19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Genoma Humano - Decodificando a Vida - Parte 4 de 5.

=
Os gêmeos têm o mesmo genoma?
.
A regra da irrepetibilidade do ser vivo em relação aos seus semelhantes tem uma exceção na natureza: os gêmeos. Ele se originam de apenas um genoma, quando as células se dividiram e têm a capacidade de gerar um ser vivo completo. São clones naturais. Sua separação pode ocorrer por uma pressão mecânica, por exemplo, e assim surgem dois seres com o mesmo genoma. Este fato natural, bem conhecido, pode ser reproduzido em laboratório com o objetivo de gerar cópias idênticas de um ser: réplicas clonadas.
.
Tão parecidos e tão diferentes
.
º 99.8% dos dados genéticos são comuns a todas as pessoas. Para a genética, não faz sentido falar em raças. Mas esse 02% supõe cerca de 6 milhões de diferenças, cujas combinações são matematicamente suficientes para moldar seres muitos diferentes.
º A estrutura genética de cada indivíduo é única e peculiar, exceto nos gêmeos e nos que não apresentam diferenças em seu genoma. Porém, não deixam de ser duas pessoas diferentes.
º 97% do genoma humano não exerce nenhuma função aparentemente conhecida. Há uma grande quantidade de informações no genoma que não serão genes. Supõe-se que essa grande maioria de informações sirva de elemento de controle para a expressão dos genes onde e quando necessitem.
Fonte: INTERPRENSA - www.interprensa.com
para ter acesso à integra do texto no Portal da Família

.

=
"Em biologia, o genoma é toda a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA. Mais precisamente, o genoma de um organismo é uma sequência de DNA completa de um conjunto de cromossomos.Quando nasce um ser humano, muitas prospecções podem ser feitas quanto ao seu futuro. O futuro será determinado, naturalmente, pela maneira como ele vai gerir suas próprias ações, mas será grandemente influenciado pelo ambiente ao redor. Sabe-se hoje, também, que muito do seu "destino" já está predisposto antes mesmo de seu nascimento.O genoma da criança traz codificadas no DNA dos seus 46 cromossomos as instruções que irão afetar, não apenas sua estrutura, seu tamanho, sua cor e outros atributos físicos, como também sua inteligência, sua suscetibilidade a doenças, seu tempo de vida e até aspectos de seu comportamento." Veja neste documentário as 38 pessoas portadoras de um gene que as tornam imunes ao colesterol e não adquirem a arterioesclerose." (texto copiado de Andrelz, na URL http://br.youtube.com/watch?v=t3hiuUWUypg)
.
Mais informações, clique nos links abaixo:
http://clonagem-etica.blogspot.com/

PS - No link a seguir você irá até o site da BBC, em portugues, com infográficos fascinantes sobre o tema do Genoma. Entre lá e explore à vontade os diversos compartimentos da página. É uma viagem maravilhosa para quem aprecia (e se preocupa) com o conhecimento e a cultura geral:

========================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.