30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

terça-feira, 4 de março de 2008

Entenda a votação do STF sobre pesquisas com células-tronco

.........Foto de Felipe Recondo, de O Estado de S. Paulo


"Os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm pela frente nesta semana o mais polêmico julgamento de sua história: decidir quando começa a vida e determinar, dessa forma, se as células-tronco embrionárias podem ser usadas em pesquisas científicas, como determinou a Lei de Biossegurança, de 2005, ou se devem ser protegidas pela Constituição como qualquer ser humano. Nos bastidores do STF admite-se que, diante da complexidade do assunto, algum ministro pode pedir vista do processo e, assim, adiar a decisão. Em discussão, o princípio da vida." (texto extraído do link estadao.com.br/vidaeciencia)
.
.


O Supremo Tribunal Federal terá, amanhã - quarta feira, 5 de março de 2008 - a oportunidade histórica de consolidar a posição do Brasil no primeiro mundo da ciência e da vida. Não vou tecer comentários sobre o absurdo de se querer proibir as pesquisas com células-tronco embrionárias. O assunto está fartamente debatido e se encontra em todos os órgãos de comunicação do país. Quero, tão somente, firmar a posição do blog a favor da constitucionalidade das pesquisas, no julgamento de amanhã quando os 11 ministros do tribunal irão decidir, em plenário, se são constitucionais.
O Brasil inteiro - o IBOPE aponta que 75 % dos brasileiros é a favor das pesquisas - aguarda a decisão do Supremo. Espero que cada um dos 11 Ministros tenha a sensibilidade de - como em recentes e memóráveis sessões daquela Corte - se posicionar à altura da confiança que a nação deposita em seu elevado saber. Pessoalmente não tenho dúvidas que isso ocorrerá. Temo apenas que a decisão venha a ser protelada por um "pedido de vistas" de algum Ministro que ainda (?)tenha restrições ao uso dos embriões para as pesquisas das células-tronco.
Estaremos durante o dia, acompanhando o julgamento. Entenda, no link a seguir, como será a votação do STF amanhã: Folha Online - Ciência - Entenda a votação do STF sobre pesquisas com células-tronco - 03/03/2008.
.
.________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.