20 DE ABRIL DE 2024 – SÁBADO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 11 de março de 2008

Regras de Conduta (1) - Relatos de situações esdrúxulas no mundo do trabalho, e como evitá-las

.

Este texto foi retirado da Revista Época, número 114, publicada em maio de 2007 na seção "Negócios e Carreira". Fui encontrá-lo no meu, implacável, "baú de antiguidades" (aquela eterna mania de guardar textos, imagens, artigos, frases e semelhantes...). Essa matéria, excelente, será publicada no blog em dois posts. Este, agora, e o outro amanhã. Acompanhem, pela imagem, o texto que está colocado abaixo.
.
__________________________________________________
.
"Você pode pôr a culpa na diversidade de personalidades, nas longas horas que passamos no escritório, na pressão por resultados, na correria do mundo moderno. O fato é que o mundo do trabalho está cheio de conflitos, desde o colega chato até o roubo de ideias. Na maioria das vezes, a solução ideal é pedir demissão quanto antes, mas isso nem sempre é factível. Aqui, alguns conselhos de como se preparar para eles."
(1). COMO COMBATER UM CONSENSO IDIOTA.
* PROBLEMA: Seus colegas de trabalho tiveram uma idéia brilhante para chamar a atenção dos possíveis clientes durante uma conferência: contrata um grupo de anões para dançar no palco. A ideia começou como brincadeira, mas logo virou uma proposta séria. Você tenta argumentar que aquilo é uma grosseria, mas todos se viram contra sua "caretice".
* SOLUÇÃO: "Todo empregado, por mais novato que seja, tem sempre uma especialidade: sua experiência anterior. Com a licença poética que sua missão de salvar a empresa do ridículo lhe confere, invente uma história sobre como algo parecido foi tentado, em uma empresa em que você trabalhou, e a ideia foi um fiasco. O segredo aqui é ser meio vago para que ninguém descubra a mentirinha. Essa estratégia permite, com um mínimo de desonestidade, tornar um potencial confronto num esclarecimento amigável para os colegas - que certamente não estarão dispostos a repetir erros do passado."
(2). COMO NEUTRALIZAR UM COLEGA INCONVENIENTE
* PROBLEMA: Aquele colega que fala alto, solta gargalhadas, interrompe todo mundo.
* SOLUÇÃO: "A saída correta seria chamá-lo para uma conversa e abrir o jogo de forma educada. Mas isso pode provocar uma rusga eterna. Uma opção é juntar as outras vítimas e combinar as reclamações, em dias diferentes. O colega vai se sentir acossado, mas as críticas serão diluídas entre todos e você não sairá com afama de intolerante. Uma alternativa é combinar um teatro com um colega, que comece a falar alto. Você briga com seu comparsa, na frente do colega inconveniente. Elevai entender que aquele comportamento incomoda."
(3). COMO DAR INSTRUÇÕES A UMA "TOUPEIRA
* PROBLEMA: Seu colega de trabalho é um imbecil. Ele não consegue compreender nem mesmo as tarefas mais simples. E o sucesso de seu projeto depende de uma tarefa que ele tem de realizar.
* SOLUÇÃO: "Sabe aquele CD riscado que repete sempre o mesmo trecho da música? Você vai ter de agir da mesma maneira. Repita suas instruções várias vezes. Não esqueça nenhum detalhe. O espírito é dividir a tarefa em várias minitarefas, mais simples que a original. Fale de forma direta e objetiva. Pergunte a cada frase se ele está entendendo. Entregue uma lista com cada etapa da tarefa para que ele não se perca. E cometa o pecado do microgerenciamento: cheque se cada uma das minitarefas foi realizada. Provavelmente, não terão sido feitas direito, mas é mais fácil corrigir erros menores que uma catástrofe acumulada." (continua)
__________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.