roosevelt está em declínio porque o poder se transfere dos EUA. Por que então Hitler ainda parece importante, se é que parece de fato?”

Esta declaração feita em 1995 pelo então presidente da British Broadcasting Standards, Milliam Rees-Mogg ao jornal The Times, exprime bem uma de várias e inquietantes questões que, desde o Processo de Nuremberg (1945-1946), ficaram sem respostas. Como Hitler se tornou tão importante? Como ele conseguiu fazer que um país inteiro o seguisse em sua loucura? Por que sua imagem continua a influenciar tantas pessoas? Pense nisso!

Em 1919, na cidade alemã Munique, foi fundado o Partido Alemão, que após ser reestruturado passou a ser o Nationalsozialistichen Deutschen Arbeiterpartei (Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães). Do nome Nationalsozialismus surgiria a abreviatura alemã Nazismus.

Este partido de caráter fascista pregava: ab-rogação do tratado de Versalhes (1919); restituição das colônias alemãs; restrição de cidadania alemã e cargos públicos a pessoas de sangue não-alemão; formação de uma Grande Alemanha; condenação às liberdades democráticas.

Cerca de dois anos depois, em agosto de 1921, um histriônico, empavonado e inapto ex-cabo do exército chamado Adolf Hitler tornou-se líder do Partido Nazista, aos 32 anos. Nesta época o Partido tinha apenas 68 membros filiados.

Adolf Hitler

Em 1923 os nazistas, liderados por Hitler, tentaram sem êxito subir ao poder pela força, num golpe conhecido por Putsch da cervejaria. Condenado à 5 anos de prisão (dos quais cumpriu 9 meses), Hitler escreveu na Prisão de Landsberg sua famosa obra Mein Kampf (Minha luta - 1924).

Apesar de ser um importante tratado político por explicar a filosofia nazista, Minha luta é cheio de monólogos enfadantes, divagações e banalidades que exaltam o anti-semitismo e a superioridade da raça ariana.

Sete anos depois de sua prisão, nas eleições de setembro de 1930, os nazistas se tornaram nas urnas, o segundo maior da Alemanha (elegendo 107 membros).

Em 27 de fevereiro, após Hitler ter sido nomeado Chanceler, os nazistas atearam fogo no Reichstag (Parlamento Alemão) e colocaram a culpa nos comunistas. Foi o pretexto para dissolver o Partido Comunista e perseguir seus membros, com a prisão de pelo menos 4,5 mil comunistas e social-democratas.

Apesar disto, nas eleições de 5 de março, “a composição do Legislativo extraída das urnas, foi esta: 288 deputados nazistas, 118 socialistas, 70 do centro, 52 alemães nacionalistas, 28 populistas bávaros e 81 comunistas. O Par­tido Nazista tinha 43,9% do Reichstag. Para dispor de maioria absoluta, Hitler ‘convidou’ os comunistas a não se empossarem. Compreendendo que se não entendessem a mensagem morreriam, eles não se apresentaram; e sua eliminação deu aos nazistas 52%dos votos dos deputados.” (Lições do Nazismo. Jornal O Estado de São Paulo. São Paulo/SP. Pág. A2. 27 de maio de 1995. Artigo do editorialista Arnaldo Lacombe.)

Porém cerca de um ano depois aconteceu algo decisivo para subida de Hitler ao poder: o presidente Hindenburg morreu. O Parlamento - então presidido pelo herói da aviação alemã e viciado em morfina Hermann W. Goering - deu plenos poderes a Hitler, que passou a acumular os cargos de Chanceler e Presidente.

Com tanto poder político, Hitler resolveu se auto-proclamar Fuhrer, isto é, guia, chefe e condutor. E instalar o Terceiro Reich, que pretendia ser um reino de mil anos.

A partir disto o Partido Nazista a afastar todos os que tivessem idéias contrárias as suas, utilizando métodos dignos de um partido de trabalhadores: espancamentos, seqüestros, coação e assassinatos de operários, sindica-listas, socialistas e comunistas.

Parlamento Alemão

Ficheiro:Supermarine Spitfire 1985.jpg
http://www.solarnavigator.net/history/explorers_history/Winston_Churchill_British_bulldog_portrait.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjwkr67oIi1OF84uvC6LcTktH-tgiX1_DCNNl68obiIR5CB5_xhiy_V6XaGBsiRzIltGdQi86zTZVATHnRE_Ypv07GDoUlE-mKX92KCLzZ78oRjm7h0D9Cdig66uZq4ZYdJglJLQ-Nd6k/s320/NovoPublicoPT_Nov_menor2.png.jpg
(clique na imagem)

Nascimentos

http://images.uncyc.org/pt/7/72/Rosa_Luxemburgo_comicio.jpg
Ficheiro:Heitor Vila-Lobos (c. 1922).jpg
http://www.bemhaja.com/bemhaja/images/2007/05/29/cicero_dias.jpg
http://lorenaborges.files.wordpress.com/2008/06/assare_patativa.jpg
http://blogs.larioja.com/blogfiles/amossabras/Felipe1999.jpg
http://upload.moldova.org/movie/actors/e/eva_mendes/thumbnails/tn2_eva_mendes_3.jpg

Falecimento

http://www.artchive.com/artchive/c/correggio/correggio_leda.jpg

Feriados e eventos cíclicos

Ligações externas



http://idse.imss.gob.mx/imss/source/images/proveedores/logoTerra_Web.jpg
(CLIQUE NO LOGOTIPO)


1616 - A Igreja Católica condena o livro de Copérnico que contém suas teorias astronômicas.
1960 - Após dois anos servindo o Exército, Elvis Presley retorna a vida civil.
1997 - Representantes da Coréia do Norte e da do Sul se reúnem pela primeira vez em 25 anos.
2000 - Papa João Paulo II beatifica 30 mártires do Rio Grande do Norte, trucidados por índios e holandeses em 1645.
2004 - Anistia Internacional denuncia a morte de entre 415 e 370 mulheres na cidade mexicana de Ciudad Juarez na última década. Muitas das vítimas foram estupradas e, depois de mortas, tiveram seus corpos atirados no deserto.

(CLIQUE NO LOGOTIPO E PESQUISE AS DATAS DESEJADAS NAS OPÇÕES EXISTENTES )


ATENÇÃO: Pela quantidade de links apresentados no website do "Ponteiro", para esta data, coloquei apenas sua primeira página. Quem estiver interessado (e sugiro que você, leitor, esteja porque é um passeio fascinante pela história) clique nos links numerados que estão no final do texto e conheça episódios e eventos de toda ordem registrados pela equipe deste sítio maravilhoso.

Século 14 (XIV)

05/03/1324 Nascimento de David II Bruce (rei escocês)Signo de PeixesHoróscopo Chinês - RatoFatos relacionados

Século 16 (XVI)

05/03/1512 Nascimento de Gerardus Mercator (cartógrafo belga)Signo de PeixesHoróscopo Chinês - MacacoFatos relacionados
05/03/1534 Morte do pintor italiano Antonio Allegri da CorreggioFatos relacionadosLinks deste tópico

Século 17 (XVII)

05/03/1637 Nascimento de Jan van der Heyden (pintor holandês)Signo de PeixesHoróscopo Chinês - BúfaloFatos relacionadosLinks deste tópico
05/03/1637 Rendição de Porto Calvo à Maurício de NassauFatos relacionados
05/03/1658 Nascimento do explorador Antoine Laumet de Lamothe CadillacSigno de PeixesHoróscopo Chinês - Cão
05/03/1668 Nascimento de Francesco Gasparini (compositor italiano)Signo de PeixesHoróscopo Chinês - MacacoFatos relacionadosLinks deste tópico
05/03/1696 Nascimento de Giovanni Battista Tiepolo (pintor italiano)Signo de PeixesHoróscopo Chinês - RatoFatos relacionadosLinks deste tópico



Século 18 (XVIII)

05/03/1703 Morte da filósofa francesa Gabrielle Suchon
05/03/1722 Nascimento de Juan Molina Lario y Navarro (bispo espanhol)Signo de PeixesHoróscopo Chinês - TigreFatos relacionados
05/03/1748 Nascimento de William Shield (compositor inglês)Signo de PeixesHoróscopo Chinês - DragãoFatos relacionadosLinks deste tópico
05/03/1770 Massacre de Boston (Revolução americana)
05/03/1770 Morte do herói norte-americano Crispus Attucks
05/03/1774 Nascimento de Christoph Ernst Friedrich Weyse (compositor dinamarquês)Signo de PeixesHoróscopo Chinês - CavaloFatos relacionados
05/03/1778 Morte do compositor inglês Thomas Augustine ArneFatos relacionados
05/03/1779 Nascimento de Benjamin Gompertz (matemático inglês)Signo de PeixesHoróscopo Chinês - PorcoLinks deste tópico
05/03/1794 Nascimento de Jacques Babinet (físico francês)Signo de PeixesHoróscopo Chinês - TigreLinks deste tópico
05/03/1799 Nascimento de Pierre Verne (pai de Júlio Verne)Signo de PeixesHoróscopo Chinês - CabraFatos relacionadosFrases
05/03/1800 Nascimento de Georg Friedrich Daumer (poeta e filósofo alemão)Signo de PeixesHoróscopo Chinês - MacacoFatos relacionadosLinks deste tópico

Século 19 (XIX)

05/03/1801 Henry Dearborn assume o cargo de Secretary of War
05/03/1817 Nascimento de José Eusebio Caro (escritor e político colombiano)Signo de PeixesHoróscopo Chinês - Búfalo
05/03/1818 Primeira apresentação da ópera ‘Mosè in Egitto’, de Rossini (Nápoles)Fatos relacionados
05/03/1824 Nascimento de Anne Charton-Demeur (soprano francesa)Signo de PeixesHoróscopo Chinês - MacacoFatos relacionadosLinks deste tópico
05/03/1824 Nascimento de Lucy Larcom (poetisa norte-americana)Signo de PeixesHoróscopo Chinês - MacacoFatos relacionadosLinks deste tópico
05/03/1827 Inauguração do distrito de Chinameca
05/03/1827 Morte do matemático, físico e astrônomo francês Pierre-Simon Laplace.Links deste tópico
05/03/1827 Morte do físico italiano Alessandro VoltaLinks deste tópico
05/03/1831 Nascimento de Marie-Alexandrine (filha do escritor Alexandre Dumas e Bell Krelsamer)Signo de PeixesHoróscopo Chinês - CoelhoFatos relacionados
05/03/1832 Nascimento de Numa Pompilio Llona (escritor equatoriano)Signo de PeixesHoróscopo Chinês - DragãoLinks deste tópico
05/03/1833 José Bonifácio de Andrada e Silva recebe o Grau 33 Fatos relacionados e imagem
05/03/1841 John Bell assume o cargo de Secretary of War
05/03/1842 Nascimento de José Roberto Viana Guilhon (primeiro Presidente do TJ - SC)Signo de PeixesHoróscopo Chinês - TigreLinks deste tópico
05/03/1843 Antonio López de Santa Ana assume a presidência do México
05/03/1845 Matías León assume o Ministério das Relações Exteriores
05/03/1845 Nascimento de Alphonse Hasselmans (harpista francês)Signo de PeixesHoróscopo Chinês - SerpenteFatos relacionados

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.