19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Aceitação do Presidente Lula é inegável (DataFolha)

O Datafolha, publicou hoje, na Folha de São Paulo, a pesquisa mais recente sobre a avaliação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu governo, pelos brasileiros.
O resultado - embora festejado por seus aliados - não surpreendeu a quem está ligado no cenário do cotidiano das pessoas, no Brasil.. O Presidente Lula, realmente, tem a aprovação das várias camadas da opinião pública. Aliás, a pesquisa mostra isto. Vejam as figuras que copiei da Folha de São Paulo e publiquei no post (aumentadas) com a ajuda do Photobucket. Ele aumentou seus índices em todos os segmentos.
A pesquisa é histórica porque é a maior avaliação de um Presidente da República desde a abertura democrática com o governo Collor (veja na figura). Não vou me arriscar a fazer comentário de pesquisas complexas como essa. Se você estiver interessado leia, as análises da Folha de São Paulo (ao final do post) e no Datafolha (clique aqui).
Registro, que a avaliação coincide com o bom momento econômico e político que vive o Brasil, que passa ao largo das muitas crises que assolam outros países do continente sul americano e de diversas partes do mundo. Para não ir muito longe basta olhar para os vizinhos Bolívia - às vésperas de uma guerra civil - e Argentina, lutando com uma crise que estagnou sua economia.
"Quem comanda leva a fama seja boa ou má". É a lei (não escrita) da selva corporativa. A alta popularidade do Presidente Lula confirma essa máxima. O povo está satisfeito com os rumos do país e não tem razões para avaliar mal seu líder, seu comandante. E a tendência é que esses índices sejam superados nas próximas pesquisas.
Conheço muita gente que não votou em Lula na última eleição e rejeitava - a priori - qualquer apoio a ele e seu governo; atualmente considera que o presidente está liderando a nação com competência e sabedoria de estadista. Admitem isso a contragosto, mas admitem. Como não sou comentarista político e tenho amigos tanto de um lado quanto de outro, faço, meramente, o registro apropriado, no blog. Como disse antes é uma notícia histórica, pois valoriza a competência e o exercício da liderança; por isto mesmo merece ser destaca no galpão da Oficina de Gerência




*
Pela 1ª vez, Lula é aprovado por todos segmentos sociais
Avaliação positiva do presidente passa de 50% até entre os mais ricos e escolarizados
Pesquisa Datafolha mostra que 64% dos brasileiros consideram o governo ótimo ou bom, recorde depois da redemocratização
FERNANDO CANZIANDA
REPORTAGEM LOCAL
.
"Embalado por fortes resultados na economia e por grande exposição nacional na atual campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quebrou o seu próprio recorde de avaliação positiva.
Lula também acaba de obter, pela primeira vez, a aprovação da maioria absoluta da população brasileira em todos os segmentos sociais, econômicos e geográficos do país.
Segundo pesquisa Datafolha finalizada ontem, 64% da população brasileira considera o governo Lula ótimo ou bom. O recorde anterior já colocava Lula na frente de todos os presidentes eleitos após a redemocratização -55% de aprovação registrados em março passado.
O levantamento revela também que a popularidade de Lula acaba de vencer a resistência de segmentos socioeconômicos específicos que mantinham, entre eles, o índice de aprovação abaixo de 50%.
Pela primeira vez, Lula tem o apoio da maioria no Sudeste, nas regiões metropolitanas, entre os que têm curso superior e entre os vivem em famílias com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos.Entre a pesquisa realizada em março e agora, houve um salto a favor de Lula de 14 pontos percentuais entre os brasileiros mais ricos. Hoje, 57% dos que vivem em famílias que ganham R$ 4.150,00 ou mais por mês aprovam seu governo.
Lula também conquistou pela primeira vez a maioria no Sudeste: 57% o aprovam, dez pontos acima da última pesquisa. Há alguns anos Lula também só tinha a maioria ao seu lado em regiões do interior. Agora, 57% dos moradores das regiões metropolitanas o aprovam.
Por fim, Lula também venceu a barreira entre os mais escolarizados. Em março, 47% dos brasileiros com curso superior consideravam seu governo ótimo/bom. Agora, são 55%.Os resultados da pesquisa coincidem com a divulgação, anteontem, de um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 6% no primeiro semestre do ano. Nesse bom resultado, houve uma significativa participação do consumo das famílias brasileiras, que cresceu 6,7% (a 19ª alta seguida) apoiado em aumentos da renda.
A expressiva avaliação de Lula aparece também no momento em que a inflação começa a ceder depois de ter atingido um pico neste ano, há três meses.
Coincide ainda com a participação pessoal ou do nome de Lula em várias campanhas municipais, além de grande exposição do presidente nos últimos dias por conta do início (ainda que simbólico) da produção de petróleo nas recém-descobertas reservas do pré-sal."
A pesquisa mostra que Lula vem quebrando resistências, especialmente entre os principais segmentos da classe média, o que é muito significativo", afirma o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino.
Na pesquisa, o Datafolha ouviu 2.981 pessoas maiores de 16 anos em 212 municípios do país entre os dias 8 e 11 de setembro. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou menos.
Além de ter ultrapassado barreiras, o levantamento revela que Lula também ampliou de maneira significativa o reforço à sua popularidade entre os que já o apoiavam.
No Nordeste, por exemplo, região que sempre deu os melhores índices de popularidade a Lula, sua avaliação subiu mais sete pontos. Hoje, 3 entre cada 4 nordestinos o apóiam.
Houve ainda um salto de oito pontos percentuais a favor do presidente entre os mais pobres, com renda familiar até cinco salários mínimos. Atualmente, 65% desses brasileiros avaliam Lula positivamente."
.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.