29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 10 de maio de 2008

Planejamento Estratégico não é exclusividade das corporações. Faça o seu também.



Este post é uma espécie de preito de admiração que presto aos produtores de blogs que tem dividido com a Oficina de Gerência o dia a dia desses primeiros 10.000 acessos.
Jaqueline, do SuperDica$$, é uma dessas pessoas. Assim assim, essa moça bonita cuja imagem está ao lado, "adotou" a Oficina de Gerência de tal maneira, ajudando, orientando, incentivando, que eu a elegi - com toda justiça - como "Madrinha do Blog" e lhe "concedi o título, nobre, de Lady". Assim, ela é para mim a "Lady Jaqueline" (para os mais íntimos "Lady Jackie").
Mais tarde descobri que orientar, incentivar e participar como comentarista de blogs, não era um privilégio só meu. A Jackie é uma "formiguinha" na blogosfera. Está em todo lugar, junto aos seus inúmeros amigos, sempre levando uma palavra de carinho e de elogio.
Tenho outros amigos que fiz na blogosfera - Sir Ronaldo, do Qualiblog é o primeiro deles - mas hoje eu só falo da Lady Jaqueline.
Pedi a ela para escrever um texto que eu pudesse publicar aqui, na Oficina e ela - com a gentileza característica - enviou o belo artigo que está publicado abaixo. Diz respeito a um tema muito importante no mundo corporativo e nas nossas vidas pessoais, como ela demonstra no seu texto: o Planejamento Estratégico. Por favor, leiam e confiram se não tenho razão.
.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
.
(Resumo de notícias nos jornais sobre o desaparecimento do Padre Adelir)
Equipes procuram no litoral de SC padre que voava com balões de festa
"Continuam nesta terça-feira as buscas ao padre Adelir Antônio de Carli, 42, que desapareceu na noite do último domingo (20) no litoral de Santa Catarina enquanto tentava bater um recorde ao voar preso a balões de festa cheios de gás hélio. Embarcações da Marinha, uma aeronave da Força Aérea e equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizados para as buscas.
Carli partiu de Paranaguá (96 km de Curitiba) às 13h de domingo. Seu destino era Ponta Grossa (113 km de Curitiba), a 180 km do local da decolagem."


Suspenso a balões cheios com gás hélio, padre Adelir Antônio de Carli queria ficar 20 horas no ar e bater record.


"Os ventos e o mau tempo teriam desviado Carli de seu percurso, levando-o à costa catarinense. Ontem (21), fragmentos de balões foram encontrados na região do município da Penha. Suspenso por cerca de mil balões, Carli queria ficar 20 horas no ar. Segundo a equipe de apoio do padre, o recorde pertence a dois norte-americanos que ficaram 19 horas no ar. Além do recorde, o padre dizia ainda que iria divulgar a Pastoral Rodoviária, de apoio a caminhoneiros.
Mesmo com o céu nublado e pancadas de chuva, o padre manteve o vôo. Segundo o empresário José Agnaldo de Morais, da equipe de apoio, Carli chegou a ser aconselhado a adiar a viagem, mas se recusou. Nesse tipo de navegação, o balão depende da direção do vento e é apenas controlado pelo piloto nos momentos de subida ou descida. A suspeita é que o balão do religioso tenha sido atingido por uma corrente de vento. Por causa disso, ele foi levado para o mar, em sentido oposto ao de Ponta Grossa, seu destino original. Ele chegou a atingir 5.500 m de altura, segundo a equipe de apoio.
Por celular via satélite, o padre entrou em contato com os bombeiros de Guaratuba (PR) e disse que precisava que alguém o ensinasse a operar o aparelho de GPS (sistema de posicionamento global) que portava. Disse ainda que a bateria do seu telefone estava acabando.
Carli fez o último contato do balão com bombeiros de São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, às 20h45 de anteontem. Informou que perdia altura e que precisava de resgate, pois iria cair no mar. O padre dizia estar a 20 km da costa, entre as cidades de São Francisco do Sul e Barra do Sul. Pela costa, o local fica a 90 km do ponto da decolagem." (
Veja mais...)


(Imagem do artista Jonh Still da GettyImages)
Comentando

....."Fugindo do âmbito da comoção e do fato de ser lamentável o sumiço do padre e sua suposta morte, vamos analisar esta situação pelo lado administrativo. O que faltou para que esta aventura fosse bem sucedida?

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Vejamos duas definições de planejamento estratégico:

(1) "O general que vence uma batalha fez muitos cálculos no seu templo, antes de ser travado o combate. O general que perde uma batalha fez poucos cálculos antes. Portanto, fazer muitos cálculos condua à vitória e poucos, à derrota." (Livro: A arte da Guerra - Sun Tzu)

(2) "Planejamento estratégico é definido como o processo de desenvolver estratégias observando a relação pretendida da organização com seu ambiente." (Maximiliano)
Vamos á uma análise mais profunda das etapas da administração estratégica correlacionada com o caso do padre:

1º Passo: Estabelecimento da Missão - a missão do padre era ficar 20h no ar, bater o recorde de dois norte-americanos que ficaram 19h no ar e divulgar a Pastoral Rodoviária, de apoio aos caminhoneiros.

2º Passo: Análise interna - a análise interna consiste em buscar todos os fatores necessários para implementar a missão, analisa-se internamente e busca-se o que precisa. Observa-se os pontos fortes e fracos e tenta-se resolver as deficiências. O padre fez todas as análises dentro da sua pastoral, que o apoiou na missão, e buscou também saber de todos os equipamentos necessários para não correr riscos na missão (inclusive o GPS).

3º Passo: Análise Ambiental - O padre falhou nesta parte do processo. Ele não avaliou o clima e nem as mudanças que poderiam ocorrer se ele fosse levado por uma corrente de vento. Nesta etapa devemos analisar todas as variáveis ambientais que podem nos levar ao sucesso ou ao fracasso total da missão para só então partirmos para o próximo passo. Neste momento, o padre teve a oportunidade de abortar a missão temporariamente para retomá-la depois que todas as variáveis ambientais fossem analisadas e tomou uma decisão: continuar!
A tomada de decisão é um momento muito importante pois leva o administrador a arriscar tudo. Se o administrador não observa todos os fatores ao seu redor, a sua decisão precipitada pode levar a empresa à um fracasso, as vezes inrreversível. As vezes, paramos um planejamento para, segundo Sun Tzu, fazermos mais cálculos que nos levem à vitória.

4º Passo: Formulação da Estratégia - neste passo, todos os anteriores devem estar muito bem atados, pois, se o administrador formula uma estratégia sem levar em conta todas as variáveis; esta estratégia tende a fracassar também! No caso do padre, o plano estratégico dele era Partir de Paranaguá e chegar à Ponta Grossa, mas como ele poderia querer se bem sucedido se ele não analisou todas as variáveis de clima no passo anterior? Quando cometemos um erro em um dos passos de nosso planejamento, é certo que todos os outros passos sofrerão deficiências.

5º Passo: Implementação da Estratégia - com um plano totalmente equivocado e com a falsa impressão de sucesso, o padre por ingenuidade se lança ao ar após a celebração de uma missa. Convicto de que tudo daria certo, partiu para sua aventura cometendo outro erro grave: não sabia usar os equipamentos dos quais dispunha. O GPS que permitia sua localização por ar foi inutilizado pois o padre afirmou por celular que não sabia usa-lo. É nesta hora, que geralmente, o administrador se dá conta de seus erros e de que seu plano mal elaborado nunca poderia ter saído do papel sem maiores avaliações dos riscos.

6º Passo: Controle Estratégico - No caso do padre, pudemos observar que ele começou a errar no terceiro passo de seu plano estratégico. O controle estratégico é o passo final e quando elaboramos bem todas as ações, neste passo o administrador "parte para o abraço" e deixa que venham os aplausos pelo seu sucesso. O controle sobre todos os processos que devem estar muito bem esquematizados é fundamental para o sucesso. No caso do padre... Só resta esperar que ele esteja vivo.

Com este artigo quis apenas mostrar que tudo o que fazemos requer planejamento estratégico; nós somos empresas e como empresas devemos elaborar bem nossas vidas e missões.
O planejamento estratégico não é matéria para estudante e profissional de administração ou empresários envolvidos no mundo dos negócios apenas. O ser humano em si deve planejar todas as etapas de sua vida.
E se você tiver dúvidas sobre uma ação futura, siga os seis passos e veja aonde você está errando. A organização possui pontos fortes e fracos e o ambiente externo oferece oportunidades e ameaças. Veja-se como organização e comece agora mesmo a planejar sua vida com mais estratégia.

jaquelinejaquelinejaquelinejaquelinejaquelinejaquelinejaquelinejaquelinejaqielinejaquelinejaquelinejaqueline

6 comentários:

  1. Dizem que Gatos são bichos do azar, mas discordo, pois maior sorte não poderia eu ter do que ser o primeiro a comentar este belo artigo sobre a agora "Lady Jackie".
    A Jaqueline Amorim é uma dessas pessoas que lamentamos não conhecer pessoalmente, mas já me sinto bastante feliz e orgulhoso por fazer parte desse círculo de amizades virtuais. Essa moça aí contraria o ditado popular (e idiota) que diz que mulher bonita não tem cérebro. Olhe a foto e leia o texto dela e se atreva a tirar a minha razão. Abraço e parabéns pela justa homenagem amigo Herbert Drummond.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Gato Guga,
    Feliz em tê-lo novamente comentando. A propósito, que tal você "produzir" um artigo para o Oficina? Já fiz o convite à Jaqueline (que atendeu), ao Ronaldo Costa (que já enviou o dele e estou preparando) e para Ethel Scliar.
    Me daria uma enorme alegria ver um texto seu aqui no blog.
    Daqui a pouco vou lá, no My Blog para fazer o convite "pessoalmente".

    ResponderExcluir
  3. Claro amigo Herbert, pode contar comigo que farei sim e creio que deva entregar via email ou outro formato?
    Obrigado pelo convite e será um prazer. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Gato,
    Pode entregar via e-mail. Só peço que me avise por meio dos comentários no postpois o e-mail do BOL eu só abro uma vez por semana. Abração e fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  5. Herbert... Que lindo! Obrigada pela homenagem, fico muito feliz em escrever para o seu blog (que é excelente!). Sou uma pessoa de muita sorte por ter em meu roll de amigos pessoas tão especiais como você o Guga e o Ronaldo! Beijos e bom domingo! :)

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo Herbert,
    Post enviado conforme combinamos. Abraço

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.