recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 21 de abril DE 2026 ||| 3ª feira ||| aniversário de brasília e dia de tiradentes ||| "Três regras: não prometa nada quando estiver feliz; não responda nada quando estiver irritado; não decida nada quando estiver triste. (Autor Desconhecido) |||




 

Bem vindo

Bem vindo

Joaquim José da Silva Xavier (Fazenda do Pombal, então sob jurisdição da Vila de São José del-Rei, batizado em 12 de novembro de 1746 – Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792), conhecido como Tiradentes, foi um militar e ativista político do Brasil, notabilizado por sua participação na Inconfidência Mineira, conspiração de caráter separatista contra o domínio de Portugal. Atuante nas capitanias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, destacou-se como um dos principais propagandistas das ideias emancipacionistas em um contexto marcado pela crise da economia mineradora e pelo aumento da pressão fiscal exercida pela Coroa portuguesa. Preso em 1789, foi julgado por crime de lesa-majestade e executado em 1792. Sua morte, inicialmente concebida como instrumento de repressão exemplar, foi posteriormente reinterpretada, sobretudo a partir da República, quando sua figura passou a ser associada ao martírio cívico e consolidada como símbolo político da nação brasileira. O dia de sua execução, 21 de abril, foi instituído como feriado nacional, e seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria. Sua trajetória e execução foram posteriormente reinterpretadas pela historiografia e pela memória política brasileira, que o consagraram como um dos principais símbolos da identidade nacional. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes}




segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Egrégora, revista que faz sucesso no meio da Maçonaria.

Faço um pequeno "merchandising" para uma (renovada) revista, de alta qualidade, que está circulando em Brasília nos salões e lojas da Maçonaria. Chama-se Egrégora e pelo que li deste último número (o primeiro da nova fase) terá êxito em cumprir a tarefa a que se propôs. 

"Egrégora provém do grego “egrégoroi” e designa a força gerada pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade. Todos os agrupamentos humanos possuem suas egrégoras características: todas as empresas, clubes, religiões, famílias, partidos, etc." [...] (clique aqui para ler o texto na íntegra).

A revista está no seu ano XV e foi fundada em  junho de 1993, mas ficou um tempo fora de circulação. Importantes líderes maçons de Brasília, interessados em reerguer a revista, assumiram a responsabilidade da empreitada; estão liderados pelo Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente do Distrito Federal, Lucas Francisco Galdeano que é um dos fundadores da Egrégora.

Coloquei quatro imagens no post. 

  • A capa do primeiro número da nova fase, 
  • As informações sobre o "expediente" da revista, onde quem estiver interessado encontrará as informações necessárias para assiná-la
  • O índice do exemplar 
  • E, um dos artigos que mostra "Dez Curiosidades Maçônicas" que fazem parte do interesse dos "profanos" (é assim que os maçons denominam - no sentido figurado, obviamente -  os não-maçons)

Faço votos, como todos os maçons do Grande Oriente do Distrito Federal e do Brasil que os irmãos consigam atingir seus objetivos de divulgar a Ordem por meio da Egrégora. Aqui na Oficina de Gerência estarei sempre de pé e à ordem para apoiar e ajudar no que me for solicitado. 

..



**********************

***********************

.**********************************
.



ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº

Um comentário:

  1. Olá Ir.'. Herbert,
    Dos instrumentos que utilizo para o progresso na Arte Real está a revista "A Trolha". É com prazer que tomei conhecimento do seu Blog e de mais este recurso para meus estudos.
    Quero deixar o convite para que envie seus links para constar na lista dos selecionados que publico toda terça. Será uma honra.
    Seu banner já está lá no Blog.
    T.'.F.'.A.'.
    Ir.'.Guara.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.