15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

segunda-feira, 17 de março de 2008

Presidente da ANAC na marcha da insensatez...


.
.......... Leio na coluna do Cláudio Humberto de hoje a seguinte nota:



Perto do coração

.
.

"A bancada de Brasília no Congresso dormiu no ponto e a presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Solange Vieira, segue o seu plano de transferir a sede para o Rio de Janeiro, ocupando antigas instalações da Varig no Galeão. Recém-casada, ela quer trabalhar pertinho de casa."


.
.......Por mais absurdo que pareça uma decisão destas, pode ficar certo que a nota é verdadeira. Não bastasse a própria credibilidade do jornalista o caso não é inédito na história da Administração Pública brasileira. Para quem, como eu, que já viu de quase tudo no serviço público, inclusive "mudanças de endereços" como essa que está sendo noticiada, não há surpresa, apenas um sentimento de repulsa. Este tipo e atitude por parte dos "presidentes" e "diretores" de órgãos públicos são mais comuns do que imagina a vã filosofia da opinião pública.
.......A mudança de endereço mais disparatada que eu já presenciei foi a da sede regional da Cia. de Desenvolvimento do Vale do São Francisco. Por injunção exclusivamente política a empresa mudou-se de uma confortável sede própria em Juazeiro, na Bahia para um prédio alugado e ainda em construção, mas em Petrolina, Pernambuco. Foi um dos maiores absurdos que conheci. Isto aconteceu em 1980 (salvo engano) e até hoje - 28 anos após - a Codevasf, em Petrolina, não tem sede própria. Observem que nada mudou.
.......Existem muitas outras histórias, não só de mudanças de endereço desnecessárias e insensatas mas de decisões gerenciais despropositadas e destrambelhadas. Na minha observação o fato gerador desse tipo de coisa (coisa mesmo) é o despreparo dos presidentes ou diretores - sempre com indicações políticas - dessas instituições.
.......A bola da vez agora é a ANAC e sua presidente, Dra. Solange Vieira. Querer tirar a sede da Agencia que ela preside de Brasília para o Rio de Janeiro com certeza não atende critérios técnicos e administrativos. Mesmo de longe e sem conhecer a intimidade daquela instituição qualquer um, com experiência em gestão sabe que uma "alteração de endereço" dessas não está transparente.
.......A atual presidente da ANAC tem fama de boa gerente, mas se for verdade (e acho que é) essa "vontade", pode ficar certo que suas ações vão baixar no mercado das competências. Além do mais, tenho uma ... quase certeza que a Ministra Dilma Roussef vai brecar esse despautério. Assim espero..
.
________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.