15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

quinta-feira, 13 de março de 2008

Aula prática (da falta) de estratégia e planejamento.

Como na maioria das vezes recebi este vídeo por e-mail, graças aos amigos. Certamente é uma ficção (provavelmente copiado de algum filme), mas parece ter sido feito na medida para mostrar os efeitos da falta de eficácia que leva ao fracasso, quando planejamento e estratégia são ignorados.
.
.
Na vida real agimos assim, como a equipe no vídeo, muitas e muitas vezes. Principalmente nas situações de emergência ou de alta pressão. A precipitação é a mãe de todos os fracassos.
Um dos aspectos mais importantes que o vídeo sugere é a absoluta falta de liderança durante a ação. Um exemplo de boa eficiência (treinamento aplicado e regras de conduta) contra péssima eficácia (fracasso absoluto para se atingir o resultado). Outro fator importante deixado de lado pela equipe de ataque foi o reconhecimento do terreno onde se dá a operação.
A ação é desencadeada de maneira confusa e nenhum player do time se dá ao trabalho de observar o que está acontecendo à volta do local de confronto. Agiram como se estivessem com antolhos (aqueles protetores de couro usados nos cavalos). Alguma diferença com o mundo corporativo?
Enfim, vejam o vídeo e divirtam-se, mas não deixem de refletir sobre essas comparações que servem como metáforas para se compreender melhor esse mundo louco das corporações.
.
.
_______________________________________
.
.

.

._______________________________________

Um comentário:

  1. Este video é muito bom! Nao importa se é fake ou não: importa que é um exemplo pra la de bom. Adoro todos os exemplos que você dá. "Nível de diretoria!!!"

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.