OFICINA NA COPA

OFICINA NA COPA

 

||| 21 de junho DE 2026 ||| domingo ||| Início do Inverno ||| *Reflexão: “A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.” ― Sun Tzu |||

Bem vindo

Bem vindo

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Esopo (Nessebar, 620 a.C. – Delfos, 564 a.C.) foi um escritor da Grécia Antiga a quem são atribuídas várias fábulas populares. A ele se atribui a paternidade da fábula como gênero literário. Sua obra, que constitui as Fábulas de Esopo, serviu como inspiração para outros escritores ao longo dos séculos, como Fedro e La Fontaine. Malgrado sua existência permaneça incerta e pouco se saiba quanto à origem de várias de suas obras, seus contos se disseminaram em muitas línguas pela tradição oral. Em muitos de seus escritos, os animais falam e têm características humanas. Biografia: O fabulista grego teria nascido no final do século VII a.C. ou no início do século VI a.C. Heráclides do Ponto na obra Acerca dos Samios, afirmava que Esopo nascera na Trácia. Em suas origens, porém, várias hipóteses foram formuladas: Frígia, Egito, Etiópia, Samos, Atenas, Sardes e Amório. A hipótese de sua origem africana hoje é bastante creditada: o mesmo nome "Esopo" poderia ser uma contração da palavra grega para "etíope", um termo usado pelos gregos para se referir a todos os africanos subsaarianos. Além disso, alguns dos animais que aparecem nas fábulas de Esopo eram comuns na África, mas não na Europa (devemos ter em mente a diferente distribuição na época de animais como o leão berbere, hoje extinto). Também deve ser notado que a tradição oral de muitos povos africanos (mas também dos povos do Oriente Próximo e dos Persas) inclui contos de fadas com animais personificados, cujo estilo muitas vezes se assemelha ao de Esopo.* Certo é que morreu em Delfos, tendo sido executado injustamente, segundo descreve Heródoto (Histórias, II, 134) e a Suda. Segundo Heródoto, Esopo foi escravo do filósofo Janto (Xanto), um cidadão de Samos, juntamente com uma outra escrava chamada Rodópis [https://pt.wikipedia.org/wiki/Esopo]

 

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Ótima mensagem motivacional...

............ (imagem copiada do site Gettyimages)
A história que está contada neste vídeo do You Tube não lhes deve ser desconhecida. Circulou na Internet - via e-mail e PowerPoint - durante algum tempo.
Como vídeo ainda não a tinha visto. Para os padrões do You Tube, 29.600 visitas não é muito. Por isto optei por propagá-la
A mensagem é direta, simples e até óbvia. Porque, então, ficamos "tocados", quando a vemos e ouvimos? Respondo: porque ela mostra, com crueza, os nossos humanos defeitos.
Nós, quase todos, somos como o carpinteiro da fábula. Não conseguimos equilibrar as emoções e as razões - como profissionais - quando somos contrariados ou vemos nossos planos se frustrarem. Agimos sem medir as conseqüências, sem pensar nos compromissos de honra que temos com nossa dignidade, nossa função, nossa profissão.
Quantas vezes já não vimos algo semelhante acontecer? Principalmente quando - por quaisquer motivos - somos preteridos em alguma promoção ou gratificação? Quando um determinado projeto de nossa lavra não é aproveitado pela empresa ou pela chefia imediata, o que fazemos? Exatamente como fez o carpinteiro, personagem da narrativa.
Publico-a para que, ao vê-la, possamos refletir sobre as verdades repito, simples, que encerra. Aliás, me permitam uma reflexão, que mesmo não sendo criativa ou inovadora, não é menos verdadeira: As grandes lições da vida são assim; básicas, primárias e comuns. E porque não as vemos? Respostas como cada um, após assistir o vídeo.
*

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.