19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 13 de maio de 2008

Caio Junior - técnico do Flamengo - um belo exemplo de liderança...


Existem notícias que, às vezes, passam desapercebidas mesmo por quem esteja ligado no tema da liderança e da gestão. Eu mesmo passei batido ontem, quando o Flamengo venceu o Santos na abertura do campeonato brasileiro. Somente hoje, quando ouvi a entrevista de um jogador do clube, é que me veio o "insigth" para produzir este post rápido. O que disse o jogador?
- "O Caio nos deu confiança ao manter o mesmo time que perdeu a vaga na Libertadores, quarta feira" (veja o vídeo, é rapidíssimo). Ai eu me "toquei".
Caio Junior - treinador (ou seja, líder e gerente ao mesmo tempo) do Flamengo se utilizou de um dos mais conhecidos e ao mesmo tempo mais difíceis e arriscados "truques gerenciais". Além de ganhar a partida de estréia, com autoridade, mais que isso ganhou o grupo para sua liderança. Não surpreendeu porque é reconhecidamente um técnico com QI acima da média dos seus colegas. Quer entender?
Esqueça que estamos falando de um time de futebol e imaginem um departamento desmoralizado, uma empresa em crise financeira ou um grupo de projetos fracassados e pense nos riscos que ele - diretor ou gerente - correu ao não promover as mudanças que seriam, absolutamente, naturais ao assumir sua nova função. Ninguém o criticaria se promovesse mudanças; e se perdesse o jogo, a responsabilidade seria toda do time novo e seu desentrosamento com seu recém-chegado treinador.
O que fez Caio Júnior? Bancou o mesmo time que havia sido derrotado, obteve uma importante vitória e como prêmio maior, ganhou a lealdade e o comprometimento do grupo com o seu trabalho.
O resultado? Vamos acompanhar, mas duvido que estes atletas façam "corpo mole" (o que é muito comum entre eles) para o seu novo treinador. O Flamengo - "infelizmente para mim, que sou vascaíno" - deverá obter ótimos resultados neste Brasileirão. Pelo menos nas primeiras rodadas. E você, se fosse o Caio Junior, assumiria o mesmo risco?


________________________________________

4 comentários:

  1. Ganhou porque jogou contra o time reserva do Santos. Não fez mais que a obrigação.

    ResponderExcluir
  2. Daniel,
    Antes de tudo registro a alegria de vê-lo comentando aqui. Acho que um dos pontos altos dos blogs é exatamente poder interagir com o autor ou com os visitantes do site.
    Sobre o seu comentário, como torcedor vascaíno penso como você, mas dentro da temática do blog o foco é outro e por isto destaquei a atitude do Caio Júnior. Ele agiu como um líder. Foi além do mero chefe ou gerente. Insisto na pergunta, você, Daniel, no lugar dele, manteria o time que perdeu na 4a. feira ou faria alguma alteração?
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Olá Herbert,
    Se eu soubesse que lhe faria feliz e que eu ia ter essa resposta tão simpática já havia comentado a mais tempo. Acompanho o seu blog através de uma indicação do site Qualiblog e tenho a dizer que tem sido muito útil em meu dia-a-dia, apesar de não ser desse ramo. Cada dia aprendo mais.
    Quanto ao comentário, esclareço que sou botafoguense e que fiz este comentário querendo dar uma cutucada no Flamengo.
    E, respondendo a sua pergunta, no lugar dele manteria o mesmo time sim porque o Flamengo vinha de vários resultados positivos (já estou até falando como eles). A derrota que teve contra o América (soy loco por ti América) não teve esse ou aquele culpado, mas sim o time inteiro. Além do que o América contou com uma sorte tremenda.
    Agora se o Flamengo estivesse numa má fase anteriormente a esse jogo, daí eu mudaria sim o time.

    ResponderExcluir
  4. Caro Daniel,
    Já percebi que você gosta tanto de futebol quanto eu. Estamos de acordo, inclusive quanto ao Botafogo. Vascaínos e botafoguenses podem até "brigar" entre eles, mas tem algo em comum, não é mesmo?
    Fiquei mais alegre ainda por sabe-lo frequentador do blog e que ele lhe tem sido útil. Esse é o objetivo. Divertir, fazer o tempo passar e ao mesmo tempo transmitir um pouco da experiência que adquiri em mais de 30 anos de vivência nessa área, por onde procuro focar o seu conteúdo.
    Não deixe de comentar neste espaço, Daniel, pois é nessa troca de mensagens que um blog cresce e se torna efetivamente de utilidade pública.
    Foi ótimo "trocar figurinhas" com você. Vamos repeti-la em outras oportunidades.
    Saudacões vascaínas...

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.