||| 09 de fevereiro DE 2026 ||| DOMINGO ||| fEVEREIRO rOXO E lARANJA ||| "O fraco nunca perdoa. O perdão é a característica do forte.” (Mahatma Gandhi) |||

Bem vindo

Bem vindo

O mês de fevereiro recebeu as cores roxo e laranja com o propósito de conscientizar a sociedade brasileira sobre Lupus, Mal de Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia. Apesar de atingir um número significativo da população, muitas pessoas ainda não entendem as dificuldades vividas diariamente pelos pacientes portadores dessas doenças graves. Mas, nos próximos tópicos vamos explicar mais sobre cada uma delas. Fevereiro Roxo: o que é? O Fevereiro Roxo surgiu em 2014 para conscientizar a população em relação ao Lúpus, ao Alzheimer e à Fibromialgia. A campanha teve início em Uberlândia, Minas Gerais, e passou também a ser promovida por ONGs e pelo Governo Federal. Ainda que tenham diferentes sintomas e tratamentos, as três doenças têm uma coisa em comum: o fato de não possuírem cura. É por isso que o Fevereiro Roxo enfatiza tanto a importância do diagnóstico correto e precoce. Assim, o paciente tem acesso mais rápido a um tratamento eficaz que pode aumentar significativamente sua qualidade de vida.Fevereiro Laranja: o que é? O Laranja é a cor usada no mês de fevereiro para chamar atenção da população sobre a prevenção, diagnóstico e combate à leucemia, tipo de câncer mais frequente entre crianças e adolescentes. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que, entre 2023 e 2025, o Brasil tenha mais de 11 mil casos de Leucemia por ano. A informação pode ser encontrada no documento Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil. Assim, para conscientizar o público sobre a doença e incentivar a doação de medula óssea, a Assembleia Legislativa de São Paulo criou a iniciativa Fevereiro Laranja em 2019.


Quinto Horácio Flaco (em latim Quintus Horatius Flaccus, Venúsia, 8 de dezembro de 65 a.C. — Roma, 27 de novembro de 8 a.C.) foi um poeta e filósofo romano, amplamente reconhecido como um dos maiores e mais importantes poetas da Roma Antiga. Sua Odes exerceram grande influência na literatura e língua latina, e seu poema didático Ars Poetica é uma das bases teóricas da poesia de tradição clássica. A obra de Horácio, assim como a de Virgílio, foi patrocinada por Caio Clínio Mecenas com o intuito de reestabelecer a ordem após a consolidação do Império Romano por César Augusto. Por conta disso, ambos os poetas foram considerados, ao longo do séculos, como os maiores da Roma Antiga, no entanto, muitos críticos modernos rejeitam essa posição. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Hor%C3%A1cio]


segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Egrégora, revista que faz sucesso no meio da Maçonaria.

Faço um pequeno "merchandising" para uma (renovada) revista, de alta qualidade, que está circulando em Brasília nos salões e lojas da Maçonaria. Chama-se Egrégora e pelo que li deste último número (o primeiro da nova fase) terá êxito em cumprir a tarefa a que se propôs. 

"Egrégora provém do grego “egrégoroi” e designa a força gerada pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade. Todos os agrupamentos humanos possuem suas egrégoras características: todas as empresas, clubes, religiões, famílias, partidos, etc." [...] (clique aqui para ler o texto na íntegra).

A revista está no seu ano XV e foi fundada em  junho de 1993, mas ficou um tempo fora de circulação. Importantes líderes maçons de Brasília, interessados em reerguer a revista, assumiram a responsabilidade da empreitada; estão liderados pelo Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente do Distrito Federal, Lucas Francisco Galdeano que é um dos fundadores da Egrégora.

Coloquei quatro imagens no post. 

  • A capa do primeiro número da nova fase, 
  • As informações sobre o "expediente" da revista, onde quem estiver interessado encontrará as informações necessárias para assiná-la
  • O índice do exemplar 
  • E, um dos artigos que mostra "Dez Curiosidades Maçônicas" que fazem parte do interesse dos "profanos" (é assim que os maçons denominam - no sentido figurado, obviamente -  os não-maçons)

Faço votos, como todos os maçons do Grande Oriente do Distrito Federal e do Brasil que os irmãos consigam atingir seus objetivos de divulgar a Ordem por meio da Egrégora. Aqui na Oficina de Gerência estarei sempre de pé e à ordem para apoiar e ajudar no que me for solicitado. 

..



**********************

***********************

.**********************************
.



ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº

Um comentário:

  1. Olá Ir.'. Herbert,
    Dos instrumentos que utilizo para o progresso na Arte Real está a revista "A Trolha". É com prazer que tomei conhecimento do seu Blog e de mais este recurso para meus estudos.
    Quero deixar o convite para que envie seus links para constar na lista dos selecionados que publico toda terça. Será uma honra.
    Seu banner já está lá no Blog.
    T.'.F.'.A.'.
    Ir.'.Guara.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.