25 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 10 de março de 2008

Blogueiro amigo, em Portugal, participa do Oficina...


Postei, abaixo, dois e-mails que recebi do meu amigo em Portugal, Manoel Carlos, autor do blog Limiano 41 (http://www.limiano41.blogspot.com/) que já foi objeto de destaque aqui na Oficina de Gerência. (Manoel Carlos - Outro blogueiro amigo em Portugal.).

Os assunto são interessantes para os brasileiros que tem contato com Portugal e no segundo texto trata de um tema que está em forte discussão no momento: a questão da imigração. É uma ótima contribuição com a Oficina. Meu abraço ao Manoel Carlos.

.________________________________________

Subject: ALÔ BRASILEIROS. Certificado de Antecedentes.

"Aquilo que até a semana passada era bem dificil para os cidadãos brasileiros que se encontram em Portugal e habilitados à autorização de residência, era o chamado Certificado de Registro Criminal. Documento esse que era necessário fazer-se uma Procuração (Ínstrumento Público) no Consulado Geral do Brasil em Lisboa, para alguem no Brasil obtê-lo da Justiça Federal e depois solicitar em qualquer Consulado de Portugal no Brasil a devida legalização para surtir o necessáruio efeito perante o SEF.
Depois de várias deligências do Cônsul-Geral do Brasil em Lisboa, tal burocracia foi ultrapassada. Sendo que o Consulado-Geral do Brasil nesta cidade, já está habilitado a emitir legalmente aquele documento, bastando, para isso, que os interessados o solicitem naquela Repartição consulado mediante a apresentação do CPF e de documento brasileiro de identificação.

Bem haja."
Manoel Carlos
Postado no
LIMIANO41 em 3/07/2008 08:11:00 AM

---------------------------------------------------------------------------------------

Subject: Testemunho de um português sobre imigração de brasileiros.



"Dois Estados do Brasil tradicionalmente ou essecialmente "nómadas". É o caso para dizer que se houvesse gente na Lua ou em Marte, encontaríamos ali, de certeza, além de portugueses, brasileiros de Minas Gerais e de Goiás! Parece que deu uma peste em Minas Gerais e em Goiás que o pessoal para se livrar dessa enfermidade só tem um caminho que percorrer: o da emigração!




Numa análise, que não precisa ser profunda, esta situação encaminha-nos a entender que não é o Brasil que está em crise, mas sim e apenas, aqueles dois Estados. Por isso muitas vezes ouço a pergunta: então porquê o pessoal desses Estados não procura dentro do próprio e imenso Brasil as oportunidades que pensa só no exterior existirem?




É, tudo seria diferente, caso deixassem de existir os oportunistas que se valem da "inocência" dos mais aflitos que encorajam com promessas falsas e propaganda mentirosa para que esse pessoal que às vezes até tem situação razoável no Brasil e, que iludidos, se desfazem de tudo e acabam por bater com os burros na água, em terras absolutamente adversas à sua idiossincrasia. Aqui começa o fim. E os Consulados se movimentam! Ou não! Conforme...




Quantas pessoas que eu, quando de serviço de plantão, assisti no aeroporto de Lisboa tão mal informadas que o SEF, como é lógico, recusou sua entrada! E o próprio Inspector de Turno dizia: - se fôsse a investigar todos que vem e sem condições para aqui permanecerem uma semana apenas, o avião voltava para o Brasil novamente lotado com as mesmas pessoas!




Vejam só o transtorno, as despesas, a aflição dessa gente que se tivesse sido bem informada, jamais lhe teria acontecido algo assim.




Mas, os interesses daqueles que assinalei, principalmente as agencias de viagens, as próprias companhias aéras, são os responsáveis desta tremenda falta de respeito pelo ser humano, principalmente, do mais necessitado, do menos pronto para estas vicissitudes.




Pois esses comerciantes jamais estarão interessados em dizer que é difícil entrar em Portugal ou na Europa ou onde quer que seja, sem se estar razoavelmente habilitado. Pois o negócio seria menos rentável! "

Texto de Manoel Carlos Fonseca Lima


Postado por LIMIANO41 às 08:16 3 comentários - Terça-feira, 4 de Março de 2008

.

_______________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.