28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 20 de março de 2008

Morreu o "Pai da Ficção Científica": Arthur C. Clarke

Quem está na faixa etária acima dos 55 anos, certamente terá sido influenciado por Arthur C. Clarke em um ou mais momentos da sua vida. O mundo da ficção científica séria está de luto. Ele rivalizou com Isaac Asimov a hegemonia dos romances e filmes de FC e influenciou todos os estilos deste tipo de literatura a partir dos seus primeiros sucessos e depois, quando o cinema exibiu "2001, Uma Odisséia no Espaço", baseado em um dos seus contos, "A Sentinela".
Coloquei abaixo, em homenagem a alguém que foi um dos meus ídolos, alguns links para que os mais jovens e hoje tão desinformados a respeito dessa grande personalidade da literatura, da ciência e da fantasia, possam conhecer um pouco desse homem genial que foi Arthur C. Clarke.
.
..

.

(Texto abaixo copiado da Wikipédia)
..

"Desde pequeno mostrou sua fascinação pela astronomia, a ponto de, utilizando um telescópio caseiro, desenhar um mapa da Lua. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu na Royal Air Force (Força Aérea Real britânica) como especialista em radares, envolvendo-se no desenvolvimento de um sistema de defesa por radar, sendo uma peça importante do êxito na batalha da Inglaterra. Depois, estudou Física e Matemática no King's College de Londres.
Talvez sua contribuição de maior importância seja o conceito de satélite geoestacionário como futura ferramenta para desenvolver as
telecomunicações. Ele propôs essa idéia em um artigo científico intitulado "Can Rocket Stations Give Worldwide Radio Coverage?", publicado na revista Wireless World em Outubro de 1945. A órbita geoestacionária também é conhecida, desde então, como órbita Clarke.
Em
1956 mudou a sua residência para Colombo, no Sri Lanka (antigo Ceilão), em parte devido a seu interesse pela fotografia e exploração submarina, onde permaneceu até à sua morte em 2008. Teve dois de seus romances levados ao cinema, 2001: Uma Odisséia no Espaço(br) / 2001: Odisseia no Espaço(pt) dirigido por Stanley Kubrick (1968) e 2010: O ano em que faremos contato(br) / 2010: O Ano do Contacto(pt) dirigido por Peter Hyams (1984), sendo o primeiro considerado um ícone tão importante da ficção científica mundial que especialistas lhe atribuem forte influência sobre a maioria dos filmes do gênero que lhe sucederam... O escritor de ficção científica britânico Arthur C. Clarke formulou três leis que tratam da relação entre o homem e a tecnologia, são elas:
.
(1). Quando um cientista distinto (renomado) e experiente (de mais idade) diz que algo é possível, ele está quase certamente certo. Quando ele diz que algo é impossível, ele está muito provavelmente errado.
(2). O único caminho para desvendar os limites do possível é aventurar-se além dele, através do impossível.
(3). Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da mágica..." (continua)
.
Entre neste link para ler o restante do texto wikipedia.org/Arthur_C._Clarke
.
E aqui a notícia de sua morte publicada no site BBC-Último Segundo:
.
Morre o escritor britânico Arthur C. Clarke
18/03 - 21:53 - BBC Brasil

..

"O escritor britânico de ficção científica Arthur C. Clarke, autor do conto que deu origem ao filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, morreu nesta terça-feira, aos 90 anos.

Segundo um assessor, Sir Arthur C. Clarke morreu devido a problemas cardiorrespiratórios. Ele estava em sua casa, no Sri Lanka, onde vivia desde 1956.Durante sua carreira, Clarke publicou mais de cem livros, que venderam milhões de cópias.Em 1968, seu conto A Sentinela foi transformado no filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, dirigido por Stanley Kubrick.
As descrições vívidas e detalhadas de naves espaciais e supercomputadores nos livros de Clarke conquistaram milhões de leitores ao redor do mundo.
Na década de 40, Clarke afirmou que o homem chegaria à lua no ano 2000, uma idéia considerada absurda na época.Muitos creditam ao escritor o mérito de dar uma face mais humana e prática à ficção científica.
Nascido em Somerset, Clarke era filho de um fazendeiro. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu na Royal Air Force (a Força Aérea Real britânica) em um então projeto ultra-secreto de desenvolvimento de radares.
"Ele estava à frente de seu tempo de tantas maneiras", disse o astrônomo britânico Sir Patrick Moore, amigo de Clarke desde a adolescência. "Um grande escritor de ficção científica, um ótimo cientista, um grande profeta e um amigo muito querido. Estou muito, muito triste com a sua partida.
"Depois do fracasso de seu casamento, em 1956, Clarke foi morar no Sri Lanka (então chamado Ceilão), onde desenvolveu interesse por mergulho.
Em 1998, ele enfrentou acusações de abuso de crianças, das quais foi inocentado posteriormente. No entanto, seu estilo de vida pouco convencional continuou a provocar reações de espanto.
Nos últimos anos, Clarke vivia confinado a uma cadeira de rodas em decorrência da síndrome pós-pólio."
.


Um comentário:

  1. Uma surpresa boa (abaixo) e uma ruim... Ces´t la vie... Eu também sou fã incondicional do Arthur Clarke e senti a notícia da mesma forma que quando soube da morte do Asimov. Ambos para mim tinham o mesmo peso e me influenciaram muito, fizeram parte da minha formação até.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.