04 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 5ª FEIRA ||| Dia Internacional da Propaganda e Publicidade ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial da Propaganda é comemorado anualmente em 4 de dezembro. A propaganda é uma das ferramentas primordiais para a sobrevivência de um negócio, seja comercial, de bens ou de serviços. Afinal, como já diz o famoso ditado: “a propaganda é a alma do negócio”. Os profissionais que trabalham nesta área devem explorar a criatividade e a informação como “armas” para conseguir conquistar e persuadir os clientes finais (consumidores) a comprarem os produtos, serviços e imagens que estão a vender. A propaganda é muito importante para a economia, pois incentiva a competição entre as empresas, que buscam criar sempre produtos e serviços mais apelativos para o consumo. Atualmente, a propaganda pode ser aplicada em diversos meios de comunicação, como a televisão, o rádio, os jornais, a internet e etc. No Brasil, os profissionais da área ainda comemoram outras datas, como o Dia do Publicitário (1 de fevereiro) e o Dia do Profissional da Propaganda (17 de outubro). Origem do Dia Mundial da Propaganda Esta data foi criada em homenagem ao primeiro congresso que reuniu profissionais ligados à publicidade e propaganda, em 4 de dezembro de 1936, na cidade de Buenos Aires. Em 1937, esta data passou a ser celebrada como o Dia Pan-Americano da Propaganda. O reconhecimento como o Dia Mundial da Propaganda chegou apenas a partir de 1970.


Heraclito (português europeu) ou Heráclito (português brasileiro) de Éfeso (Ἡράκλειτος ὁ Ἐφέσιος, Éfeso, aproximadamente 500 a.C. - 450 a.C.) foi um filósofo pré-socrático considerado o "Pai da dialética". Recebeu a alcunha de "Obscuro" principalmente em razão da obra a ele atribuída por Diógenes Laércio, Sobre a Natureza, em estilo obscuro, próximo ao das sentenças oraculares. Na vulgata filosófica, Heráclito é o pensador do "tudo flui" (em grego, πάντα ῥεῖ; transl.: panta rei, sintetizando a ideia de um mundo em movimento perpétuo, em oposição ao paradigma de Parmênides) e do fogo, que seria o elemento do qual deriva tudo o que nos circunda. De seus escritos restaram poucos fragmentos (encontrados em obras posteriores), os quais geraram grande número de obras explicativas. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Her%C3%A1clito)

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sábado, 14 de março de 2009

Sabiam que o "PI" (ele mesmo!) tem o seu dia especial e é hoje? (14 de março)

http://i61.photobucket.com/albums/h61/southafrikanse/piTattoo_2007_final.jpg
(clique na imagem e conheça as origens do PI)


Leiam esta curiosa matéria que "capturei" da revista Época. Eu não sabia que existia um dia oficial para se homenagear o "Pi". Ele mesmo! O famoso "3,1416... e vai".
O dia da comemoração é hoje mesmo (14 de março) e em vários lugares do mundo (principalmente onde existirem corporações de nerds e academicos - meu filho, doutor em matemática, entre eles, os acadêmicos claro!) o Pi estará sendo objeto de celebração.

Quem quer que haja passado pelas carteiras escolares terá vivido muitas relações - algumas bem tumultuosas - com o eterno Pi. Mas nunca pensei que existisse um dia para homenagea-lo. Só mesmo a internet para nos fazer descobrir estas coisas... Leiam o texto e vão descobrir mais curiosidades sobre o nosso "velho conhecido Pi".

http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/images/epoca.gif

Dia 14 de março é dia do Pi. Do Pi?
Desde 1988, a famosa dízima não-periódica que começa com 3,1415 tem um dia para ser celebrado, com direito a torta e coreografia.

REDAÇÃO ÉPOCA

 Divulgação
O físico Larry Shaw comemora, em 2008, o número que ele decidiu homenagear.

Pode até ser estranho, mas os nerds estão adorando. O número π (Pi), a dízima não-periódica que é usada principalmente para operações envolvendo circunferências e esferas, tem um dia para ser homenageado: amanhã, 14 de março. Em 1988, Larry Shaw, físico americano do Museu de Ciências Exploratorium, em São Francisco, quis homenagear o Pi e fazer um feriado. Com direito a festa e torta com o desenho da letra grega π, a celebração cresceu rapidamente e virou fenômeno internacional, com eventos educacionais em vários países.

O dia 14 de março não foi escolhido por acaso. Ele está relacionado com os primeiros dígitos do número: 3,1415926. Como em alguns países, como os Estados Unidos e Reino Unido, coloca-se o mês antes do dia para escrever datas, 14 de março é 03/14. Shaw e os outros aficionados do π prometem ir mais além na bizarrice da festa: a comemoração terá seu auge à 1h59m26s da tarde (reparem que se trata da continuação da dízima - 15926), quando os devotos do número infinito prometem marchar 3,14 vezes em volta de um monumento dedicado ao Pi e depois comerão uma torta (pie em inglês).

A festa também terá uma competição para ver quem consegue dizer mais números da sequencia do Pi. A idéia é tentar bater o recorde mundial de declamação, que pertence ao chinês Lu Chao, que em 2005 passou 24 horas e 4 minutos recitando 67.890 números seguidos do Pi. Algumas escolas e até o Congresso dos Estados Unidos reconhecem a data como uma forma de encorajar o ensino da matemática.

No site oficial do evento (em ingles), os fãs do número podem comprar pratos, camisetas e até um relógio que representa os números de acordo com os valores dados a uma circunferência. No lugar do número 12 está o 2 π, que significa o perímetro completo de uma circunferência.

 Divulgação
(clique na imagem)
Infinito
Essa torta jamais poderia abrigar todos os dígitos do número Pi. Computadores já calcularam mais de um trilhão de dígitos.o


O que é o Pi?
O número Pi é o resultado da divisão do perímetro de uma circunferência pelo seu diâmetro. Ele é usado desde que a matemática começou a se desenvolver, com os egípcios, mais de mil anos antes de Cristo. Naquela época, o Pi era representado com apenas um dígito. No entanto, quanto mais os estudos matemáticos se desenvolviam, mais se descobria que ele era maior. Computadores já calcularam que, depois da vírgula, ele tem mais de um trilhão de dígitos.

A letra grega que hoje conhecemos como o símbolo desse número foi usada pela primeira vez em 1706, para facilitar os cálculos que envolviam um número tão grande. Porém, ela só ficou popular 31 anos depois, quando o matemático suíço Leonhard Euler a adotou."


Ficheiro:PiCM200.svg.Ficheiro:PiCM200.svg .Ficheiro:PiCM200.svg .Ficheiro:PiCM200.svg. Ficheiro:PiCM200.svg.Ficheiro:PiCM200.svg .Ficheiro:PiCM200.svg .Ficheiro:PiCM200.svg.Ficheiro:PiCM200.svg .Ficheiro:PiCM200.svg .Ficheiro:PiCM200.svg.Ficheiro:PiCM200.svg.Ficheiro:PiCM200.svg .Ficheiro:PiCM200.svg .Ficheiro:PiCM200.svg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.