||| 08 de outubro DE 2026 ||| 5ª feira ||| Dia do Nordestino ||| # Reflexão: "A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas." -- Francis Bacon . |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O Dia do Nordestino é comemorado anualmente em 8 de outubro, no Brasil. Esta data homenageia a cultura nordestina e a diversidade folclórica típica da região Nordeste do Brasil. O povo nordestino é um grande tesouro da cultura nacional, um dos maiores traços da identidade do Brasil. O Nordeste brasileiro é conhecido pelas belíssimas paisagens naturais, culinária, artesanatos, musicalidade e danças que atraem turistas do mundo todo. Os 9 estados que compõem o Nordeste são: Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Origem do Dia do Nordestino A escolha do dia 8 de outubro foi instituída originalmente na cidade de São Paulo — região com a maior concentração de nordestinos fora do Nordeste — através da Lei Municipal nº 14.952, de 13 de julho de 2009. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do célebre poeta, músico e compositor maranhense Catulo da Paixão Cearense (1863–1946), autor da famosa canção "Luar do Sertão". Embora a lei paulistana tenha sido modificada anos mais tarde para agosto, o dia 8 de outubro já havia se consolidado e hoje é celebrado de forma simbólica e cultural em todo o território nacional.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
José Saramago foi um escritor, poeta, contista, dramaturgo e jornalista português. É considerado a maior expressão da literatura portuguesa contemporânea. Foi o primeiro escritor em língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998. Saramago nasceu em 16 de novembro de 1922, na aldeia de Azinhaga. A aldeia é localizada na província portuguesa do Ribatejo. O escritor morreu em 18 de junho de 2010, em Lazaronte, na Espanha, na presença da esposa, a jornalista espanhola Pilar Del Rio, e da família. Em 1976, tomou a decisão de viver exclusivamente da literatura. Começou como tradutor antes de chegar à fase autoral. Recebeu o Prêmio Camões em 1995. Principais obras de José Saramago: Terra do Pecado (1947) # Levantado do Chão (1980) # Memorial do Convento (1982) # O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984) # A Jangada de Pedra (1986) # História do Cerco de Lisboa (1989) # O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991). {https://www.todamateria.com.br/jose-saramago/}

 

segunda-feira, 3 de março de 2008

Chávez e Correia querem repetir as Malvinas.

....
.....


.............................................Discurso (absurdo) de Chávez contra Álvaro Uribe .................................. Rafael Correa rompe com a Colômbia

Situação preocupante está formada no rescaldo das loucuras (que não são de agora) do Presidente Hugo Chávez, da Venezuela. Não vou aqui me meter a comentarista de política internacional, mas a situação é gravíssima como estão informando todos os noticiários do Brasil, da América latina e do mundo todo.
O Equador, presidido por outro presidente despreparado, Rafael Correa, já rompeu relações diplomáticas com a Colômbia. Há deslocamento de tropas para as fronteiras de todos os envolvidos. Essa história é conhecida. Basta um tiro de alguém, um comandante de cabeça quente e pronto...
Hugo Chávez põe gasolina na crise e praticamente também rompeu com a Colômbia. Vejam, no vídeo os impropérios, que ele assaca contra o Presidente do país vizinho. Um absurdo que nos faz entender a ira do Rei Juan Carlos quando o mandou calar-se.
Já se fala abertamente em guerra por lá. Vamos, mesmo que por um momento considerar que as loucuras do Chávez e Correa levem os povos venezuelano e equatoriano à guerra contra a Colômbia. Bolívia com certeza vai se posicionar com seus parceiros. Tudo está caminhando para isso. Por conta de que? De se defender as FARC? Não pode ser isso só. Tem que haver mais interesse ai no "back-stage" dessa confusão toda.
Vamos elocubrar um pouco mais? Imaginem se George Busch vai perder a chance de dar um "chega pra lá" em Hugo Chávez? É lógico que os americanos vão apoiar seu aliado principal na região. Isto tudo – uma legítima "Marcha da Insensatez" – está cheirando à Guerra das Malvinas. Quem se lembra?
Brasil e Argentina não podem ficar só olhando. Tem que agir e depressa para apagar esse furor patético de Chávez e Correa contra o Presidente Uribe só porque o comandante das FARC foi morto "enquanto tomava seu café da manhã num acampamento montado há muito tempo, no Equador, sob as bênçãos de Rafael Correia e Hugo Chávez."
O Brasil, principalmente, tem o dever - pela sua liderança e pela sua grandeza - de assumir a liderança do desmonte dessa ópera bufa sul americana.
O que Chávez e Correa estão fazendo é uma algazarra digna dos ditadores da época das "repúblicas bananeiras". Uma lástima que a America Latina esteja dando mostras de retrocesso na sua história com essas lideranças de segunda categoria, eleitos é verdade, mas nem por isso legitimados pela sensatez e pela inteligência.
Esperemos, todos, que prevaleça o bom senso universal. Somente os povos dos países envolvidos podem exigir juízo a essas figuras patéticas que os presidem evitando que joguem seus países numa louca aventura que só trará sofrimento e dor a milhares de seres humanos.
Recuso-me a acreditar nisso.
Leia nos links abaixo o noticiário atualizado sobre a crise.

_______________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.