30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

domingo, 31 de agosto de 2008

Enfim, um artigo de fino humor.

Difícil de se achar um texto com a qualidade deste, transmutado em imagem e postado abaixo. É o artigo que o Ruy Castro escreveu para a Folha de São Paulo de hoje, intitulado "Do Noticiário".
Eu nem planejava publicar nada no blog, hoje. Resolvi dar um tempo para mim e para os leitores. Afinal, é domingo! Entretanto, na leitura dos jornais do dia, me deparei com este escrito e, de imediato, resolvi compartilha-lo com vocês.
As vezes eu exagero nos elogios quando gosto de alguém ou de alguma coisa. Não sei se isso está certo ou errado. É o meu jeito. Desse artigo eu gostei muito. Por que? Ora! Primeiro, achei muita graça em como o Ruy Castro colocou as coisas para montar seu ... anti-raciocínio e depois, ele conseguiu encontrar uma maneira de emoldurar a loucura que nos cerca e da qual fazemos parte, todos os dias.
Foiinteligente e sofisticado na forma de expressar um momento que ele, autor, estava passando; aliás, claramente um instante sem assunto e sem inspiração transformado em um texto para se guardar.

*

*
======================================================

2 comentários:

  1. É como a criatividade pode fazer até da falta de inspiração algo interessante. Coisa de gênios...

    ResponderExcluir
  2. Amigo Ronaldo,

    Tinha certeza de que este texto provocaria seu comentário. Você sabe ver esses detalhes. Me lembra muito de St. Exupèry, quando diz que "o essencial não pode ser visto com os olhos e sim com o coração".
    Sem exageros de retórica, creio que este artigo anda por ai. Há alguma coisa ali que precisa ter uma certa sensibilidade para perceber. Por isto me chamou a atenção.
    Grande abraço.
    PS - O artigo está saindo... (olha o gerúndio!)

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.