28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 27 de março de 2008

Como o Gerente Pode Estar em Vários Lugares ao Mesmo Tempo?

(por Eugen Pfister)*
.
"Delegar significa compartilhar autoridade e responsabilidade para assegurar que as coisas aconteçam sem que tudo dependa dos gerentes atarefados e estressados. É uma estratégia que fomenta a iniciativa, a responsabilidade e a produtividade do grupo de trabalho.
Mas para que a teoria funcione na vida real é preciso construir os alicerces. Não basta, por exemplo, dizer “confie na equipe”. A confiança é uma conquista que advém do conhecimento e da convivência, ou seja, as pessoas precisam demonstrar, ao longo do tempo, que são confiáveis.
O argumento vale tanto para o chefe como para o subordinado. Confiar não é um ato de fé, e sim, de razão. A última tendência nos negócios recomenda gerenciar com base em fatos e não em suposições, crenças e boa vontade. E é isso mesmo.
Delegar é um risco calculado, portanto, quanto mais o gerente conhecer o subordinado, quanto mais ele souber o que ele efetivamente sabe (e sua respectiva ignorância) e é capaz (e incapaz) de fazer, a transferência de poder e de novas responsabilidades se torna mais fácil.
Sem a intimidade profissional, o gerente se estressará na tentativa de controlar passo a passo os atos do subordinado. Num caso desses, talvez seja melhor o tão usual “faça você mesmo”.
É claro que delegar não é o famoso “delargar”. Todo gerente (como todo subordinado) responde por seus atos, inclusive aqueles que foram delegados a terceiros. Portanto, algum grau de supervisão e controle externo é necessário.
O acompanhamento, mesmo distante e discreto, deve ser feito já que prevenir é melhor que remediar. Com que freqüência? Bom, aí voltamos para a questão do nível de conhecimento prévio, o domínio de competências técnicas e interpessoais, habilidades e comportamentos do subordinado.
Os controles devem ser customizados: subordinados menos experientes requerem mais supervisão que os mais experientes; tarefas mais complexas requerem maior acompanhamento que as mais rotineiras e assim por diante. Contudo, nos dois casos, a marcação deve ser feita sobre objetivos, problemas e prazos e não sobre a pessoa. Acompanhe o processo de execução do trabalho, não o indivíduo.
O segredo é alinhar autoridade e responsabilidade à competência dos membros da equipe e, ao mesmo tempo, alinhar estes elementos a objetivos e valores compartilhados por chefes e subordinados.
No lugar do paradigma de comando e controle verticalizado, o paradigma de comando e controle compartilhado. Algo que só é possível quando o gerente desenvolve equipes de alta performance e que operam de forma profissional e moralmente responsável. A partir daí ele poderá dividir seus esforços, assegurar a sua presença em vários lugares simultaneamente, delegando parte da sua autoridade e responsabilidades para colaboradores competentes.
É assim que as coisas funcionam: o gerente ensina a pescar e os peixes se multiplicam. O gerente não delega, os peixes ficam do lado de fora do aquário assistindo o gerente nadar ou se afogar..."
.
_________________________________________
.
* Eugen Pfister (autor do artigo)
<1> Consultor Especialista em Liderança e Desempenho Humano. Formado em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade de São Paulo. É sócio-diretor da GTDR Soluções, consultor especializado em performance humana, educação gerencial, competências de liderança e gestão focada em resultados. Também desenvolve programas de ética e teamwork. Email de contato: mailto:epfister@terra.com.br
<2> Se estiver interessado em saber mais sobre o autor clique aqui. O texto integral do artigo é o que está publicado. Todavia se quiser ve-lo no contexto do site "O Gerente", clicando no link a seguir: Como o Gerente Pode Estar em Vários Lugares ao Mesmo Tempo

________________________________________

3 comentários:

  1. Oi Herbert, vim agradecer o seu apoio a nossa blogagem.

    Nao basta mesmo só confiar, assim como tb nao basta somente ter competência. Tem que haver um casamento de muitas coisas para que possa dar certo.

    Bom dia!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou Leonardo e tenho um blog (chevettetunadao.com), cheguei no seu blog através da lista de meme do qualiblog.wordpress.com e gostei muito do conteúdo e organização. Está de parabéns pelo tema abordado e a forma que escreve. Contenue assim. Realmente é um dos melhores blogs que já visitei.

    ResponderExcluir
  3. Leonardo,
    Agradeço, honrado, a sua visita e o seu elogio. Isto só me anima a prosseguir nesse projeto com a dedicação e o capricho que tenho emprestado a ele. O objetivo é esse mesmo, agradar os visitantes, diverti-los e como pano de fundo passar algumas mensagens da experiência acumulada em muitos anos de exercício na vida corporativa. Grande abraço. Em breve irei visita-lo no "chevettetunadao.com". Volte sempre.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.