15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

quinta-feira, 20 de março de 2008

Artigo do Ronaldo Costa do Qualiblog

Este post foi copiado do qualiblog.wordpress.com, do "padrinho" Sir Ronaldo Costa. Traz um artigo escrito por ele, especialista em qualidade, apresentando e comentando o livro "Qualidade para Principiantes"- cuja imagem da capa está publicada abaixo. Sendo um artigo técnico sobre qualidade é sempre fascinante, para quem gosta de administração, ler a respeito. Ah! A autora, Maria de Lurdes Antunes também é blogueira e atua no ramo da qualidade (semelhante ao Sir Ronald). O site dela é o Didaskou. Vamos ler o artigo do Ronaldo?

Resenha - Qualidade para Principiantes

"Eu já havia falado antes sobre esse livro, mas na época não pude ter acesso a ele. Era apenas uma obra que chamou minha atenção. Tanto tentei obtê-lo que a própria autora acabou por me enviar um exemplar de Portugal, pois não foi editado (ainda) no Brasil.
A autora, Maria de Lurdes Antunes, atua como Gestora da Qualidade desde 1995, é licenciada em Gestão de Recursos Humanos, com pós-graduações em Engenharia da Qualidade e em Gestão de Sistemas Integrados, além de ser certificada como Auditora Coordenadora de Sistemas de Gestão da Qualidade. Por aí se vê que capacitação não lhe falta para tratar do assunto.
A concepção do livro é uma história à parte, contada logo na introdução. Comprometendo-se com a necessidade de seus clientes de consultoria, que desejavam publicações sobre Gestão da Qualidade voltadas para o público leigo, ela própria acreditava que seria fácil conseguir para indicar. Surpresa, descobriu foi que não havia nada no mercado editorial voltado para esse público! Resultado: ela mesma teve que por mãos à obra!…
O livro divide-se em duas partes, a primeira teórica, que comenta conceitos e responde duas perguntas fundamentais: Quais as vantagens para as organizações em se certificar? E qual o melhor momento para implantar um Sistema de Gestão da Qualidade?
A segunda parte trás o texto da ISO 9001:2000 integralmente comentado de forma simplificada, tornando a compreensão da norma muito mais fácil para quem não é da área. Algumas boas dicas permeiam esta parte ligadas aos itens comentados e a leveza do texto (acredite, chega a ser gostoso de ler!) fica por conta dos exemplos bem humorados, tirados às vezes da vida pessoal da autora. Como no item 7.5.2 – Validação, exemplificado com uma ida à cabeleireira com resultado inesperado, e no 8.5.3 – Ações Preventivas, ilustrado com as providências tomadas pelos pais da autora para se proteger de uma onda de incêndios!
Conclusão:O livro é agradável de ler e cumpre bem sua função: mostrar de forma simples conceitos da Qualidade e cada item da ISO 9001:2000. Na minha opinião, é excelente para inspirar treinamentos antes da implantação e até mesmo depois, quando se deseja consolidar a Qualidade junto aos colaboradores e mostrar sua importância, tirando aquela aura de coisa difícil de entender ou aplicar.
Talvez em pouco tempo nós o tenhamos disponível aqui no Brasil. A autora demonstra interesse nisso. Basta uma editora daqui se adiantar em conseguir parceria com a editora Silabo em Portugal, responsável pelo lançamento da obra em 2007, ano da 1ª. Edição.
Quem quiser contato com a autora ou a editora pode usar os seguintes caminhos:

  1. Autora: didaskou@sapo.pt ou http://didaskou.blogspot.com/ (blog da autora)

  2. Editora: www.silabo.pt" Ficha técnica: Autora: Maria de Lurdes Antunes© Edições Silabo, Lda.Capa: Pedro Mota. 1ª. EdiçãoLisboa, 2007

.

Um comentário:

  1. Foi uma agradável surpresa ver minha resenha replicada aqui! O livro da Maria de Lurdes realmente é muito bom, e fico feliz de você me ajudar a divulgá-lo. Obrigado!

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.