15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

quarta-feira, 9 de julho de 2008

O assunto é... nanotecnologia ( Blog Ingenieria)

Já tenho feito muitas referências ao Blog Ingeniería, da Argentina, produzido por Néstor e Francisco. De vez quando vou lá para garimpar novidades. Este vídeo é uma delas. Leiam a apresentação do vídeo, em espanhol, no post do próprio blog:
.
"El poder de la nanotecnología
La compañía escandinava de teléfonos móviles, Nokia, ha creado un video en el que se muestran algunas de las predicciones acerca del potencial que la nanotecnología tendrá en el futuro. Sin duda un video bastante bonito, estés o no convencido de lo que dice, y que merece la pena ver.
Se titula Morph, y comienza haciendo un ejemplo de qué es la nanotecnología. Nanotecnología es colocar 10 000 transistores en el pelillo de una mosca, una precisión del nivel de moléculas individuales. El video continúa con otras novedades que nos ayudarán en nuestra vida diaria, como analizar compuestos específicos en el aire, cargar la batería de forma solar, auto-limpieza, elasticidad que se adaptada a nuestras necesidades, resistencia contra golpes, transparencia…"
.
O vídeo, muito bem feito a partir de animações, na verdade é uma publicidade futurista da Nokia, apresentando um futuro aparelho que eles chamaram de Morph e que irá operar dentro da nanotecnologia (clique aqui para ir direto ao Google com o verbete).
Fica difícil de acreditar que o futuro nos reserva tanta comodidade, mas também´não há dificuldade em perceber que a ciência humana caminha a passos céleres para dominar tais avanços. Veja (e reveja)você mesmo esta ficção que já está em fase de projeto. Confira e fique de boca aberta aliás, como eu também fiquei.
.

.

2 comentários:

  1. Zilhões de possibilidades, meu amigo... Às vezes viajo nesse tipo de análise o que o futuro nos reserva e vou além: o que ele reserva ao Nathan, que só tem onze anos. Como fã de ficção científica (Asimov, Clarke, Bradbury... nessa linha), não vejo dificuldade em ter devaneios sobre o tema.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu também fiquei impressionado com o vídeo. Até demorei a entender direito o que era. Imagine um ser paleontológico, como eu, lidar com um nível de tecnologia como esse? Antigamente, uma animação dessas seria candidata, fácil, ao "oscar de ficção científica". Hoje, a gente assiste e considera a coisa mais natural e... viável do mundo. Como diria minha querida avó Luiza (saudades): "- O mundo está virado de cabeça pra baixo!"
    Grande abraço Ronaldo. Sempre bom poder lhe receber no galpão da Oficina.
    Ah!Mais um ponto em comum, também li tudo e ainda tenho muitos livros dos "feiticeiros" Asimov, Clarke e o "esquecido" Ray Bradbury. Boas lembranças...

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.