28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 14 de março de 2008

O Profissional Web Designer

( Por Iria Luppi )
(este artigo foi publicado em: 31/01/2008 no site oficinadanet.com.br)
.
.

"É o profissional competente para a elaboração do projeto estético e funcional de um web site. Deve ter muito conhecimento em linguagens de formatação principalmente como XHTML (Extensible Hypertext Markup Language), CSS(Cascade Style Sheet) pois na sua carreira o layout é o mais importante, bem como softwares de ediçao e tratamento de imagens"... (continua)
"Então na verdade a interface é sua obra de arte. É especializado em projetar sites para Internet, pois para construir um bom site é preciso ter noções estéticas, funcionais, ergonômicas, psicológicas e até mercadológicas de uma composição gráfica"... (continua)
"O próprio nome já diz tudo – “Designer da Web”. Ele trata do layout, da navegabilidade, da Arquitetura de Informação, da Arquitetura de Design. Efetua testes e mais testes. Faz protótipos, planejamentos, cronogramas e etc"... (continua)
"Muitos me perguntam o que fazer para ser web designer. Primeiro você deve saber o que uma escola de web designer deve ter como conteúdo. Não pense que deve ensinar como programar em JavaScript, Php ActionScript, ASP, utilizar Dreamweaver, Flash, etc., pois antes de se "especializar" em web designe você deve saber DESIGN. Não vá direto às escolas que prometem apenas te ensinar, por exemplo, a usar o Flash. Escolha uma que te diga como usa-lo, quando, porque e para que. Programação e design são duas áreas distintas e banners e outras animações em flash têm seu momento e local apropriado para utilizar..." (continua)
"Então para ser um bom web designer, você deve estudar tipografia, design, metodologia de projeto, composição, história da arte, criação, metodologia da pesquisa, estética, ergonomia, semiótica, produção gráfica, computação gráfica, desenho, ilustração, fotografia, psicologia e até marketing. Você precisa sim conhecer os recursos que tem a mão para fazer um bom site, mas conhecer os recursos e não saber aplica-los pode levar seu projeto à ruína. Dica: procure profissionais que lhe ensinem a pescar e não os que lhe dão o peixe!"
_______________________________________




Um blog que trate de temas corporativos não pode deixar de publicar textos sobre o web design. Acima, estão trechos selecionados do artigo O Profissional Web Designer (clique no link para ler integralmente). A autora - Iria Luppi - tem um estilo muito objetivo e claro. Já publiquei da mesma autora o post Tipos de Sistemas de Informação na Empresa. Desta vez ela - que entende muito do assunto - nos fala sobre uma profissão do futuro. O "web designer. Recomendo a leitura completa do artigo para quem tem aspirações ou mesmo curiosidade de entender sobre o tema. Deixem a "preguiça da leitura" de lado para terminar de ler o texto.



* Clicar aqui para entrar em contato com a autora do artigo. Iria Luppi escreve sobre Desenvolvimento Web no site Oficina da Net. Clique aqui para acessar todas as cinco colunas escritas por ela. Até hoje (14/3/2008) suas colunas já foram lidas 3.520 vezes.

* A imagem, do artista Raymond Medici, foi retirada no site da GettyImages.
______________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.