recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 29 de abril DE 2026 ||| 4ª feira ||| dia internacional da dança ||| "Como as plantas, a amizade não deve ser muito nem pouco regada." (Carlos Drummond de Andrade) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Internacional da Dança é comemorado anualmente em 29 de abril. Também conhecido como Dia Mundial da Dança, esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança! A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas. Origem do Dia Internacional da Dança O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês. Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português. Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril. Dia Internaciona da Dança Grandes Bailarinos Por ser um arte presente em todas as culturas, homens e mulheres de várias nacionalidades elevaram à dança a um nível de excelência. Alguns exemplos de grandes bailarinos: Marie Taglioni (1804-1884) Isadora Duncan (1877-1927) Vaslav Nijinsky (1889-1950) Fred Astaire (1899-1989) Josephine Baker (1906-1975) Mercedes Baptista (1921-2014) Márcia Haydée (1937) Ana Botafogo (1957) Michael Jackson (1958-2009) Julio Bocca (1967) Joaquín Cortés (1969) Frases para o Dia Mundial da Dança "Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança/ Mas a paixão que vai na alma de quem dança". Augusto Branco "Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar... Tu amas, sofres e sentes. Dança!" Isadora Duncan "Eu não penso. Pensar é o maior erro que um bailarino pode cometer. Eu apenas sinto' Michael Jackson Atividades para o Dia Mundial da Dança Escolas de dança e instituições culturais costumam promover workshops, palestras e demais atividades que colocam a dança como pauta principal dos debates artísticos. Várias companhias de dança abrem as portas para que o público possa presenciar os ensaios e as dura rotinas de treino de um grupo profissional. Como era de se esperar, muitos espetáculos e apresentações de dança são comuns como forma de comemoração desta data. (https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-danca/)


Anne-Louise Germaine de Staël-Holstein (Paris, 22 de abril de 1766 – 14 de julho de 1817), mais conhecida como Madame de Staël, foi uma intelectual, ensaísta e romancista francesa, que presenciou em primeira mão a Revolução Francesa, a Era Napoleônica e a Restauração. Ao lado de Benjamin Constant, ela formou um dos casais intelectuais mais celebrados de seu tempo. Ela foi uma das mais conhecidas opositoras a Napoleão e, com sua obra Da Alemanha, despertou o interesse do restante da Europa na cultura alemã. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Germaine_de_Sta%C3%ABl]


segunda-feira, 30 de junho de 2008

"Ontem" (29) o Brasil foi campeão na Suécia (1958)." Hoje" (30) ele foi campeão no Japão (2002).


.
....
.

Brasil conquistou, em 30 de junho de 2002, pela 5ª vez, uma Copa do Mundo.

"O último Mundial, em 2002, foi organizado pela primeira vez por duas nações, Coréia do Sul e Japão, e terminou com a conquista do pentacampeonato pelo Brasil. A competição também marcou o retorno triunfal do atacante Ronaldo, que, nos quatro anos anteriores, passou por duas contusões graves em seu joelho e sofrera uma convulsão na última final de Copa.
Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, a Seleção, muito criticada pela imprensa brasileira por causa de seu jogo feio e forte na marcação, ficou conhecida como a "Família Felipão" pela união que o treinador alcançou com o grupo.
Na primeira fase, numa chave fácil, o Brasil passou por cima de Costa Rica, China e Turquia, para eliminar nas oitavas-de-final a Bélgica. Na fase seguinte, com um golaço de Ronaldinho, que minutos depois seria expulso, a Seleção venceu a Inglaterra por 2 a 1. Na semifinal um novo encontro com os turcos e outra vitória: 1 a 0.
A final foi entre Brasil e Alemanha. Com dois gols de Ronaldo, um na falha do goleiro Kahn, eleito o melhor jogador do torneio, a Seleção conquistou o penta e consagrou o estilo Scolari.
Ronaldo foi o artilheiro da competição, com oito gols, e o capitão Cafu se tornou o primeiro jogador a disputar três finais de Copa seguidas."
[...] (se tiver interesse clique aqui para visitar o site Esportes.Terra e continuar lendo o texto)

ºººººººººººººººººººº Veja abaixo a seleção de fatos e eventos históricos deste dia 30 de junho ºººººººººººººººººººº
.
Wikipédia
30 de Junho é o 181º dia do ano no calendário gregoriano (182º em anos bissextos). Faltam 184 para acabar o ano.
.
Eventos históricos
1860 - Ocorreu o mais famoso debate sobre a Teoria da Evolução, na Universidade de Oxford, entre Thomas Henry Huxley, o "buldogue de Darwin", e o Bispo Samuel Wilberforce.
2002 - O Brasil torna-se Pentacampeão do mundo ao vencer a Alemanha no International Stadium Yokohama, no Japão, por 2 a 0, gols de Ronaldo.

Nascimentos
1966 - Mike Tyson, pugilista e campeão de pesos pesados.

Falecimentos
1988 - Chacrinha, comunicador brasileiro de rádio e televisão (n. 1916).
2002 - Francisco Cândido Xavier, Chico Xavier, médium espírita brasileiro (n. 1910).
2004 - António Sousa Freitas, poeta português (n. 1921).

Eventos desportivos
2004 - O Santo André torna-se campeão da Copa do Brasil ao vencer o Flamengo, por 2 a 0, em pleno Maracanã. Esse resultado foi um dos mais inesperados do futebol.

Feriados e eventos cíclicos
Brasil - Dia do Caminhoneiro
Religioso -
São Marçal
.
Portal Terra
1784 - Morre Denis Diderot, filósofo e escritor francês.
1871 - Na Guatemala, uma revolução liberal encabeçada por Miguel García Granados e Justo Rufino Barrios derrota o governo de Vicente Cerna. Barrios ocupa o poder.
1887 - Dom Pedro II embarca para Europa muito doente. Começa no Brasil o terceiro período de regência da princesa Isabel.
1907 - Nasce Anthony Mann, diretor de cinema norte-americano.
1908 - Uma misteriosa e gigantesca explosão devasta mais de dois mil quilômetros quadrados da mata na Sibéria Central. A causa mais provável é a quedan de um meteorito.
1934 - Hitler termina com a facção extremista de seu partido, os SA. do grupo, Ernst Rohm, e seus principais colaboradores são executados. A chacina ficou conhecida como "A noite das facas longas".
1945 - Nasce Sean Scully, pintor irlandês.
1950 - Guerra da Coréia: o presidente Truman ordena a intervenção das forças terrestres norte-americanas.
1950 - Delegados de 33 nações se reunem em Frankfurt, na Alemanha Oriental, e fundam uma nova Internacional Socialista.
1959 - Morre José Vasconcelos, escritor e político mexicano.
1960 - É declarada a independência do Congo Belga, renomeado Zaire em 1971, e en 1997 República Democrática do Congo.
1966 - A capital do Congo é rebatizada com o nome de Kinshasa
1969 - Augusto Vandor, líder sindical argentino, é assassinado por cinco homens armados.
1969 - Morre Moshé Tshombe, político do Congo.
1970 - Um terremoto atinge o Peru, causando a morte de 50 mil pessoas e deixando 30 mil feridos.
1980 - O Papa João Paulo II viaja ao Brasil.
1996 - O líder do Partido da Liberação Dominicana, Leonel Fernández, aliado do presidente Joaquín Balaguer, ganha as eleições presidenciais.
.
''''''''''''''''''''''''''''''''''

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.