19 DE ABRIL DE 2024 – 6ª FEIRA - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 9 de março de 2008

Tipos de Sistemas de Informação na Empresa

.
( Este artigo foi publicado em: 07/02/2008 e lido 1.316 vezes)
(Nota: Os grifos colocados no texto são do blog)

.......................................................................................................Imagem do GettyImage. Artista: Jude Maceren..........

"Um administrador, precisa entender o papel dos diversos tipos de Sistemas de Informação existentes nas empresas hoje, que são necessários para apoiar a tomada de decisões e atividades de trabalho existentes nos diversos níveis e funções organizacionais, sejam elas desktop ou via web. Eles provocam mudanças organizacionais e administrativas trazendo desafios para administração, como Integração que é obter vantagens com sistemas que integrem diversos níveis e funções organizacionais possibilitando troca de informações entre diversos setores, este é o principal desafio, pois é o administrador que identifica quais setores precisam estar interligados. O outro desafio é ter visão ampla, pois na filosofia da administração os administradores são treinados para gerenciar uma linha de produto e não a organização inteira como é exigido pelos sistemas integrados e redes setoriais. Estes desafios exigem enormes investimentos.
Devido à existência de diferentes interesses, especialidades e níveis em uma organização são necessários diversos tipos de sistemas, pois nenhum sistema individual pode atender todas as necessidades de uma empresa. Destacam se 4 tipos principais de sistemas que atendem diversos níveis organizacionais: sistemas do nível operacional, que dão suporte a gerentes operacionais em transações como vendas, contas, depósitos, fluxo de matéria prima etc. Sistemas do nível de conhecimento envolvem as estações de trabalho e automação de escritório a fim de controlar o fluxo de documentos. Sistemas do Nível Gerencial atendem atividades de monitoração, controle, tomada de decisões e procedimentos administrativos dos gerentes médios e os sistemas de nível estratégico, que ajudam a gerencia sênior a enfrentar questões e tendências, tanto no ambiente externo como interno a empresa. Além das características dos sistemas por níveis empresariais, eles também atendem diversas áreas funcionais, como vendas, marketing, fabricação, finanças, contabilidade e recursos humanos.
Há tipos específicos de Sistemas de Informação para cada nível organizacional: Sistemas de Processamento de Transações (SPTs) sistemas integrados que atendem o nível operacional, são computadorizados, realizando transações rotineiras como folha de pagamento, pedidos etc., Onde os recursos são predefinidos e estruturados, è através deles que os gerentes monitoram operações internas e externas a empresa, são críticos, pois se deixarem de funcionar podem causar danos a outras empresas a e a própria. Atendem 5 categorias funcionais: vendas/marketing, fabricação/produção, finanças/contabilidade e recursos humanos." (continua)
...................................................................................................................................................................................
Este artigo, cujo início está acima publicado, pode ser lido integralmente ao clicar o link Tipos de Sistemas de Informação na empresa. Tecnologia da Informação não é um tema leve. Entretanto a autora - Iria - tem um estilo muito objetivo e claro. Fica fácil de entender. Além do mais ela coloca alguns conceitos modernos de administração que devem ser registrados pelos mais atentos. Principalmente os mais jovens. Recomendo a leitura principalmente porque nenhum gerente, diretor ou aspirante a uma carreira corporativa ascendente pode prescindir de entender e de conhecer a TI. Portanto amigos, mãos à obra. Deixem a "preguiça da leitura" de lado e entrem no site http://www.oficinadanet.com.br/ para terminar de ler o texto. Ah! Não esqueçam, copiem e divulguem entre os amigos (e entre alguns inimigos também).
Clicar aqui para entrar em contato com a autora do artigo. Iria escreve sobre Gerência e Profissionais de TI. Total de Colunas escritas: 5. Total de leituras nas colunas: 2.702
___________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.