15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

terça-feira, 4 de março de 2008

Entenda a votação do STF sobre pesquisas com células-tronco

.........Foto de Felipe Recondo, de O Estado de S. Paulo


"Os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm pela frente nesta semana o mais polêmico julgamento de sua história: decidir quando começa a vida e determinar, dessa forma, se as células-tronco embrionárias podem ser usadas em pesquisas científicas, como determinou a Lei de Biossegurança, de 2005, ou se devem ser protegidas pela Constituição como qualquer ser humano. Nos bastidores do STF admite-se que, diante da complexidade do assunto, algum ministro pode pedir vista do processo e, assim, adiar a decisão. Em discussão, o princípio da vida." (texto extraído do link estadao.com.br/vidaeciencia)
.
.


O Supremo Tribunal Federal terá, amanhã - quarta feira, 5 de março de 2008 - a oportunidade histórica de consolidar a posição do Brasil no primeiro mundo da ciência e da vida. Não vou tecer comentários sobre o absurdo de se querer proibir as pesquisas com células-tronco embrionárias. O assunto está fartamente debatido e se encontra em todos os órgãos de comunicação do país. Quero, tão somente, firmar a posição do blog a favor da constitucionalidade das pesquisas, no julgamento de amanhã quando os 11 ministros do tribunal irão decidir, em plenário, se são constitucionais.
O Brasil inteiro - o IBOPE aponta que 75 % dos brasileiros é a favor das pesquisas - aguarda a decisão do Supremo. Espero que cada um dos 11 Ministros tenha a sensibilidade de - como em recentes e memóráveis sessões daquela Corte - se posicionar à altura da confiança que a nação deposita em seu elevado saber. Pessoalmente não tenho dúvidas que isso ocorrerá. Temo apenas que a decisão venha a ser protelada por um "pedido de vistas" de algum Ministro que ainda (?)tenha restrições ao uso dos embriões para as pesquisas das células-tronco.
Estaremos durante o dia, acompanhando o julgamento. Entenda, no link a seguir, como será a votação do STF amanhã: Folha Online - Ciência - Entenda a votação do STF sobre pesquisas com células-tronco - 03/03/2008.
.
.________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.